• Guia de Investimento

6 características de um perfil empreendedor


perfil empreendedor
Foto Freepik

Ser empreendedor é o objetivo de muitas pessoas, afinal, ter o próprio negócio traz benefícios incomparáveis para a vida de uma pessoa, e muitos desafios também.


Só que nem todo mundo tem perfil para empreender, mas algumas características podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.


O fato é que o empreendedorismo tem crescido muito e se mostrado como uma verdadeira ferramenta de transformação no mundo inteiro.


Países como Estados Unidos concentram a maior quantidade de pessoas empreendendo, e ao redor do planeta milhões de pessoas pensam em deixar seus empregos para terem seu próprio negócio.


Mesmo o Brasil, diante de contínuas crises econômicas e políticas, apresenta um cenário favorável para o empreendedorismo.


Isso quer dizer que abrir um pequeno negócio por aqui ainda é uma escolha inteligente e positiva.

Entretanto, é necessário estar preparado para os desafios, adversidades e até dificuldades.


Esses episódios, juntamente com as conquistas, vitórias e amadurecimento são o que fazem do empreendedorismo uma arte.


Pensando nisso, neste artigo, vamos especificar o conceito de empreendedor, mostrar quais são os benefícios em ter o próprio negócio e quais são as características do perfil empreendedor.


O que é ser empreendedor?

É muito comum ouvirmos que ser empreendedor é abrir a própria empresa e viver da renda proporcionada por ela. Mas, essa atividade não se limita a isso, visto que se uma pessoa abre uma ONG, ela também pode ser considerada empreendedora.


Também podemos encontrar pessoas que trabalham como empreendedor corporativo, desenvolvendo atividades e ideias que fazem outras empresas para as quais prestam serviço crescerem.


Um empreendedor que abre uma loja de móveis para escritório e começa a vender estacao de trabalho com divisoria, demonstra agir com autonomia e autoconfiança. Dessa forma, consegue inovar, fazer mudanças e propor desafios.


O empreendedor confia em suas próprias opiniões, é otimista e determinado, além de transmitir confiança a outras pessoas acerca de sua própria capacidade.


É um sujeito que identifica oportunidades com mais facilidade e não aceita uma situação sem tentar mudá-la para melhor.


Muitas pessoas têm o sonho de ter o próprio negócio, mas nem todas conseguem persistir em um projeto até obter sucesso.


O empreendedor contesta aquilo que está ao seu redor, busca mudanças e está sempre atrás de resultados.


De modo geral, ele é apaixonado pelo que faz, busca se destacar e ser reconhecido pelo que faz.


Dessa forma, consegue construir um verdadeiro legado, que será passado para gerações futuras.

Agora que você já sabe o que é ser empreendedor, no próximo tópico, vamos mostrar os benefícios em abrir a própria empresa.


Benefícios de ter o próprio negócio

Ter o próprio negócio, indiscutivelmente, traz uma série de benefícios para a vida das pessoas.

Por exemplo, você tem total liberdade para escolher onde vai trabalhar, podendo ser em casa ou em um ambiente coworking.


O primeiro benefício e um dos que mais se destaca é o fato de realizar o sonho de ter sua própria empresa. Esse é o objetivo de muitas pessoas por várias razões que vamos falar neste tópico.


O fato é que quando você realiza um sonho, se sente mais confiante para realizar qualquer outra coisa que quiser. Conquistar um objetivo significa que somos capazes de perseguir aquilo que almejamos, o que nos dá força para enfrentar desafios.


Empreender também é sinônimo de poder trabalhar com aquilo que gosta, afinal, ninguém vai investir na própria empresa e desenvolver uma atividade que não lhe traz prazer.


Quando temos nosso próprio negócio e trabalhamos em nosso benefício, temos a oportunidade de fazer aquilo que realmente gostamos. Essa é uma das vantagens mais gratificantes em ser empreendedor.

Investir na própria empresa, como uma loja de espelho decorativo grande, é conquistar a independência financeira.


Isso acontece porque quando você começa a empreender, deixa de trabalhar em prol do benefício econômico de outra pessoa.


Todo o dinheiro que ganhar será para você, e claro, para o negócio. E conforme ele cresce, mais lucros dá e mais independência financeira você possui.


O empreendedor também cresce pessoalmente e profissionalmente, tendo em vista que ele lida com diversas situações em seu cotidiano que o obrigam a amadurecer nesses dois aspectos.


No dia a dia, diversas atividades vão exigir habilidades profissionais de quem está empreendendo, tais como:

  • Lidar com dinheiro;

  • Lidar com pessoas;

  • Resolver problemas;

  • Prezar pela qualidade da solução.

Essas e outras situações comuns ao empreendedor permitem que ele aprimore suas capacidades profissionais.


Além disso, as dificuldades do cotidiano vão testar sua resiliência, paciência e capacidade de mudar as coisas ao seu redor.


Por fim, ter o próprio negócio é uma forma de deixar um legado, não apenas para os filhos e netos, mas também para a sociedade como um todo, oferecendo para as pessoas soluções úteis e importantes para sua vida.


Agora que você já conhece todos os benefícios de ter o próprio negócio, como uma loja que vende aparelho de medir pressao, vamos mostrar qual é o perfil de um verdadeiro empreendedor.


Características do verdadeiro empreendedor

Existem, de fato, algumas características que marcam o perfil de um verdadeiro empreendedor.


Não podemos deixar de destacar que o estudo é importante durante a jornada de empreender, para que você possa obter conhecimentos importantes.


De qualquer forma, alguns aspectos são inerentes ao empreendedor, e eles podem ser desenvolvidos com o tempo, tais como:


1. Iniciativa e busca de oportunidade