• Guia de Investimento

6 dicas para manter-se saudável durante uma viagem


Tirar férias pode ser o momento ideal para viajar pelo mundo ou para visitar uma cidade próxima de onde você mora, conquistando boas lembranças e memórias. Mas não é por isso você deve deixar seus cuidados de lado.


O descanso deve fazer parte da rotina de todos. Depois de longos períodos dedicados aos estudos ou trabalho, é importante garantir que o seu corpo possa relaxar, tirando alguns dias para conhecer um novo lugar e aprender sobre novas culturas.


Na rotina, é essencial que alguns cuidados com a saúde sejam tomados diariamente. Afinal, os bons hábitos ajudam a manter uma maior disposição e desfrutar de um bem-estar, sendo esses aspectos importantes no nosso dia a dia.


Não à toa, é indicado compaginar uma vida cheia de trabalho e de estudos com alguns hobbies, que podem ser desde aprender novas receitas até fazer aula de sertanejo. O importante é sempre balancear, tento momentos de concentração e de lazer.


Cuidar da saúde e investir em alguns hábitos é fundamental para se manter na ativa, o que pode fazer toda a diferença nos seus resultados.


Mas, depois de tanta entrega e empenho, sair um pouco da rotina é indispensável. Sendo assim, se você já estava pensando em tirar férias, este pode ser o momento ideal para planejar um roteiro incrível.


Ao mesmo tempo, é preciso estar atento: viajar é bom, desde que não se deixe de lado os cuidados para se manter saudável. Por isso, este artigo traz dicas que podem ser seguidas por quem decidiu tirar férias e sabe a importância de se cuidar.


Então, siga na leitura deste conteúdo e entenda o que é possível fazer durante a sua viagem, sem perder de vista os cuidados pessoais.


Os benefícios de sair da rotina

Quem deseja cuidar da saúde, sabe que precisa conciliar uma série de elementos. A prática de exercícios aliada a um plano alimentar individualizado e ao acompanhamento médico podem ser ações indispensáveis para quem quer emagrecer.


No entanto, os resultados só chegam para quem permanece engajado e constante, seguindo as recomendações e cumprindo as suas obrigações.


Isso é importante em diversas áreas da vida, seja para quem trabalha, para quem estuda ou para quem apenas tenta se manter ativo no dia a dia.


Mas, ao mesmo tempo, o descanso é uma necessidade humana, de modo que saber o momento de parar é tão indispensável quanto estar sempre em atividade. Justamente por isso, existem as férias: momento de desacelerar e curtir os benefícios de sair da rotina.


É possível elencar algumas vantagens nesse sentido, tais como:


  • Relaxar a mente;

  • Aprender mais;

  • Descobrir novos interesses;

  • Colocar em dia tarefas de lazer;

  • Entre muitos outros.


Sair da rotina pode ser um meio de relaxar a sua mente, conseguindo deixar de lado as tensões do cotidiano para ter maior tranquilidade.


Ao mesmo tempo, é possível aprender mais ao pegar um livro que você tinha deixado de lado devido à correria, ou ainda por que decidiu viajar para um novo destino.


Além disso, é possível descobrir novos interesses. Cuidar da pele com um creme rejuvenescedor e clareador, pintar um quadro e aprender artesanato podem ser atividades que você nem sabia que gostava por não ter tempo de praticá-las.


Colocar em dia outras tarefas de lazer, como levar os filhos em um clube, é possível quando se quebra uma rotina repleta de trabalho e de compromissos formais.


Por isso, sair da rotina é essencial, e aproveitar os benefícios que isso traz é importante para a saúde física e mental de qualquer pessoa.


No entanto, se você decidiu ir viajar no seu período de descanso, saiba que é altamente indicado conciliar os cuidados com a sua saúde e os momentos de lazer.


Como se manter saudável em uma viagem?

Não é porque você deixou de abrir a persiana vertical para porta do seu quarto todas as manhãs que você não precisa dormir bem ou se manter hidratado. Muito pelo contrário. Da mesma maneira, para aproveitar bem a sua viagem, é fundamental cuidar da saúde.


Portanto, saiba no que investir para garantir que, mesmo estando em outro país ou cidade, você se mantenha com disposição e bem-estar durante todo esse período.


1. Se alimente adequadamente

É claro que você não vai se preocupar com cada caloria consumida na sua viagem, ou em dosar cada grama de uma fatia de bolo na balança comercial com etiqueta da doceria que você visitou na sua viagem.


Mas é fundamental que você mantenha uma alimentação equilibrada, consumindo frutas, verduras e legumes sempre que possível.


Isso porque esses nutrientes são essenciais para a saúde, e consumi-los nas suas refeições de férias pode fazer toda a diferença na sua disposição nesse período.


Sendo assim, não deixe de manter a sua alimentação balanceada, e mantenha os hábitos saudáveis indispensáveis na vida de qualquer pessoa.


2. Beba bastante água

A hidratação é importante tanto para quem não saiu da rotina quanto para quem está de férias. Sendo assim, esteja atento à quantidade de água que você está consumindo durante a viagem.


Mesmo que possa não parecer, é comum descuidar desse hábito quando você está desfrutando de momentos de diversão e de lazer. No entanto, a desidratação pode causar mal-estar e até irritação, aspectos que precisam estar fora das suas férias, não é verdade?


Por isso, certifique-se de beber a quantidade de água ideal, e não deixe de aproveitar as suas férias com maior disposição.


3. Durma bem

Boas noites de sono sempre interferiram na qualidade de vida, de modo que dormir as horas necessárias todos os dias é importante para manter a saúde em dia e evitar o cansaço ou outras tensões da rotina.


Na sua viagem, esse hábito também deve ser mantido. É comum que algumas pessoas acabem amontoando uma grande quantidade de atividades para aproveitar bem o local que estão conhecendo, mas também é necessário descansar.


Por isso, não deixe de garantir a quantidade de horas suficientes para que você consiga renovar as energias e possa desfrutar das suas férias sem abrir mão do bem-estar.


4. Faça exercícios físicos

Ninguém mais duvida da importância dos exercícios físicos, sabendo que eles podem ser responsáveis por melhorar a qualidade de vida e até por contribuir para solucionar quadros de saúde de risco, como a pressão alta ou a obesidade.


Durante a viagem, certamente você não terá à disposição uma academia equipada ou o suporte de um personal trainer para fazer os seus exercícios físicos, mas é possível colocar em prática algumas atividades para não ficar totalmente parado.


É comum que se busque maior conforto quando se está viajando, como pedir um delivery de refeição ou uma entrega de remédio no hotel, de maneira a aproveitar melhor o tempo das férias.


Mas, você pode optar por ir caminhando até a farmácia ou ao restaurante onde vai jantar, o que não deixa de ser uma atividade simples, mas que vai ajudar a manter a forma.


5. Mantenha os cuidados com a higiene

Na nossa rotina, é comum nos empenharmos em alguns cuidados de higiene, tanto pessoal quanto da casa. Assim, pegar o carrinho de limpeza simples e fazer a faxina é uma tarefa comum no cotidiano.


Além disso, os hábitos de higiene pessoal também são importantes. Escovar os dentes após as refeições, lavar as mãos e tomar banho diariamente são ações essenciais para se manter asseado e livre da sujeira.


Esses cuidados também ajudam na disposição física, contribuindo até mesmo para evitar doenças e contaminações. Por isso, eles também se tornam necessários durante a sua viagem.


Dessa forma, não deixe de lado nenhum desses hábitos, de maneira que você se mantenha mais disposto durante todo o período de férias.


6. Faça um check-up antes de viajar

Qual foi a última vez que você passou em uma consulta médica de rotina? Mesmo que muitas pessoas deixem essa atividade de lado, pode ser importante fazer um check-up antes de viajar.


Além de saber se a sua saúde está dentro do desejado, você pode investir no tratamento necessário, se for preciso, antes de decolar para o seu destino. Dessa forma, você consegue prevenir um possível problema de saúde e desfrutar melhor do seu passeio.


Sendo assim, não deixe de marcar o seu check-up e tenha a tranquilidade de viajar estando em dia com a sua saúde.


Ter momentos de lazer e de descanso na rotina é essencial, e não deixar de aproveitar essas oportunidades é uma forma de se manter saudável, uma vez que o descanso e o relaxamento podem interferir no seu físico e no psicológico.


Por isso, aproveite as suas férias seguindo as dicas mencionadas neste artigo e, para aproveitar os benefícios dela no seu retorno, não deixe de trazer uma garrafa de vinho para lembrança, finalizando o período com sucesso e boas memórias.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Posts Relacionados

Ver tudo