• Guia de Investimento

13 dicas de como utilizar as novas funções do Instagram



A cada nova atualização, as funções do Instagram ficam mais aprimoradas, incluindo recursos para perfis pessoais ou para empresas. Dessa maneira, é possível investir em campanhas de marketing diferenciadas, que promovem o engajamento na rede social.


Com mais de um bilhão de usuários, sendo que 82 milhões são brasileiros, o Instagram é o aplicativo social que mais cresce. Isso porque a rede tem um alto poder de interação, além de trabalhar com recursos imagéticos, que atraem o público.


De acordo com um levantamento da Deloitte, o Instagram não cresce somente em números, mas também em termos de uso diário. Hoje em dia, cerca de 37% dos usuários utilizam a rede por pelo menos uma hora.


No artigo de hoje, vamos explorar um pouco mais das ferramentas do aplicativo e conhecer dicas de como utilizar as novas funções do Instagram. Acompanhe a leitura!


1 - Crie vídeos curtos com o Reels

O Reels é um novo recurso do Instagram que chegou para competir diretamente com o TikTok. A função principal é criar vídeos de curta duração, para criar esquetes rápidas, com alto poder de viralização.


Esse novo formato também facilita a edição de vídeos diretamente na rede social, permitindo que o usuário use diferentes tipos de filtros e aplique músicas em seus clipes de 15 ou 30 segundos.


Desse modo, uma loja de brinquedos infláveis personalizados, por exemplo, é capaz de criar um conteúdo divertido, com alto poder de engajamento.


Através do Reels, é possível:


  • Selecionar vários tipos de áudios;

  • Alterar a velocidade da filmagem;

  • Adicionar um temporizador e contagem regressiva;

  • Acrescentar filtros e efeitos do Instagram;

  • Editar cenas (cortar e adicionar).


Para tornar o seu vídeo ainda mais atrativo, vale a pena usar músicas famosas, bem como áudios de dublagem para criar conteúdos mais de entretenimento.


2 - Marque seus produtos com o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma funcionalidade liberada apenas para as empresas, pois ela permite marcar o preço dos produtos diretamente nas publicações.


O recurso funciona de maneira semelhante a um banner para vitrine, já que os usuários podem visualizar, com rapidez, o preço e o código das mercadorias.


A grande vantagem do Instagram Shopping é a possibilidade de comprar sem ter que sair do aplicativo. Com isso, a jornada do consumidor se torna muito mais simples e rápida, o que aumenta as chances de conversão e vendas.


Para marcar o preço dos seus artigos, é necessário criar um catálogo de produtos na sua página do Facebook.


3 - Utilize a aba “Guias”

Para os criadores de conteúdo, a mais nova atualização do Instagram conta com um recurso chamado “Guias”, que permite compartilhar diversos tipos de informações com os seus seguidores.


A função foi criada a partir da necessidade de disseminar informações confiáveis, durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Contudo, esse recurso pode ser usado para vários outros propósito.


Por exemplo, um criador de conteúdo sobre fotografia pode usar a aba para compartilhar informações sobre como fotografar uma festa aniversário infantil.


Ou seja, a aba “Guias” surge como uma possibilidade de criação de conteúdo relevante diretamente no Instagram, sem a necessidade de investir em outras plataformas.


4 - Aplique o adesivo “Apoio às pequenas empresas”

Diante do momento de crise, vários negócios passaram por inúmeras dificuldades, sendo que alguns tiveram que mudar totalmente a sua atuação, enquanto outros fecharam as portas.


Nesse contexto, o Instagram criou uma ferramenta que funciona como uma espécie de “força-tarefa” para ampliar a divulgação das marcas: o sticker “Apoio às pequenas empresas”.


Quando o usuário clica no adesivo, que aparece nos Stories, ele pode ter acesso à vários conteúdos do empreendimento, incluindo o perfil da marca.


Dessa forma, quando alguém colocar o sticker e marca uma escola particular maternal, por exemplo, outros novos usuários podem ter contato com o perfil da instituição.


5 - Compartilhe sua live no IGTV

Outra atualização muito importante do Instagram foi o recurso de compartilhamento de lives no IGTV. Anteriormente, as transmissões ao vivo ficavam disponíveis apenas por 24 horas, como os Stories. Hoje, é possível publicá-las diretamente no seu feed.


Isso ajuda a aumentar o acervo de conteúdos autorais da sua empresa.


Assim, ao fazer uma live mostrando o passo a passo de um conserto iphone tela quebrada, por exemplo, a empresa pode deixar aquele vídeo inteiramente disponível, para que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo.


6 - Crie anúncios com o IGTV

O IGTV tem ampliado suas formas de atuação e experimentando parcerias com criadores de conteúdos. Dessa forma, há a oportunidade de ganhar algo com a criação de materiais originais e atrativos.


Atualmente, duas ofertas estão sendo testadas: os anúncios e emblemas (ou crachás).


No anúncio, o usuário vê o vídeo no feed principal e, quando opta por continuar assistindo no IGTV, vai se deparar com a publicidade de alguma marca grande, por 15 segundos.


Se assim desejar, o usuário pode ignorar o anúncio, de modo similar ao YouTube. Cerca de 50% do lucro será destinado aos criadores de conteúdo.


Já os emblemas são exibidos na frente do nome do usuário, sendo que os seus comentários aparecem mais do que os outros. A tabela de preços varia de 0,99 a 4,99 dólares, dependendo da escolha do criador de conteúdo.


7 - Elabore Stories com o “Criar”

O Instagram Stories também está com uma nova função: o modo “Criar”.


Com esse recurso, é possível ter acesso a uma grande quantidade de planos de fundo prontos, com designs divertidos e modelos que promovem o engajamento dos seguidores.


Por exemplo, um estúdio para ensaio pode usar um dos templates para elencar músicos mais famosos da década de 1980, ou abrir uma caixa de perguntas a respeito do assunto.


As possibilidades são diversas, ainda mais com o grande leque de modelos pré-definidos que já estão disponíveis no Stories.


8 - Inclua o adesivo “Pedido de Refeição”

Assim como o sticker do “Apoio às pequenas empresas”, o Instagram lançou outro adesivo, porém voltado ao ramo alimentar. É o “Pedido de Refeição”, uma forma de fortalecer os pequenos negócios, permitindo que os usuários peçam comida diretamente pelo aplicativo.


Além de facilitar o pedido das refeições, esse simples adesivo colabora com o aumento da visibilidade das empresas, tornando a marca mais reconhecida entre os usuários.


Isso é ótimo, pois todo mundo sabe o quanto é importante se destacar no mercado.


9 - Agradeça os profissionais da saúde

Desde a pandemia da Covid-19, os profissionais da saúde têm se empenhado todos os dias para a promoção de tratamentos efetivos contra a doença, bem como a orientação adequada para se prevenir do vírus.


Em conjunto a isso, os médicos, enfermeiros e demais profissionais do ramo estão cada vez mais expostos ao novo coronavírus.


Como uma atitude de retribuição ao trabalho em saúde, o Instagram lançou a figurinha de “Agradecimento”. Dessa forma, o usuário que usar o sticker pode ter acesso a outros conteúdos que também tratam de questões parecidas.


10 - Faça desafios no Stories

Outro recurso novo do Instagram é o “Desafio” (ou challenge), que surge no Stories.


Essa funcionalidade também pretende competir com o TikTok, visto que muitos desafios são propostos por lá, como danças, edições de maquiagem, etc.


Você tem a opção de usar o #challenge em um desafio para criação de um adesivo redondo personalizado, por exemplo. Inclusive, você pode criar e propor novos desafios!


12 - Receba doações em lives

Embora o sticker de “Doação” já esteja disponível nos Stories, é possível incrementar o recurso com o Live Donations, uma funcionalidade inovadora, que permite a captação de recursos por qualquer usuário durante uma transmissão ao vivo.


Dessa forma, os artistas que estavam promovendo e divulgando seus trabalhos nas redes sociais, têm a oportunidade de ganhar um dinheiro com o Live Donations.


Fora que a atualização pode ser usada aplicada também para empresas, por exemplo, um negócio de controle de acesso externo que está levantando fundos para uma instituição de caridade.


13 - Lista de pessoas para seguir

Muitas vezes, temos dúvidas de quais perfis podem ajudar a ampliar a visibilidade do nosso Instagram, com aquele velho esquema: me segue, que te sigo de volta.


Para facilitar essa escolha, o Instagram recomenda uma lista de pessoas e marcas para você seguir, sendo mais fácil visualizar quais usuários ou empresas podem ter uma boa relação com o seu perfil.


Conclusão

Já conhecia algumas dessas novas funções do Instagram? Se não, este é o momento para transformar a sua divulgação na rede social em algo diferenciado!


Com esses recursos, é possível ampliar a visibilidade do seu negócio e, além disso, produzir conteúdos muito mais interativos, o que contribui com o engajamento dos usuários e, consequentemente, garante melhores oportunidades de venda.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.