• Guia de Investimento

4 dicas de podcasts para uma longa viagem


podcasts para viagem
Foto por Freepik

A modernização, de maneira geral, vem atingindo questões que vão além daquelas essenciais, como a saúde e educação, mas também entrando em meios culturais e comportamentais, como o caso da popular ferramenta de áudio chamada podcast.


Até mesmo antes de analisar separadamente o podcast, podemos entender que esta forma de conteúdo, igualada e até colocada em local superior à rádio, vem ressignificando a forma como consumimos entretenimento e de como investimos nele de maneira geral.


Por exemplo, hoje o podcast se transformou em parte de rotina de pessoas, da mesma forma que um dia o rádio já foi parte de um início matinal.


Isso também é evidente na maneira como as pessoas têm controle sobre o tempo de ligar ou não uma caixa de som.


Tudo isso foi se modificando com o tempo e ao caminhar da sociedade diante da tecnologia, e nada melhor do que fazer dessa nova proposta de conteúdo uma forma interessante de se divertir ao mesmo tempo que consome o trabalho de alguém.


No artigo a seguir vamos ver mais sobre o que é o podcast, suas característica e benefícios, como essa plataforma veio adquirindo popularidade ao longo dos últimos anos e quais as principais dicas para você que vai fazer, em breve, uma longa viagem.

O que é um podcast?

O podcast é uma forma de conteúdo em áudio, similar a um programa na rádio, com a diferença que o ouvinte pode ter total controle sobre o tempo que deseja dar o play e de fato consumir aquela gravação de áudio, algo considerado revolucionário no meio.


Ele pode ser acessado em:


  • Sites;

  • Aplicativos;

  • Agregadores de áudios;

  • Redes Sociais.


Esse tipo de conteúdo, que é feito sob demanda, ou seja, totalmente planejado e voltado para um público específico, com uma temática em mente, recebeu ao longo dos anos uma devida importância, principalmente, após a popularização dos aparelhos celulares.


Isso porque, dependendo da plataforma de podcast, o conteúdo em áudio pode ser consumido gratuitamente.


Além de ter um fácil acesso, armazenamento e utilização, tudo por meio de uma espécie de canal, que cada produtor cria para disponibilizar.


Por exemplo, um podcast que faz aulas sobre aula de canto iniciante pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer hora pelo ouvinte, e sempre estará disponível nos dias certos de publicação, algo que depende do próprio produtor de conteúdo.


Algo interessante dentro do mundo dos podcasts são as infinitas variações sobre temáticas, que sempre podem ser consideradas inéditas, visto que são muitos produtores em diferentes países que investem nesse tipo de conteúdo em áudio.


As próprias redes de rádio, por exemplo, vendo o grande sucesso do podcast, tem investido em plataformas de áudio para colocar facilmente os programas que produzem, algo que até então só seria visto no dia e seria “perdido”.


Essa estratégia tem sido cada vez mais comum, principalmente, após a popularização dos streamings, plataformas onde filmes e séries costumam estar presentes, com assinaturas mensais, trazendo algo que pode ser facilmente acessado, sem nenhum limite.

Qual a razão de sua popularidade?

São muitas as razões para a tamanha popularidade que os podcasts têm tido nos últimos anos, e talvez a principal delas esteja atrelada a essa facilidade trazida pelas plataformas, de justamente colocarem o ouvinte como dono da escolha de consumo.


Por exemplo, você pode, no tempo que quiser, entrar em uma forma de streaming de podcasts, escolher um programa sobre vinho italiano branco e ouvir até o momento que quiser, voltando àquele conteúdo na hora que bem entender, algo totalmente personalizado.


Outra boa motivação que vêm agregando uma alta popularidade é a qualidade das produções.


Diferente daquelas voltadas à massa, como rádios e televisão, os conteúdos do podcasts são voltados a nichos, além de conterem temáticas totalmente intrigantes.


Por exemplo, você pode nunca ter encontrado um podcast com temática de adesivacao de veiculos de propaganda dentro de um contexto publicitário.


No entanto, não é difícil que esse assunto esteja por alguma plataforma, abordado de uma maneira bem divertida.


Os podcasts também são serviços gratuitos, ou seja, não é preciso pagar para consumir aquelas produções, ainda que essa seja uma boa questão a ser considerada, já que por preços pequenos programas de podcast tem oferecido grandes vantagens.


Por exemplo, ao assinar um plano premium, algo considerado comum para grande parte das plataformas de podcast, o usuário pode ter a seu favor episódios extras, ou até mesmo a possibilidade de fazer download, ou reorganizar em playlists seus preferidos.


Por fim, uma das grandes e principais forças do podcast, responsável por parte de sua popularidade, é toda a facilidade de um novo estilo de vida que essa produção agrega, possibilitando o bom aproveitamento de um tempo pelos meios certos.


Por exemplo, ao caminhar para uma empresa de instalacao eletrica completa, uma pessoa pode ir, ao longo do caminho, ouvindo um podcast de sua preferência, algo que com certeza tornaria todo o compromisso mais rádio, e o caminho muito mais curto.


De todo o modo, essas produções em áudio tem sido um respiro interessante dentro da produção de conteúdo e na forma como os canais tradicionais de comunicação vêm trabalhando, já que podcasts são criações interessantes e cativantes ao extremo

Dicas de podcast para uma longa viagem

Além de todos os motivos pelo qual citamos que o podcast é a escolha das novas e antigas gerações em questão de conteúdos de entretenimento, está também a vantagem de usá-lo como aliado de algumas situações, como no caso de viagens com carteira habilitacao B.


Muitas vezes as viagens mais longas duram, em média, oito horas, e se você não for do tipo de pessoa que dorme e só acorda quando chegou no seu destino, talvez o podcast seja uma boa solução para passar o tempo com a máxima qualidade.


Veja abaixo algumas das principais dicas, voltadas às pessoas que pretendem fazer uma viagem e desejam apostar nesse recurso como uma salvação à altura.

  1. Baixe os episódios com antecedência

Você já deve saber que o podcast concede a possibilidade de um ouvinte acessar quantas vezes quiser seus episódios, o que trouxe maior autonomia e vantagens para quem gosta do áudio, mas não consegue, por exemplo, acompanhar uma rádio diariamente.


Além dessa ótima opção, também existe a possibilidade de ouvintes baixarem os episódios desejados de podcasts, seja para um aplicativo em um computador ou em um celular, ou até mesmo no canal que ele estiver disponível.


Para o caso de grandes viagens isso é essencial, já que durante a viagem é comum que você acabe ficando sem acesso à Wi-Fi, e também ao sinal de celular.

  1. Se familiarize com o idioma local

Que tal começar um treinamento do idioma do local para onde você está viajando por meio do podcast? Para te ajudar a chegar tranquilo e seguro no seu destino, é interessante verificar alguns programas de podcast na língua materna da localidade.


Isso vai ajudar não apenas a ficar familiarizado com algumas expressões, modos de falar e até mesmo questionamentos básicos, mas também vai ter uma possibilidade de ter