• Guia de Investimento

10 lugares para fugir do verão e aproveitar o clima fresco

Buscar por um local de clima fresco na hora de viajar para fugir do forte verão brasileiro está se tornando cada vez mais comum, afinal, o verão une longos feriados com o período de férias do trabalho e recesso escolar, sendo uma excelente oportunidade para viajar.


Muitas pessoas optam por frequentar cidades com praias e piscinas, que sempre ficam mais cheias nesta época específica do ano, com uma grande procura em hotéis e pousadas. Entretanto, nem todos gostam do calor.


Na maioria dos casos, a resposta pode estar em um banner colorido de uma agência de viagem. Encontrar destinos fora do habitual acaba sendo uma excelente oportunidade para quem quer fugir dos mesmos lugares.


Para conseguir escapar um pouco, existem algumas cidades que oferecem um alívio ao calor. Assim, você pode aproveitar para viajar e conhecer novos lugares sem precisar passar pelo estresse de um ambiente abarrotado e quente.


1. Campos do Jordão (SP)


Conhecida como a cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão ficou famosa pelo que chamamos turismo de cura.


Isso porque, por conta de seu clima ameno e fresco, bem como sua qualidade de ar impecável, a cidade foi durante muito tempo um dos principais pontos de estudos e busca pela cura da tuberculose.


Muitas pessoas que haviam sido acometidas pela doença no passado acabavam sofrendo preconceito quando voltavam para suas cidades, e por isso, acabaram voltando para Campos do Jordão e morando na cidade, que hoje se tornou roteiro turístico.


O inverno é rigoroso, mas mesmo no alto verão, é possível ver pessoas agasalhadas andando pelas ruas da cidade.


Os parques e jardins de Campos do Jordão são uma das principais atrações. São locais muito bem cuidados, com uma beleza natural que impressiona e elementos que parecem de contos de fada. Inclusive, existe um parque infantil com essa mesma temática.


O centro de compras da cidade é muito charmoso, com construções que lembram a Europa antiga, repleta de opções de bares e restaurantes, alguns bastante famosos na região.


Nesses espaços você pode conseguir um bom vinho frutado branco artesanal, ou peças de roupa para frio, entre outros produtos.


2. Santo Antônio do Pinhal (SP)


Localizado na Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal tem todo o charme do interior do Brasil.

É uma cidade com muitas opções de lazer, como cachoeiras, jardins e parques naturais, além de um charmoso centro onde ficam as opções de compras e gastronomia.


Os preços aqui são bem acessíveis, tornando uma excelente opção para quem precisa controlar o orçamento mas quer aproveitar o clima da serra. Além disso, pela proximidade com as cidades anteriores, é possível visitá-las a qualquer momento.


Você pode procurar um folheto a3 quando chegar na cidade com as indicações dos passeios mais interessantes para conseguir fazer seu planejamento.


O mirante é um ponto de destaque para belas fotos ou simplesmente para contemplar a beleza natural da região.


3. São Bento do Sapucaí (SP)


Outro destino na Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí é ideal para quem quer aproveitar benefícios parecidos com os encontrados em Campos do Jordão, mas sem a badalação e a quantidade de turistas locais.


É uma cidade muito mais focada no turismo rural, bem como em produções locais de artesanato e culinária. É um ótimo destino para curtir a natureza e o clima agradável, com preços muito mais acessíveis que os da cidade vizinha.


Um dos grandes destaques da cidade é a Pedra do Baú, formação rochosa que impressiona em sua imponência e tamanho.


4. Teresópolis (RJ)

Foto por Gian Cornachini

Esta cidade da região serrana possui um clima agradável por conta de sua altitude. É um lugar aconchegante e repleto de restaurantes e bistrôs, oferecendo opções gastronômicas muito interessantes para quem deseja ter uma experiência única.


Algumas empresas oferecem fretamento para excursões para passar pelos destinos da região, o que pode ser uma excelente forma de conhecer estas cidades.


Teresópolis também possui uma série de destinos para os amantes da cerveja. A região possui um grande número de cervejarias artesanais, oferecendo uma série de atividades diferentes para aqueles que amam esse conceito.


Além disso, os parques naturais de Teresópolis apresentam locais completamente preservados, e uma região montanhosa muito agradável de visitar.


Seja para descansar e fugir do calor, ou para conhecer áreas de preservação e turismo ecológico, é um destino que certamente vale a visita.


5. Petrópolis (RJ)

Foto por Rodrigo Soldon

Também localizada na região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis é ideal para amantes de história. É uma cidade com muito verde e edificações lindas, com resquícios da influência alemã e portuguesa na construção da cidade.


