• Guia de Investimento

Campos do Jordão: é uma boa opção para o inverno?


Ir para Campos do Jordão no inverno é uma viagem que muitas pessoas gostariam ou pretendem realizar. Na verdade, essa cidade é um ótimo destino para conhecer durante qualquer época do ano, mas sem dúvidas, ela é muito mais procurada no inverno.


Isso porque o frio deixa a cidade mais charmosa, valorizando ainda mais seus pontos turísticos, como o centro da Vila Capivari.


Conhecido como a Suíça brasileira, em Campos do Jordão os turistas podem encontrar atrativos o ano inteiro, como turismo de aventura ou um lugar bem tranquilo para descansar.


Sem contar que possui preços mais convidativos, tanto em seus restaurantes como em lindas pousadas e hotéis, fora da estação mais fria.


Inclusive, se você quer visitar a cidade no verão, ainda assim vai encontrar temperaturas bem amenas, em torno dos 25º C.


No outono, as temperaturas são um pouco mais baixas, o que favorece passeios que permitam conhecer lindas paisagens naturais.


Contudo, é o inverno que aumenta o turismo na cidade, e isso não é à toa. Se você quer conhecer um pedaço da Europa sem sair do Brasil, Campos do Jordão é o melhor destino.


Neste artigo, vamos dar algumas dicas para organizar uma viagem, bem como apresentar algumas razões para você visitar Campos do Jordão no inverno. Por isso, se ficou interessado(a), é só seguir adiante na leitura!


Dicas para organizar uma viagem

Já que o assunto é viajar, nada mais justo do que começar este texto dando algumas dicas para planejar uma viagem incrível.


Essa etapa envolve um planejamento muito gostoso, mas, antes disso, primeiro é necessário verificar o seu orçamento.


Mesmo que você tenha dinheiro para comprar as passagens e pagar uma estadia, existem outros fatores que demandam gastos.


Por exemplo, quem vai de carro precisa providenciar a revisão do veículo e garantir que ele esteja bem higienizado com uma lavagem e limpeza de bancos automotivos.


Além do mais, tanto em Campos do Jordão quanto em qualquer outro lugar, você vai querer visitar alguns lugares e precisa se alimentar. Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis antes de fazer as malas.


Agora, se você fez as contas e percebeu que o orçamento está em ordem, pode passar para a próxima etapa, que é comprar as passagens.


Independentemente de qual seja o seu destino, saiba que as passagens podem ficar mais caras em algumas épocas do ano, como em períodos de alta temporada.


Se você tem milhas, utilize-as para baratear os custos e fique de olho em promoções. Agora, se vai viajar de ônibus, é interessante pesquisar preços com calma e escolher datas e horários que atendam às suas necessidades e as de quem vai te acompanhar.


Por falar nisso, escolha as datas com calma, para que você possa planejar tudo o que precisa até lá. O ideal para destinos nacionais, como Campos do Jordão, é que tudo seja planejado com, pelo menos, 2 meses de antecedência.


Assim, você pode pensar nas passagens e também na sua bagagem. Além de precisar de produtos de higiene pessoal atacado, os turistas com destino a lugares mais frios precisam providenciar agasalhos adequados.


Feito isso, é o momento de reservar sua hospedagem. Você pode escolher entre diversas opções, como por exemplo, os tradicionais hotéis são indicados para quem vai viajar em menor número de pessoas, como um casal sozinho ou com até duas crianças.


Trata-se de uma hospedagem confortável em que você não precisa se preocupar com nada, como arrumar o quarto ou preparar suas refeições. Contudo, ela é um pouco mais cara.


Já para quem está indo viajar com um grupo de amigos ou é uma família maior, pode optar por alugar imóveis para temporada.


Esse tipo de acomodação permite escolher casas e apartamentos do tamanho que você quiser, com ou sem paisagismo e jardinagem e em boas localizações.


O preço é mais acessível, mas a limpeza e o preparo das refeições ficam inteiramente sob sua responsabilidade.


Depois de comprar as passagens e reservar a hospedagem, chegou o momento de elaborar um belo roteiro com passeios e visitas a pontos turísticos, museus e eventos.


Inclua no roteiro os lugares mais famosos de seu destino e algum evento que queira participar. Não se esqueça de reservar, pelo menos, um ou dois dias livres para fazer compras e improvisar, o que deixará a viagem ainda mais emocionante.


No entanto, antes de fazer tudo isso que mostramos aqui, você precisa escolher um destino, e se você está lendo este texto, provavelmente está pensando em Campos do Jordão.


Por isso, no próximo tópico, vamos dar algumas razões para você visitar nossa Suíça brasileira.


Por que visitar Campos do Jordão?

Campos do Jordão fica no interior de São Paulo e é uma belíssima cidade, que agrada a todos que a visitam. Com 1628 metros de altitude, trata-se do núcleo urbano mais alto do Brasil, o que também lhe garante lindas paisagens.


Então, pegar a sua sacola ecologica personalizada e passear pela cidade, vai permitir que você possa aproveitar ao máximo as atrações do lugar.


Um deles é sua arquitetura tipicamente europeia que traz um charme único a este destino. Então, se você quer se beneficiar deste momento, a dica é ir logo no início ou no fim do inverno.


Outro benefício é sua gastronomia, que mistura a culinária europeia com a brasileira, permitindo que os visitantes provem pratos de dar água na boca.


O lazer é outro grande benefício e garante atividades para toda a família. Um deles é o Parque Tarundu, que conta com atrações como:

  • Pista de patinação no gelo;

  • Tirolesa;

  • Paintball;

  • Passeios a cavalo;

  • Arborismo;

  • Arco e flecha.

Quem gosta de conhecer um pouco sobre a história dos locais que visita, pode anotar em sua agenda personalizada com nome lindos locais que conhecer com o passeio de bonde.


Campos de Jordão é uma cidade muito procurada durante o inverno por conta de sua temperatura, que durante os dias mais frios chega a 5º C, podendo, eventualmente, ficar ainda mais baixa.


As máximas chegam aos 18º C, e dificilmente os termômetros ultrapassam essa marca no inverno. Ou seja, quem gosta do frio e quer ficar um pouco mais perto da Europa, tem nessa cidade o destino perfeito.


Em meses como agosto e setembro, o clima continua baixo, alcançando a máxima de 20º C, não muito diferente do clima no inverno.


Além desse tipo de clima, a cidade promove eventos, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Nele, os visitantes podem apreciar música erudita brasileira. O festival acontece todo mês de julho.


Outro evento muito conhecido no inverno e que está incluído em todo folder turístico é o Festival de Cerejeiras, ideal para quem gosta de apreciar as cores da natureza. As festas são realizadas todos os finais de semana de julho e agosto.


O inverno ainda é o período ideal para aproveitar as belezas naturais da cidade. Exemplos disso são as montanhas de Campos do Jordão, que juntamente com a arquitetura, deram à cidade o título de Suíça Brasileira.


Também é o melhor período para carregar uma pasta com bolsa interna e conhecer o Parque Amantikir, um dos mais famosos por lá.


Nele, os turistas podem visitar um labirinto verde e lindos mirantes formados por mais de 26 jardins com mais de 700 espécies de plantas.


Campos do Jordão também é um destino romântico, perfeito para casais em lua de mel. É o melhor destino para curtir um friozinho junto a uma lareira, acompanhado de uma boa taça de vinho.


Além do mais, a temperatura unida às paisagens, arquitetura e gastronomia cria o clima perfeito para aproveitar o tempo a dois.


Além de todos esses benefícios, existem muitas outras razões para visitar essa linda cidade, como a oportunidade de provar comidas típicas ou opções para paladares mais sofisticados.


Ademais, você pode pesquisar em seu notebook novo os melhores restaurantes de comida alemã, muito comuns em Campos do Jordão.


Por fim, para os amantes do chocolate, é possível visitar a Fábrica de Chocolate Araucária, que também é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.



Você não precisa viajar apenas no verão para se divertir no Brasil, durante o inverno é possível passear por cidades incríveis como Campos do Jordão.


Para quem está se preparando para conhecer a Europa, passar um período nessa cidade brasileira no inverno pode te preparar para encarar temperaturas mais baixas quando for para o exterior.


Esse treinamento é coroado com paisagens lindíssimas e passeios que ficarão guardados na sua memória para sempre.


Independentemente de qual seja a sua intenção, visitar a Suíça brasileira certamente vai valer muito a pena e você vai querer voltar mais vezes para apreciar tudo novamente!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Posts Relacionados

Ver tudo