• Guia de Investimento

Ano novo: o que fazer e aonde ir além da praia



O final de ano está se aproximando, e com ele as comemorações de Natal e ano novo, que desta vez, serão um pouco atípicas, afinal, celebrações com grandes aglomerações ainda estão restritas devido a pandemia do novo coronavírus.


Apesar de todas as dificuldades, é preciso dar as boas-vindas ao ano de 2021, afinal, ele promete a tão esperada vacina e é o ano em que as pessoas vão colocar em prática diversos planos que não conseguiram realizar em 2020.


Casamentos, viagens internacionais, filhos, dentre outros objetivos, são aguardados pelo novo ano para se tornarem realidade. Portanto, é o momento de comemorar - com cautela - a chegada de um ano que todos esperam com ansiedade.


Só que muita gente está com dúvida de como proceder, tendo em vista a necessidade do distanciamento ou, pelo menos, de evitar aglomerações. Quem viaja tem ainda mais dúvidas, afinal, o destino comum de praias deve ser evitado.


É o momento de inovar e criar novas maneiras de comemorar o fim dessa época tão complicada para todos. Por isso, neste artigo, vamos dar dicas para as festas e viagens de fim de ano. Acompanhe!


2020: o ano que marcou história

O ano de 2020 marcou a história da humanidade, afinal, a pandemia do Covid-19 nos obrigou a mudar nossos comportamentos e rotinas, tendo que nos adaptar ao novo normal.


O dia a dia mudou, passamos meses sem poder ir a um restaurante, ir a um cinema ou fazer quaisquer atividades que gostamos ou precisamos realizar, como trabalhar.


O trabalho sofreu mudanças drásticas e empresas de diversos setores, como fabricantes de porta algodão rolete, tiveram de adotar o modelo home office, rotatividade de funcionários, adiantamento de férias, entre outros meios.


O objetivo era afastar as pessoas para evitar o contágio em massa que sobrecarregaram o sistema de saúde público e privado.


Adotamos o uso de máscaras e o álcool gel nunca foi tão essencial em nossas vidas. Começamos a entender a importância de abandonar velhos costumes, como fumar e viver uma vida sedentária.

As pessoas entenderam a necessidade de uma alimentação melhor e hábitos de vida mais saudáveis, para reforçar o seu bem mais precioso: a imunidade.


Contudo, o fim de ano vem se aproximando, e com ele as festas que todo mundo gosta. Mesmo em meio a tantas dificuldades, não podemos deixar a comemoração passar em branco, afinal, é o marco da finalização de um ano tão difícil.


Seguindo alguns cuidados, é possível fazer uma comemoração agradável para esperar 2021, quando finalmente poderemos voltar, aos poucos, a comemorar em grande estilo, usando pulseira de tecido para eventos e muito mais.


Dicas para comemorar o fim de ano

As festas de fim de ano como o Natal, mas, principalmente, o Ano Novo, são sinônimos de reunir a família e realizar viagens. No entanto, com a pandemia ainda na ativa, algumas dicas para quem vai ficar em casa são:


1 - Preparar uma ceia em família

Pedir comida nessa época pode custar mais caro e soa muito impessoal. Que tal preparar uma ceia gostosa, saudável e que vai marcar esse momento de maneira muito positiva?


O ideal é preparar pratos que todos gostam, mas que não é comum comer no decorrer do ano, tais como:

  • Lagosta;

  • Leitão;

  • Peru;

  • Bacalhau.

Além desses pratos principais, organize alguns aperitivos, como iscas de azeitona, presunto e queijo, salgadinhos ou então amendoim. Elas são ideais para quem tem crianças que sentem fome mais cedo

.

2 - Fazer sobremesas

Muitas receitas deliciosas de sobremesa podem ser incluídas nessa noite especial, como um bolo recheado com uma colher de chocolate, tortas, comidas típicas e, claro, o famoso pavê.


Ideias simples também são muito bem-vindas, como espetinhos de marshmallow, além de não se esquecer das bebidas. Sucos, água e refrigerante são os mais pedidos.


O champanhe é para o final da festa, mas algumas pessoas também apreciam um bom vinho e uma cerveja. O ideal é contar com tudo o que o pessoal da sua casa gosta.


3 - Garanta a diversão

O Ano Novo também pode ser muito divertido em casa, reunindo apenas a família. Uma boa ideia são os jogos, como os de tabuleiro, baralhos e até vídeo-game.


Uma sessão de cinema para as crianças enquanto a ceia não fica pronta ou enquanto o horário da meia-noite não chega também ajuda a distraí-las.


