• Júlia Orige

Visto de estudante em Portugal: o que você deve fazer depois de chegar ao país


Depois de passar por todo o processo de requerimento de visto no consulado de Portugal no Brasil, esperar o seu passaporte em casa ansiosamente, achando que ele pode ter sido extraviado no correio e sem ter para quem perguntar, a permissão de estadia é de 4 meses, mesmo que o seu curso dure um ano ou mais. Para estender o visto você deve ir até o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) assim que passarem os 4 meses, onde o visto será renovado e válido por um ano a partir da data de vencimento do anterior. Na prática você ganha uma autorização de residência temporária, um cartão de identidade português.

Para ir ao SEF tratar dessa questão é preciso marcar horário com antecedência. Atualmente, em Lisboa, o SEF está agendando horários que passam de três meses após o vencimento do seu visto de estudante. Isso considerando que você marque com 2 meses de antecedência para o vencimento. Ou seja, eles literalmente te deixam sem visto por três meses.

Em Portugal você não vai ter problemas com isso, porque a marcação do SEF já serve como documento. Mas, claro, até você explicar isso num caso de verificação pode ser um pouco chato. Viajar é que se torna um tanto complicado, porque apesar de no espaço schengen não haver fronteiras, qualquer problema que tiver em outro país pode complicar as coisas. Afinal, não dá para esperar que um alemão entenda que o papel do SEF diz que você tem um horário marcado para atendimento. Além de impedir que você alugue um carro, se matricule em algum curso, assine qualquer tipo de contrato, etc.

Para agendar o horário da visita ao SEF pela primeira vez você precisa ligar para lá. Nas vezes seguintes, com o cartão de residência, é possível marcar horário online. Quando fizer a ligação, pergunte os documentos necessários para o processo, porque a informação do site do SEF está bem desatualizada. No geral, você irá precisar de um comprovante de residência, mas tem de ser em seu nome, ou uma declaração de alguém dizendo que você mora com ele/a, comprovante de meios de subsistência, comprovante de frequência no curso/escola/faculdade e seu passaporte.

Os número de telefone disponíveis para marcar horários de atendimento são: 808 202 653 (rede fixa) ou 808 962 690 (rede móvel). Das 9h às 17h30min, de segunda à sexta.

Saiba mais sobre o atendimento do SEF

Boa sorte!


Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter