• Guia de Investimento

7 dicas para viajar pelo mundo sem sair de casa


A ideia de viajar pelo mundo permeia o pensamento de quase todas as pessoas. Isso porque viajar faz bem para seu corpo, sua mente e suas emoções.


Inclusive, o conceito de viajar é recomendado para qualquer indivíduo que esteja sob situações de estresse ou sob uma rotina pesada.


Mesmo pequenas atividades, como aula inglês infantil, podem ajudar a tornar a experiência de viajar muito mais agradável.


Os benefícios de viajar são inúmeros, a começar pelo fato de que ao quebrar sua rotina, você consegue ter um momento de paz, deixando de lado os problemas e obrigações.


Isso é perfeito para recarregar as energias e sentir-se capaz de continuar com as tarefas do cotidiano.

Desde o planejamento da viagem, as pessoas já começam a se sentir mais felizes, gerando uma expectativa boa para o momento de viajar e mantendo-se em alta até a hora de retornar, que acaba sendo mais tranquila e adequada para voltar com seus hábitos.


Além disso, viagens - principalmente as internacionais - são uma forma de desenvolver suas capacidades culturais. É possível dedicar-se a aprender um novo idioma ou a compreender como um determinado país passa seu dia a dia.


Essas experiências enriquecem não só sua mente, mas suas capacidades de networking e aprendizado, uma vez que as vivências acabam sendo utilizadas quando você retorna.


Ao visitar um país diferente, você pode comprar um kit de temperos local que criará toda uma nova prática gastronômica quando colocado em utilização.


Porém, nosso tempo de isolamento por conta da pandemia do COVID-19 acabou mudando a forma de fazer muitas coisas, sendo uma das principais afetadas a possibilidade de viajar.


Para manter a saúde e a segurança, a ideia de viajar pelo mundo acabou sendo deixada de lado, aguardando um sinal de possibilidade de retorno às atividades para voltarmos a planejar um passeio em um país diferente.


Entretanto, é possível identificar uma série de elementos que podem te ajudar a ter uma experiência similar a viagens utilizando ferramentas que não atrapalharão seu dia a dia e nem te forçarão a quebrar a quarentena. Acompanhe a leitura!


Adaptando-se ao isolamento

A pandemia do novo coronavírus fez toda a sociedade repensar sua forma de viver. Isolar-se tornou-se uma chance de salvar vidas, e com isso, muitas das atividades acabaram tornando-se impossíveis de se realizar.


Criar uma peça com gravação a laser em madeira há um tempo atrás era simplesmente uma questão de ir até o local adequado, pedir para fazer e retirar na hora, mas hoje em dia, tornou-se um processo completamente diferente.


Entretanto, uma das maiores facetas da humanidade é sua capacidade de adaptação, e aos poucos, novas atividades deram lugar às anteriores, permitindo que as pessoas mantenham sua saúde mental e física mesmo em um longo período de isolamento.


O primeiro ponto a se levar em conta é o quanto a internet é importante na vida das pessoas. A ferramenta tornou-se parte essencial de todas as áreas, desde o trabalho remoto a shows ao vivo transmitidos pela rede.


As redes sociais também tiveram um papel importante para manter o convívio com pessoas que são próximas a nós. Entretanto, a internet pode ser um problema quando a utilizamos em excesso.

Além disso, algumas atividades ainda requerem presenças físicas, e isso pode ser um problema para quem está seguindo à risca as recomendações de isolamento. Entretanto, um serviço de motoboy esporádico pode ajudar a resolver essas situações.


As propagações de notícias enganosas e ambientes com muitas discussões podem acabar piorando o período de isolamento. Pensando nisso, o ideal é usar com parcimônia as redes sociais e buscar apenas fontes confiáveis para encontrar as informações desejadas.


Pessoas que começaram a trabalhar em home office também tiveram que aprender a se adaptar. Muitas vezes, a falta de estrutura organizacional de uma empresa força as pessoas a trabalharem mais do que o necessário, ou se distraírem facilmente de suas rotinas.


Pensando nisso, o ideal é criar rotinas padronizadas em casa para manter um melhor controle sobre questões como o sono e o horário de trabalho. Qualquer excesso pode ser prejudicial, portanto, é importante cuidar da saúde mental nesse momento.


Alguns pequenos elementos têm feito uma mudança considerável na vida das pessoas.


A ideia de um aluguel de painel de led pode transformar um cômodo de sua casa em um restaurante ou outro local que reflita seus gostos antes do isolamento, criando uma experiência personalizada.

Para se distrair, muitas pessoas têm procurado um novo hobby ou atividade para conseguir encontrar o equilíbrio entre as obrigações e as atividades de interesse pessoal.