A cidade foi fundada por Dom Pedro II, justamente para fugir do Rio de Janeiro nos meses mais quentes do ano. Localizada a 800 metros acima do nível do mar, o clima é ameno e agradável, com uma temperatura média de 23º C.


Alguns lugares oferecem folder de viagem com os principais pontos da cidade para você conseguir encontrar os melhores passeios.


É uma cidade para degustar, com ruas arborizadas e ventiladas, grandes casarões conservados e mansões históricas, que tornam-se um passeio ideal para quem quer aproveitar uma parte da história do Brasil.


As opções gastronômicas do local impressionam, sendo excelentes para quem gosta de comer bem e ter experiências culinárias.


6. Diamantina (MG)


Ponto de partida de uma das mais tradicionais rotas turísticas do estado de Minas Gerais, Diamantina é um espetáculo à parte. A cidade recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999 e, desde então, tem realizado diversas ações de turismo.


A cidade é um retrato histórico do Brasil antigo, com suas estruturas todas ligadas à extração de diamantes que aconteceu no século XVIII. Os casarões e igrejas centenárias transformam o simples ato de passear pela cidade em um evento.


Basta então colocar um adesivo redondo personalizado para identificar e deixar sua mala no hotel e curtir todas as possibilidades que a cidade tem a oferecer.


A Estrada Real é até hoje um dos roteiros mais procurados por turistas, e todo o caminho é repleto de atrações incríveis. O clima de Diamantina, por conta de sua altitude, costuma ser bem ameno e agradável, ideal para quem quer fugir de praias e calor.


7. Monte Verde (MG)

Foto por Rafael Vianna Croffi

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia, e fica bem próximo da fronteira de Minas Gerais e São Paulo. A cidade é conhecida por seu clima frio, bem como pelas pousadas e restaurantes. Além do mais, é um lugar com ótimas estruturas de descanso.


Ademais, Monte Verde possui um grande apelo para casais, sendo um destino importante para o turismo romântico. Algumas pousadas têm quarto planejado casal para que seja possível ter uma excelente experiência.


Para quem gosta de trilhas, Monte Verde é uma cidade perfeita. Dentre as muitas disponíveis para você conhecer, podemos citar:

  • Pedra Partida;

  • Chapéu do Bispo;

  • Trilha do Platô;

  • Pico do Selado.

As dificuldades das trilhas são variadas, e você pode procurar aquela que mais se adequa a sua vontade de exploração.


8. Guaramiranga (CE)


Quando as pessoas pensam no nordeste, imediatamente lembram-se das praias e do calor escaldante. Mas é possível encontrar destinos frios muito agradáveis e bonitos, dentre eles, a cidade de Guaramiranga.


A aproximadamente 100 quilômetros de Fortaleza, a cidade possui uma série de montanhas que deixam o clima ameno e frio, e tem entre seus passeios principais trilhas e construções históricas, como o Mosteiro dos Jesuítas.


É certamente uma excelente forma de conhecer um novo destino que não se encaixa nos padrões que você costuma encontrar.


9. Domingos Martins (ES)

Foto por Rosanetur

A cidade fica na região das Montanhas Capixabas e possui um clima agradável e moderado. De colonização italiana e alemã, Domingos Martins possui inúmeras opções gastronômicas, perfeitos para quem gosta desse tipo de turismo.


Além disso, existem muitos parques e jardins para conhecer durante o dia, além de um grande comércio artesanal de queijos, cafés e licores. Ou seja, uma região que certamente vale a pena.


10. Gramado (RS)

Foto por Rosanetur

Conhecida como o maior destino de inverno do Brasil, Gramado já é muito conhecida por pessoas que gostam de viajar e muitos procuram esse destino pela sua variedade de opções.


Seja para uma viagem de descanso, para conhecer o local ou para passeios gastronômicos, o clima da cidade é ideal. A cidade é mais badalada, com bares e restaurantes fazendo a noite de Gramado se movimentar.


Se você for com uma excursão, pode optar por consumir refeições coletivas, se for do interesse do grupo.


Para aqueles que prezam pelo descanso e por uma cidade mais pacata, a cidade vizinha, Canela, também é cheia de charme e é possível aproveitar ambas, independente de onde você deseje se hospedar.


Considerações finais

Mesmo que você não goste do calor do verão, é uma excelente época para fazer viagens e explorar novos locais. Se você for para um destino tradicionalmente procurado no inverno, ainda pode conseguir valores especiais por estar fora da temporada.


Por isso, aproveitar estes destinos é uma excelente oportunidade de conhecer novos lugares e fugir da agitação e dos excessos do clima quente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Reserve sua viagem aqui:

Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para comercial@quemvaiequemfica.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
Está se sentindo generoso e quer me mandar um pix? juliaorige@gmail.com

Dicas de viagem em destaque:

4.png

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited
amazon prime
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu