• Guia de Investimento

Blog de viagem: 4 dicas para criar conteúdos de sucesso


blog de viagem
Foto Freepik

Ter um blog de viagem é o objetivo de diversas pessoas que querem viver daquilo que mais amam: viajar. Mas também é um trabalho muito compensador para quem tem habilidade para escrever. Então, se você gosta de ambas as coisas, está no caminho certo.


O blog pode ser um hobby ou um diário onde você registra tudo aquilo de interessante que lhe vier à mente. Se você der uma olhada na internet, vai encontrar blogs destinados a vários tipos de assunto, desde culinária até tutoriais, e por aí vai.


Dentre os que mais se destacam estão aqueles que se dedicam a falar sobre viagens. São pessoas que conhecem vários lugares do mundo e que contam sobre suas experiências.


Para quem ama viajar é o melhor lugar para encontrar dicas, sugestões e impressões verdadeiras que os blogueiros tiveram acerca de suas jornadas no geral.


Se você é um viajante que está sempre conhecendo novos destinos, pode colocar tudo isso na web e conquistar uma renda extra que pode se transformar em sua principal fonte de recursos.


Por isso, neste artigo, vamos mostrar os benefícios do blog de viagem e dar dicas para você criar bons conteúdos. Continue a leitura!


Afinal, o que é ser blogueiro?

Há anos, o blogueiro era apenas alguém que escrevia em um blog sobre algum assunto que gostava, e a página ficava lá, para quem quisesse ler, sem muitas finalidades.


Hoje em dia, devido à popularização de outras plataformas, como as redes sociais, ser blogueiro ganhou um novo significado. São pessoas que produzem conteúdos direcionados a um determinado público, e que ainda lucram com isso.


Todas as publicações são compartilhadas em outras plataformas, como o Instagram e o Facebook, e eles possuem determinado segmento, como:

  • Moda;

  • Maquiagem e beleza;

  • Literatura;

  • Viagens;

  • Entre muitos outros.

Muitos outros assuntos podem ser abordados, inclusive, empresas como uma de entrega de documento precisam ter um blog justamente para compartilhar assuntos relacionados aos interesses de seu público-alvo.


Em linhas gerais, ter um blog era muito mais um hobby do que uma profissão, pois não havia tanto retorno financeiro. Contudo, isso mudou, e hoje em dia muitas pessoas vivem de seus blogs e fazem parcerias com marcas famosas para ganhar maior visibilidade.


No entanto, para viver dessa profissão, é necessário conquistar seguidores, leitores e inscritos, e quanto maior for o seu público, maior será o seu alcance. Existem blogueiros que possuem milhões de leitores e ganham somas impressionantes de dinheiro.


Entretanto, eles precisam acompanhar as tendências e pesquisar muito sobre o seu segmento. Além disso, ainda precisam interagir com a audiência, respondendo mensagens e comentários dos seguidores.

Os blogueiros também firmam parcerias, testam produtos, produzem conteúdos publicitários e tudo isso garante um bom retorno financeiro.


Como falamos, é possível abordar os mais variados assuntos, dando dicas de decoração e mostrando como usar um espelho decorativo grande em algum ambiente de uma residência, por exemplo.


Um dos segmentos mais em alta atualmente são os blogs sobre viagens, e os blogueiros que se dedicam a eles têm muitas vantagens. Para conferir quais são, leia o próximo tópico.


Vantagens do blog de viagens

Ter o seu próprio blog é sinônimo de diversas vantagens, principalmente quando o assunto é viajar, um segmento muito em alta nos dias atuais.


É a oportunidade perfeita de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, e cada destino se torna uma inspiração para você produzir seus conteúdos.


Independentemente de onde você esteja, só vai precisar do seu computador, conexão com a internet e uma boa câmera fotográfica para registrar os lugares por onde passar e rechear o blog com boas imagens.


Outra vantagem é poder ajudar as pessoas, e é exatamente por isso que empresas de diversos setores também investem nesse canal.


Hoje em dia, a internet se tornou a principal fonte para esclarecer dúvidas sobre todo tipo de assunto. Por exemplo, uma pessoa que está procurando aula de canto iniciante, pode encontrar dicas de técnicas para praticar em casa.


Em um blog de viagem, você pode dar dicas de melhores destinos para visitar em determinada época do ano, dar a sua opinião sobre as hospedagens pelas quais passar, falar sobre a cultura de países e cidades, dentre outras possibilidades.


Seu blog se transforma em um verdadeiro alicerce para essas pessoas e garantir que elas tenham boas experiências.


Consequentemente, você será mais reconhecido, visto que ajuda as pessoas naquilo que elas precisam no momento.


Isso ajuda você a avançar em outros projetos, como por exemplo, ao firmar colaborações com hotéis, companhias aéreas, agências de turismo, entre outras empresas.


Para quem gosta de se comunicar é a melhor oportunidade de falar com pessoas do mundo todo. No marketing digital, quando uma fabricante de estacao de trabalho com divisoria tem um blog, ela alcança clientes em vários lugares.


A mesma situação se aplica aos blogueiros, que por meio desse canal têm a oportunidade de fazer amigos e aumentar a sua rede de contatos com pessoas que podem ser verdadeiras parceiras em seus projetos.


Por fim, ter um blog de viagem é abrir as portas para um futuro promissor, uma vez que você sempre estará em contato com pessoas, lugares e culturas diferentes.


Esse progresso é irreversível e te ajuda a crescer tanto como profissional quanto como pessoa, amadurecendo em vários sentidos e estando mais preparado para várias situações.


No entanto, todas essas vantagens só vão chegar até você se souber criar conteúdos de qualidade.


Criando conteúdos para o blog de viagem

Um blog é certamente fonte de informação, então os visitantes vão acessá-lo porque desejam consumir conteúdos de qualidade.


Pense, por exemplo, na premissa do marketing de conteúdo, que tem como objetivo fazer com que uma empresa, como uma que faça conserto de celular, leve informações valiosas ao seu público-alvo.


Com seu blog não será diferente, logo, se as publicações não forem relevantes, ricas e criativas, sua audiência vai desistir dele. Para criar conteúdos de valor durante um período de viagem, siga as seguintes dicas:


1. Defina a persona do blog

Para elaborar a persona do seu blog, pense no tipo de viajante que você é ou gostaria de ser. Por exemplo, existem