Outra atividade que distrai a todos é ver vídeos e fotos antigas de família. Recordar é viver, e vai te ajudar a começar 2021 com o pé direito.


Todas essas atividades, entre diversas outras, podem ser acompanhadas por um vinho tinto suave bom, que vai ajudar a descontrair e a esperar o ano bem relaxado.


4 - Usar roupas elegantes

Não é porque você vai passar o fim de ano em casa que precisa fazer isso de pijama, certo? Compre uma roupa nova ou vista a sua melhor peça, e avise para todos em casa fazer o mesmo.

Além disso, aproveite para tirar fotos e registrar esse momento.


5 - Deixar o ambiente preparado

Decore a sua casa para a chegada de 2021 com balões presos no teto e nas paredes. Você também pode comprar bexigas metalizadas com o número do ano que se aproxima e pendurar na parede atrás da mesa da ceia.


A festa pode ser temática, como uma festa à fantasia, e você ainda pode contar com a presença de seus amigos em uma reunião virtual. Assim, eles participam da sua festa e você, da festa deles.


É uma maneira de tornar o ambiente mais festivo e animar as pessoas que moram com você, afinal, muitas gostariam de ter ido viajar.


Por falar nisso, no tópico a seguir, vamos dar dicas de lugares calmos para quem realmente não quer comemorar a chegada de 2021 em casa.


Dicas para quem vai viajar

Viajar em 2020 não está sendo muito recomendado, mas mesmo podendo ficar em casa e fazer uma reunião deliciosa com petit four com goiabada, algumas pessoas precisam realizar uma viagem.


Se este é o seu caso, evite os destinos mais lotados e tradicionais, como as praias. A aglomeração nesses espaços é inevitável, e você vai acabar se expondo. O Brasil é um país bonito por natureza e você pode viajar preferindo cidades como:


1 - Campos do Jordão – SP

Campos do Jordão é uma cidade do interior de São Paulo, conhecida por suas paisagens naturais, restaurantes que reúnem as mais variadas gastronomias, hotéis e pousadas aconchegantes e, claro, por seu clima frio.


As temperaturas podem chegar a 0° em meses como junho e julho, mas a cidade não deixa de ser maravilhosa em dezembro e janeiro.


É o momento ideal para visitar pontos turísticos como o Parque Estadual Horto Florestal, passear de teleférico no Morro do Elefante e muito mais.


2 - Gramado – RS

O sul do país é uma região famosa por suas belezas e por oferecer tudo o que uma pessoa precisa, como produtoras de eventos em curitiba.


No Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado é a que mais atrai turistas no final do ano, por conta do tradicional Natal de Luz. Mas no Ano Novo, as coisas estão mais calmas por lá.


Quem vai passear em Gramado conhece de perto a arquitetura europeia, uma de suas principais características. Ela é influenciada, principalmente, pela arquitetura alemã, uma vez que este estado foi predominantemente colonizado pelos povos germânicos.


3 - Petrópolis – RJ

Petrópolis é considerada uma joia no estado do Rio de Janeiro, uma cidade pequena, porém completa, com estabelecimentos de diversos tipos, como buffet para aniversário infantil.


Quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil Império vai encontrar nessa cidade a lembrança imperial mais rica do país.


A cidade foi o lar de D. Pedro II, e ainda conserva ares aristocráticos por conta dos casarões e o antigo palácio da família real brasileira.


Os admiradores de cerveja podem aproveitar para fazer uma rota cervejeira e apreciar essa bebida na cidade que mais reúne cervejarias.


4 - Ouro Preto – MG

Já Ouro Preto é uma cidade do interior de Minas Gerais e foi a primeira cidade brasileira a ser declarada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.


Possui arquitetura única e ladeiras que encantam seus visitantes. Lá também podemos encontrar estúdios de música, mas o fato é que não tem como não se encantar com essa cidade que foi palco da Inconfidência Mineira.


Quem é fascinado pela história de Tiradentes precisa conhecer Ouro Preto, um destino calmo e tranquilo para começar 2021 cheio de cultura e descobrindo o verdadeiro valor do Brasil.


Conclusão

A chegada do ano novo vem acompanhada com a oportunidade de fazer diferente, não é mesmo? Não importa se você vai viajar ou ficar em casa, aproveite nossas dicas e comece 2021 com tudo.


Independentemente da sua escolha, passe a virada com o sentimento de gratidão por poder ter a oportunidade de celebrar mais um ano!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.