• Guia de Investimento

5 dicas de SEO para impulsionar o seu blog



Com o grande número de conteúdos na internet, foi ficando cada vez mais difícil se destacar no meio da multidão, especialmente no caso da venda de produtos. Isso fez com que profissionais criassem dicas de SEO, uma estratégia de otimização de sites.


A técnica de SEO faz com que encontremos com facilidade blogs na internet, empresas próximas de nossa casa, drogarias ou hospitais de localidades em casos de urgência, bem como muitas outras informações e possibilidades que só a internet pode nos oferecer.


Essas otimizações fazem com que empresas e marcas sejam encontradas pelo público, além de claro, terem mais de seus produtos e serviços notados em meio a tantas outras concorrências comerciais, como se fosse num painel de led outdoor.


Tendo esses pontos em vista, vamos conhecer um pouco mais sobre essa estratégia?


Veja melhor o que é SEO

Criado por profissionais de marketing, com o objetivo de otimizar páginas nos buscadores da web, o SEO, ou em inglês Search of Engine Optimization, nada mais é do que uma série de práticas que auxiliam um trabalho de divulgação online.


Porém, para realmente entender a importância e necessidade do uso dessa prática, você precisa compreender todo o processo digital em que ela ocorre.


Por exemplo, ao desejar a localização de salas para treinamento, um administrador de uma empresa pesquisa no Google “salas para treinamento na cidade X”. Em seguida, é possível ver alguns dos resultados que esse buscador oferece sobre o tema.


Sabe aqueles resultados que aparecem nas primeiras colocações, ou até mesmo na primeira página dos resultados de pesquisa? Então, essas são as páginas que o buscador entendeu que trariam resultados mais relevantes para o que você estaria procurando.


Mas nada é por acaso. As primeiras colocações dos resultados encontrados por você, por meio de um buscador, são de empresas ou marcas que fizeram um bom trabalho de SEO, e conseguiram se tornar visíveis para clientes que precisam delas.


Esse trabalho de SEO acontece dentro da plataforma do site da empresa, englobando diversas maneiras, sendo que a maioria delas consiste em colocar palavras-chave que serão pesquisadas pelo consumidor no momento em que ele precisar de ajuda.


Tudo funciona como uma forma de estudo sobre a mente de um consumidor, e se você prestar bem atenção é fácil de saber o que ele quer de você e de que forma você pode otimizar seu site com informações que ele vai pesquisar.


Digamos que uma empresa de impressão de banner tenha como principal serviço a produção de trabalhos acadêmicos. Se os clientes geralmente são acadêmicos, e os banners impressos também são desta área, porque não inserir palavras deste ramo?


Essa empresa pode colocar no site algumas descrições, imagens ou, até mesmo, títulos de páginas que aparecerão nos buscadores mostrando que fazem trabalhos acadêmicos.


Um estudante, ao pesquisar sobre banners acadêmicos, poderá achar essa empresa rapidamente, afinal, utilizando as técnicas de SEO essa loja consegue falar com o clientes antes da compra, sinalizando que eles estão aptos para oferecer o que é procurado.


Conheça os benefícios da otimização

Utilizar as técnicas de SEO traz benefícios gigantescos para uma empresa, então apostar nessa frente pode fazer com que você sinta uma mudança positiva a longo prazo em diferentes aspectos, como:


  • Visibilidade;

  • Criação de valor;

  • Economia;

  • Produtividade.


Como dito anteriormente, o SEO faz com que o site seja logo visualizado pelo cliente no momento em que ele busca por uma solução, e isso é, sem dúvida, uma forma de destaque instantâneo em meio a tantos concorrentes.


Mas além disso, é possível que ao inserir as práticas de SEO na página da empresa, além da visualização rápida, ocorra uma maior confiança de clientes, afinal, o buscador entende que ela está em primeiro lugar porque atende os quesitos necessários.


Essa confiança faz com que o valor da empresa fique ainda mais evidente e firme, ressaltando que essa marca é confiável, algo que pode ir aumentando conforme depoimentos e críticas positivas de clientes que aparecem na internet.


Sobre questões econômicas, o SEO faz com que um lucro ou diminuição de custos apareça e mude realidades drasticamente.


Por exemplo, uma loja de bolo caseiro artesanal costumava gastar uma alta quantia com publicidade nas redes sociais, para divulgar seu blog, além do pagamento trimestral de outdoor na cidade onde faz atendimentos.


Porém, com a prática de estratégias de SEO, a página na internet passou a receber cada vez mais visitantes por mês, justamente pelo fato de que as pessoas começaram a achar o serviço que desejavam com maior facilidade.


Esse aumento de procura pode ser tão grande que faz com que outras formas de divulgação e publicidade nem mesmo precisem ser utilizadas. É como se, agora, a empresa pudesse ter o engajamento que teria com anúncios, mas gratuitamente.


Por fim, é possível notar uma maior produtividade em empresas que usam SEO em seus sites, se comparadas com as que não usam, um sinal de prosperidade empresarial.


Isso acontece porque, ao terem bons resultados e conseguirem atingir clientes certos, os colaboradores passam a produzir de forma mais saudável, menos preocupada e mais focada, conseguindo então estabelecer metas mais firmes e tranquilas.


Veja como aplicar o SEO no seu site

Agora que você já conhece o que é SEO e quais é a importância dele para uma empresa, vamos aprender como começar a fazer essa estratégia no seu site. Conheça abaixo algumas formas de aplicar SEO:


1 - Palavras-chave

Essa é a mãe de toda a técnica de SEO. Com as palavras-chave certas, ou seja, aquelas que realmente traduzam o que você oferece e o que seu cliente procura, é possível produzir as principais formas de otimizar um site, bem como chegar aos melhores resultados.


É interessante que você busque por sites que ofereçam palavras-chave para cada tema ou ramo específico. Geralmente são sistemas que compilam as principais frases, palavras ou sentenças nos buscadores mais populares.


Por exemplo, se alguém está procurando por adesivo redondo personalizado e pesquisa lugares que possam vendê-lo nas proximidades, e se você é dono de uma papelaria, essa frase pesquisada, que remete à procura, deve ser inserida de alguma maneira no seu site.


2 - Título e Meta Description

Utilizando as palavras-chave certas para o seu negócio ser encontrado, é interessante que você coloque-as, primeiramente, no local onde as pessoas vão encontrar você: no título e na descrição da pesquisa.


Entenda que, ao pesquisar por um produto na internet, os resultados mais ranqueados mostrarão o título do produto, com dados do site, bem como uma breve descrição sobre ele, ou até mesmo sobre o que a empresa oferece.


Dessa maneira, você faz o primeiro contato com o seu cliente. Por isso, colocar as palavras e frases certas, que realmente ofereçam aquilo que você tem disponível para venda, é essencial e faz toda a diferença na decisão da compra.


3 - URL

Sabe aquela descrição da sua página que fica no seu navegador na hora que você entra em um site? Então, esse é o URL. E acredite se quiser, ele também é responsável pela otimização do seu site.


Acontece mais ou menos assim: os buscadores filtram todas as informações das plataformas na web, nisso incluso nossas informações, as mídias da página e toda a parte escrita do site, desde as descrições até as letras e palavras da URL.


Enfatizar seus produtos e serviços com as palavras-chave certas nesse local pode te ajudar ainda mais a ser filtrado para o resultado de pesquisa de um futuro cliente. Opte sempre que possível em não deixar letras e números aleatórios na URL.


4 - Imagens e vídeos

Conforme dito no item anterior, as palavras para otimização devem estar presentes de forma clara e coesa em todas as oportunidades que sua plataforma oferece de colocar informações da sua empresa ou produto.


E as mídias do site são questões importantíssimas, muitas vezes deixadas de lado por puro descuido. Por exemplo, ao subir uma foto de uma mesa de reunião para escritório para um blog da empresa, coloca-se como descrição da imagem um nome aleatório.


Esse nome, que pode conter letras e números salvos pelo próprio dispositivo dessa maneira, acaba não repassando ao buscador informações relevantes sobre o seu produto, e muito menos sobre o que você vende na sua empresa.


Descrever todas as mídias pode te dar um trabalho a mais, porém você verá que isso fará a diferença no seu ranqueamento na internet.


5 - Link building

Link building nada mais é do que uma estratégia onde você coloca à vista do cliente que acessa sua página, seja em um blog ou uma loja, artigos, produtos e outros acessos passados, como se pudesse resgatar e mostrar novamente ou pela primeira vez.


Por exemplo, em um blog de casa e decoração, um artigo sobre plantas em escritórios faz uma menção a uma matéria de um mês anterior, em que o tema era sala planejada, e de certa forma faz conexão com o que está sendo abordado desta vez.


Esses links dentro do site fazem ligações tanto com páginas do próprio domínio, ou seja, internas, quanto com URLs externas, que direcionam para uma outra página.


Conclusão

Trabalhar na otimização de um site, seja em um blog de uma empresa, ou até mesmo em uma loja virtual, é sinônimo de crescimento e resultados, frutos de trabalho e planejamento.


Focando nessas dicas, construir a popularidade de sua marca por meio de artigos bem ranqueados fará com que você se preocupe com outros gastos, por exemplo, com a caixa de encomenda 6b utilizada para suas entregas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário
Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter