• Guia de Investimento

4 dicas de marketing digital para o criador de conteúdo


marketing digital para criador de conteúdo

Hoje em dia, o marketing digital é uma das principais ferramentas de engajamento que existem. O conjunto de atividades que compõem essa estratégia permite a atração de novas oportunidades e a consolidação de uma empresa ou pessoa no mundo digital.


Até mesmo uma fábrica de rótulos adesivos personalizados pode usar as estratégias de marketing digital para conseguir alcançar um público muito maior, permitindo mais visibilidade dentro da internet e alcançando grandes resultados.


Apesar do conceito parecer simples, existe uma grande abrangência nesse assunto.

Isso porque todo o planejamento de estratégias para atingir o público ideal para o seu negócio podem incluir uma diversidade de utilização de canais digitais, como:

  • Blogs;

  • Sites;

  • Redes sociais;

  • E-mail.

Além de uma série de outros recursos que se encaixam no conceito de marketing digital.


Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é o marketing digital, sua função e benefícios, bem como o que é um criador de conteúdo e como as estratégias de marketing digital são essenciais para seu trabalho. Acompanhe a leitura!


Conceitos básicos do marketing digital

A internet, a cada dia mais, faz parte da vida de todas as pessoas. O acesso fácil e irrestrito a sites e redes sociais torna impensável a época em que não havia internet ou conteúdos virtuais.


Por isso, ter em mãos ferramentas que otimizem o trabalho de uma empresa dentro da rede é fundamental.


O mundo digital funciona como um grande painel de publicidade, onde tudo o que você precisa saber é como utilizar as ferramentas corretas para conseguir conquistar um público maior e mais qualificado, convertendo mais vendas.


Alguns conceitos são fundamentais para a elaboração de um trabalho baseado no marketing digital, e devem ser levados em conta na hora de elaborar estratégias para a internet.


Persona

Um dos principais elementos para entender quais atitudes tomar no mundo online é conhecer sua persona. Este é o comprador ideal, formulado por você com base nas informações pertinentes de seu público-alvo.


Aqui, é importante compreender o quanto essa pessoa pode se engajar com seu conteúdo. Isso definirá a base do que você deve publicar, buscando resultados em usuários que tenham pensamentos e costumes similares a sua persona.


Uma empresa que vende bloco personalizado 10x15, assim como qualquer outra, precisa identificar, dentro de seu público alvo, qual seria o perfil de cliente mais propenso a comprar seu produto.

Este cliente é a base do que será a persona, que definirá toda a estratégia de marketing.


Lead

Os leads são potenciais clientes que deixam seus contatos (como nome, e-mail e telefone) em troca de alguma recompensa, como recebimento de newsletters, e-mail marketing, entre outros, permitindo-lhes criar uma conexão mais próxima de informação.


Esse tipo de público está aberto a conhecer mais e se engajar, e pode ser trabalhado de forma a converter uma venda.


Um lead pode ser aquela pessoa que tem a necessidade de entregas rápidas de documentos, mas ainda não decidiu se deve ou não contratar um serviço de motofrete particular. Por isso, é importante engajá-lo.


Inbound marketing

Uma das bases do marketing digital é a produção de conteúdo. Esse tipo de ação consiste em criar conteúdo de qualidade e informativo, gerando assim interesse em possíveis clientes e consumidores para engajar melhor seus canais digitais.


No inbound marketing, o interesse é o de comunicação direta com o público, buscando um engajamento mais natural e orgânico.


Redes sociais

Outro elemento fundamental desse tipo de estratégia é a utilização de redes sociais como ferramenta de alcance. Isso porque a maioria das pessoas, atualmente, encontra-se em pelo menos uma rede social.


Quando você identifica seu público-alvo e consegue entender quais plataformas eles costumam acessar com mais frequência, pode fazer suas interações crescerem e alcançar novos clientes, além de se relacionar mais diretamente com os antigos.


Isso cria uma sensação de valorização e de intimidade com o seu público, que muitas vezes pode acabar tornando-se promotores de sua marca, divulgando seu conteúdo em redes de familiares e amigos.


O que é um criador de conteúdo?

Um criador de conteúdo é a pessoa responsável pela criação de material informativo para qualquer tipo de mídia, em especial para canais digitais.


Esse profissional pode trabalhar nos mais diversos ambientes, seja em uma empresa, em uma sala de reunião pequena alugada ou no modelo home office.


Normalmente, um criador de conteúdo se especializa em um nicho para gerar um alcance melhor e maior sobre a sua área de especialidade. Inclusive, ele pode atuar em uma série de nichos, como:

  • Conteúdo audiovisual;

  • Textos;

  • Imagens;

  • Atualizações sociais.

Tornar-se um criador de conteúdo não é simplesmente escrever bem ou fazer vídeos interessantes. É preciso dedicação e organização, além


Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube