• Guia de Investimento

8 dicas de como organizar uma viagem de última hora


Fundo foto criado por freepik

Embora fosse o ideal, nem sempre temos tempo para planejar cada passo de uma viagem, seja por motivos profissionais ou pessoais, precisamos às vezes realizar uma viagem de última hora.


No entanto, isso não impede uma boa organização e planejamento, que fará com que sua experiência seja a melhor possível apesar do seu curto tempo.


Então se acomode, prepare sua mala de viagem, pegue um Envelope personalizado A4 e uma caneta e anote as dicas.


1- Saiba o destino de sua viagem

O primeiro passo é ter certeza para onde irá e a partir disso começar o seu planejamento.


Quando o local for estabelecido, será mais fácil pesquisar passagens mais baratas para a região, estadia mais em conta, pontos turísticos ou interessantes, e até mesmo locais para comer.


Os valores irão variar de acordo com a quantidade de tempo e dinheiro disponíveis para a viagem, mas ter um local decidido é um ótimo começo.


Caso tenha dúvidas sobre para onde viajar, utilizar mídias sociais ou folder de viagem podem ser alternativas excelentes para se inspirar e se interessar por locais nunca antes pensados para visitar.


Adquirindo assim, a motivação que faltava para se aventurar e colocar o pé na estrada.


2- Fuja da alta temporada

Viagens durante a alta temporada costumam ser mais difíceis de serem planejadas visto que o preço delas aumentam, podendo não entrar no orçamento previsto.


Se possível, evite o período de férias no início e fim de ano e feriados, dessa forma sua experiência será melhor, aumentando seu conforto durante o período.


Pode parecer que não, mas viajar 2 ou 3 dias antes de começar um feriado, por exemplo, pode ser a diferença entre uma experiência maravilhosa ou frustrante.


3- Planeje o essencial

Os pilares para uma viagem de sucesso estão na quantidade de tempo e dinheiro que se tem disponível para investir.


Supondo que a viagem durará 5 dias, é bom pesquisar na internet lugares para dormir e comer, buscando sempre uma proporção entre conforto x preço.


Uma boa dica é comprar um calendário com espaço para escrever, onde criará notas dos dias de viagem e quanto gastará em média por dia.


Pesquise bastante sobre as passagens antes de viajar, já que podem ser um fator essencial na sua tomada de decisão.


O tempo é mais importante do que o gasto? Talvez uma viagem de avião seja o ideal para ti. Prefere economizar no orçamento e demorar mais para chegar? Uma viagem de ônibus (dependendo para onde vá) é uma boa opção.


Muitas vezes comprar passagens de ida e volta saem mais em conta do que as comprar separadas. Portanto, independentemente da forma que decida viajar, o importante é pesquisar bastante qual é a mais vantajosa no momento.


Com um caderno e etiquetas adesivas personalizadas é possível catalogar todas as opções disponíveis e manter o fluxo organizacional da viagem, ajudando a focar e decidir o que é melhor.


Caso se interesse, pode assinar também um seguro de viagem, que nada mais é do que um seguro que o auxiliará caso algum imprevisto coberto por ele aconteça, como assistência médica.

Logicamente é muito mais barato não utilizar de seguro, mas nunca sabemos quando pode acontecer algo. Então, caso sinta que é necessário contratar um seguro, avalie seu orçamento e contrate.


4- Pesquise por Combos (Pacotes Promocionais)

Uma das maiores vantagens na hora de comprar passagens são os pacotes promocionais, onde, normalmente, incluem as passagens de ida e volta junto da hospedagem.


Essa opção é bastante válida justamente pela praticidade, sem contar que as agências de viagem têm uma certa quantidade de assentos reservados nas mais diversas datas, fazendo com que seja menos uma preocupação durante o planejamento.


Muitas das companhias têm pacotes onde oferecem até mesmo guias e pontos importantes do destino para melhorar sua experiência durante a viagem.


Caso a viagem não seja por motivos profissionais, é extremamente vantajoso pesquisar vários pacotes e promoções e (caso ainda não tenha decidido o seu destino) conseguir um preço ótimo.


5- Se atente as notificações de sites confiáveis

Buscadores de tarifas aéreas são sempre uma excelente opção para tentar dar aquela economizada na hora de comprar sua passagem.


Caso você queira esperar promoções ou descontos, alguns sites como Melhores Destinos, Google Flight, Decolar e Skyscanner podem te notificar sempre que houver alguma alteração no valor da passagem para o local de sua viagem.


Normalmente, as agências aéreas notificam quando seus assentos no voo não estão totalmente ocupados, oferecendo um desconto de última hora para ajudar a preencher todos os assentos (as mensagens são comuns de serem enviadas por SMS ou e-mail).


6 – Faça um roteiro de viagem

Verificar coisas com o clima, onde irá comer ou com o que irá gastar são questões essenciais na hora da viagem.


Um banner informativo sobre o local pode ajudar a decidir o que ou em qual ordem realizar as atividades da região, fazendo com que aproveite o máximo possível o tempo de viagem.


Abaixo tem uma pequena lista de coisas que devem ser levadas em conta ao planejar o roteiro.


  • Lugares para comer;

  • Supermercados para comprar mantimentos;

  • Agências bancárias locais para retirada de dinheiro se necessário;

  • Pontos de encontro social para lazer ou informações.

Quanto à alimentação durante a viagem, sempre é interessante pesquisar por locais de refeição coletiva.


Além de ajudar a diminuir o valor final do orçamento, caso seja de interesse, sempre tem várias pessoas com quem conversar, muitas talvez realizando viagens a lazer e quem sabe, um possível novo conhecido ou amigo com quem se divertir.


Saber a localização de supermercados próximos pode economizar seu tempo e esforço quando viajar.


Produtos de higiene pessoal atacados, produtos de limpeza ou até mesmo mantimentos podem facilmente ser encontrados nesses estabelecimentos.


Um bom conhecimento destes locais pode ser o ponto chave para a otimização do seu tempo durante a viagem, auxiliando a visitá-los menos vezes do que o necessário.


Essas informações todas podem ser encontradas na internet por meio de sites e fóruns ou até mesmo, em pontos de encontro sociais conforme descrito anteriormente.


Saber onde está localizada sua agência bancária mais próxima a sua estadia pode também otimizar o seu tempo, fazendo com que retire dinheiro de forma rápida e eficaz caso assim seja necessário.


Com a tecnologia atual, pagamos tudo via cartão ou online, mas sempre é bom saber onde tem um caixa eletrônico mais próximo caso ocorram imprevistos. Melhor prevenir do que remediar.


7- Alugar a bagagem é uma opção

Os diversos afazeres a serem realizados antes de uma viagem podem acabar fazendo com que nos esqueçamos de um dos pontos mais importantes da viagem: as bagagens.


Arrumar as malas em cima da hora pode ser uma frustração caso não seja feito com o devido preparo, já que muitas delas precisam estar de acordo com regras pré-estabelecidas por companhias aéreas e devem continuar atendendo às suas necessidades.


Saiba que existem serviços de aluguel de bagagens. Na internet é possível contratar esses serviços de forma prática e simples, decidindo o tamanho da mala e o tempo que utilizará o serviço, economizando dinheiro e espaço.


Caso não costume viajar muito, o serviço de aluguel pode ser muito interessante, já que não sabe quando viajará novamente e se conseguirá realizar os cuidados necessários para manter a mala em bom estado.


E também que para quando viajar novamente não tenha que comprar outra mala. Avalie e escolha o que for mais vantajoso.


8 – Compare os gastos antes da próxima viagem

Por fim, porém, não menos importante, é extremamente válido guardar as anotações de orçamento e planejamento para quando realizar uma próxima viagem saber se gastou demais ou se faltou investir mais tempo ou dinheiro.


A experiência possibilitará ter maior afinidade e sensibilidade para a próxima viagem, auxiliando em uma pesquisa melhor ou até mais eficaz do que a anterior, prevenindo diversos imprevistos que uma viagem possa ter.


Uma dica bastante útil é comprar ou fazer um talão de orçamento personalizado, onde qualquer gasto durante a viagem é anotado, e ao final, comprar qual foi o planejado e qual foi o gasto real.


Caso a viagem seja por motivos profissionais, essa dica auxilia a verificar quais os gastos extras da viagens, servindo como uma espécie de recibo ou estudo de campo para o gasto padrão daquela região (caso venha a voltar para o mesmo lugar novamente).

Portanto, já decidiu para onde irá se aventurar? Essas foram algumas dicas para realizar uma viagem de última hora.


Pode utilizar também para planejar viagens mais longas, mas tudo dependerá do tempo que tem disponível para se organizar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Reserve sua viagem aqui:

Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para comercial@quemvaiequemfica.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
Está se sentindo generoso e quer me mandar um pix? juliaorige@gmail.com

Dicas de viagem em destaque:

4.png

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited
amazon prime
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu