• Guia de Investimento

6 dicas de decoração para uma casa na praia


decoração para casa de praia
Foto Freepik

Criar a decoração de sua casa de praia pode ser um processo prazeroso e divertido, principalmente por se tratar de um local que você vai relaxar.


Consideradas o sonho de muitos brasileiros, as casas de praia estão em alta no mercado imobiliário.

O dia a dia é muito pesado, e na maioria das vezes, demanda muito estresse, cansaço e o desgaste emocional que são causados não só pelas longas jornadas de trabalho, mas também pelo trânsito excessivo, barulho e outros incômodos de uma grande metrópole.


Para conseguir escapar disso e aproveitar um pouco mais, quebrando a rotina, muitas pessoas optam pela aquisição de uma casa de praia, ideal para tomar um banho de sol, aproveitar o mar, caminhar e relaxar para voltar revigorado para o cotidiano.


Entretanto, a experiência de uma casa de praia não é completa se você não tiver o ambiente adequado para isso. A beleza e charme da decoração escolhida para seu momento de relaxamento deve ser um ponto primordial.


Para conseguir garantir um clima de tranquilidade, existem diversos elementos que podem ser investidos para você ser capaz de aproveitar ainda mais, desde verificar a instalacao eletrica completa da casa periodicamente para não ter surpresas depois.


O primeiro ponto que você deve se preocupar em uma casa de praia é torná-la confortável e aconchegante. Este é um local destinado a curtir, descansar e repor suas energias, livrando-se do estresse da rotina.


Por isso, é fundamental que você explore todo o potencial de criar ambientes aconchegantes para você e seus acompanhantes, do tipo que ninguém sente vontade de sair. Somente assim a casa na praia serve como uma recarga de boas energias.


Se o local possuir uma área externa, seja um jardim ou uma sacada em apartamento, é importante que você integre-o na decoração do espaço. Afinal, este tipo de área em um ambiente de praia é perfeito para o relaxamento.


Entretanto, cuidado com as plantas na hora de decorar. Se você não visita frequentemente o lugar, as plantas podem morrer, o que acabará dando mais trabalho quando você chegar, além de que perderá uma boa qualidade do imóvel.


Além disso, os ambientes arejados são ideais para uma decoração desse tipo. É possível aproveitar muito mais espaços bem decorados com temas coloridos e floridos, que trazem uma proximidade com o ambiente e com a natureza.


Você pode, por exemplo, utilizar a tecnologia a seu favor, instalando um dispositivo de fechamento de sacadas com vidro retratil para garantir mais conforto ao ambiente.


Sem contar que é possível aproveitar a decoração da casa para fazer com que todos se sintam na praia sem nem sair de casa.


As decorações temáticas são ideais para esse tipo de design, uma vez que deixam o ambiente charmoso e no tom que o morador deseja para a casa de praia.


Motivos náuticos, estrelas do mar e conchas são excelentes objetos decorativos para uma casa à beira-mar, passando um clima de litoral e deixando a residência super charmosa. Outros elementos comuns nesse tipo de decoração são:

  • Âncoras;

  • Barcos;

  • Pranchas de surf;

  • Peixes e ondas.

Essas decorações acabam fazendo a diferença em seus cômodos, passando um clima muito mais praiano e divertido para a casa.


Como decorar sua casa de praia

Dentre os muitos detalhes que você pode separar para decorar sua casa de praia da maneira que desejar, como uma luminaria de teto, é preciso focar em alguns elementos. Assim, você consegue um ambiente perfeito para seu descanso e relaxamento:


1. Atenção às cores

Ao utilizar cores vibrantes e alegres em sua casa, está dando um toque especial para gerar um ambiente de conforto que poderá ser melhor aproveitado ao longo do período em que estiver lá.


O importante em uma casa de praia é escolher cores que remetem a função da casa, que é o relaxamento e a diversão, por isso, procure cores vivas e que chamem a atenção, mas que não sejam muito pesadas para não cansar suas vistas.


O objetivo aqui é fugir do comum. Mesmo porque, para diferenciar sua casa de descanso de uma estacao de trabalho com divisoria, a utilização de cores é fundamental.


Tente manter as cores em um conceito amplo para aproveitar melhor os outros elementos de decoração que irão compor a casa.


Dessa forma, todas as cores da casa devem se comunicar de alguma forma para você conseguir uma maior qualidade.


2. Objetos decorativos

Uma casa de praia é um convite para explorar sua criatividade. Por isso, você acaba aumentando muito sua capacidade de criar ambientes únicos e especiais através de uma boa decoração.


Os objetos que você pode escolher variam desde elementos novos, como espelho decorativo grande, até itens reutilizados, como panelas que se transformam em luminárias ou outros elementos que tornam a casa mais interessante e divertida.


O estilo rústico é ideal para esta mistura, sobretudo com paredes de tons terrosos e muitas peças de madeira, compondo um visual especial para sua casa de repouso. Essa decoração combina muito bem com cozinhas e salas de jantar.


Isso porque o efeito intimista criado pelo ambiente decorado dessa maneira acaba se tornando muito mais acolhedor, ideal para passar um tempo em família durante o período de descanso.


Não tenha medo de testar, uma vez que a casa de praia não é um local de visitas frequentes. Se achar que algo não ficou bom, pode se preparar para mudar na próxima vez que visitar o espaço.


3. Faça você mesmo

Ainda no pensamento de testes citado no ponto anterior, uma casa de praia é ideal para você colocar em prática projetos pessoais de montagem e customização de móveis. Muitas vezes, você não tem tempo para pensar nesse tipo de coisa no dia a dia da cidade.


Entretanto, fazer um móvel reutilizando materiais pode ser até mesmo terapêutico, além de o ambiente ficar lindo. Por isso, pense em formas de explorar melhor os recursos a sua disposição para montar móveis incríveis.


Você pode repintar suas cadeiras de madeira para dar um tom mais lúdico para o ambiente, além de criar diversos tipos de móveis usando caixotes e madeira de demolição. Estes materiais costumam ser baratos e fáceis de trabalhar.


Até mesmo uma caixa de remédios estilizada pode ser o melhor jeito de guardar seu aparelho de medir pressao, por exemplo.


Para quem relaxa fazendo trabalhos manuais, esse tipo de recurso é um prato cheio para se divertir enquanto decora sua casa com estilo e qualidade, tornando a casa de praia muito mais com a sua cara.


4. Invista em artesanato local

O artesanato local é pensado para levar o estilo do mar para sua residência. Por isso, ele acaba combinando perfeitamente com a temática de uma casa de praia.