Esse tipo de atividade melhora consideravelmente a qualidade de vida, diminuindo o estresse de estar isolado e reduzindo a ansiedade e a tristeza.


Dentre os hobbies que as pessoas têm escolhido aplicar na quarentena, um dos mais interessantes é o de viajar sem sair de casa.


Viajando pelo mundo dentro de casa

Embora não seja a mesma sensação de fazer uma viagem, muitas ferramentas podem dar a você uma experiência similar a de conhecer um novo país.


Nesses períodos de quarentena, é ideal tentar fazer o melhor aproveitando essas situações, para conseguir passar o tempo de quarentena com tranquilidade.


1. Exposições online

Muitos dos museus no Brasil e no mundo abriram exposições online. Frequentando os sites de cada museu, é possível consumir o material e as obras de arte diretamente em seu computador.

Esse tipo de atividade permite o consumo de grandes obras de arte, artefatos milenares e conceitos de cultura com muito mais facilidade.


Uma vez que você sinta-se adaptado aos mecanismos de visualização, a sensação de estar em um museu pode ser sentida sem sair do conforto de sua casa.


Para um efeito visual melhor, feche sua persiana romana branca para adequar a iluminação e criar um clima para a visita no museu.


2. Conteúdo audiovisual

Existem diversos canais de TV e de plataformas virtuais que fazem diários de viagem, onde viajantes apresentam as experiências que eles tiveram quando estavam em outros países.

Consumir esse tipo de material te permite visualizar locais exóticos e que talvez te despertem a vontade de conhecer, além de poder se aprofundar em temas específicos de seu interesse, como:

  • Culinária;

  • Cultura;

  • Arquitetura;

  • Estilo de vida.

Na internet, é possível encontrar conteúdos para qualquer nicho de entretenimento nos mais variados países, oferecendo uma experiência singular.


3. Estude um idioma

Para melhor compreender uma cultura, é ideal conhecer seu idioma. O estudo de idiomas através da internet, seja por aplicativos de ensino ou aulas online com professores nativos, permite uma maior compreensão de um país e como as coisas são feitas por lá.


Você pode organizar sua agenda e praticar um pouco todo dia, aproveitando para aprimorar um idioma que você conhece ou aprender um novo do zero. Isso também te permitirá consumir mais conteúdos locais desses países, conseguindo receber mais experiências.


Utilizar bastões infláveis personalizados com dicas do idioma pode ser uma forma lúdica de praticar seu aprendizado.


4. Experimente comidas típicas

Existe uma série de sites com receitas de culinária tradicional de um país. Se você quiser ter uma experiência diferenciada, pode pedir os ingredientes de um prato especial e planejar uma noite temática.

Muitas cidades possuem também uma grande gama de restaurantes de comidas típicas, que podem ser pedidas por delivery.


Um experimento gastronômico pode te transportar para um novo país por algumas horas, melhorando sua experiência na cozinha durante o isolamento.


Você pode até mesmo fazer a impressão de cardápios para uma experiência mais completa.


5. Ouça conteúdos em áudio

A música pode ser uma experiência fantástica para te transportar para um outro lugar. Ouvir músicas típicas de um país cria um ambiente completamente diferente onde você estiver.


Procure os artistas mais conhecidos de uma determinada região, para conseguir absorver essa investida de uma forma mais adequada.


Algumas rádios locais possuem transmissão em todo o mundo, permitindo que você se sinta dentro de uma viagem ouvindo os locais.


Além disso, existem diversas opções de podcasts de viagem para você se informar melhor e conhecer destinos exóticos. Muitas vezes, um podcast pode até mesmo te incentivar a pensar em novos roteiros quando a pandemia chegar ao fim.


6. Leia livros

Os livros têm sido grandes aliados da humanidade em incentivar a imaginação. São eles que nos transportam para lugares incríveis, tanto através de histórias reais, quanto de ficção.


Com o apoio da tecnologia, uma tendência crescente é a dos e-books, livros eletrônicos que podem ser consumidos diretamente nos computadores, tablets ou smartphones.


Além de ser uma opção mais barata, os e-books podem ser acessados imediatamente, ao contrário dos livros físicos que podem demorar a chegar.


7. Converse com estrangeiros

Um dos maiores benefícios da internet é derrubar a distância entre as pessoas. Existem uma série de sites que criam pontes de relacionamento, permitindo que você conheça uma pessoa de cultura completamente diferente.


Esse tipo de engajamento também pode auxiliar a compreender melhor um idioma, uma vez que falar com uma pessoa nativa te dará muito mais segurança para conversar.


Enquanto não é possível partir para o mundo fisicamente, essas possibilidades podem ajudar bastante a quebrar a rotina e melhorar o astral durante esse período de isolamento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário
Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter