• Guia de Investimento

Como ganhar dinheiro sendo digital influencer no Instagram?


como ganhar dinheiro sendo digital influencer

O digital influencer (ou influenciador digital) é uma pessoa de destaque nas redes sociais, que possui um número considerável de seguidores. Eles são mais comuns no Instagram, e muitos possuem uma carreira de sucesso e bastante rentável.

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo e, no Brasil, ele ocupa as primeiras posições no quesito popularidade com o Facebook, YouTube e WhatsApp.

Não só pessoas fazem o uso dessa plataforma, como também as marcas já perceberam o quanto ela é um excelente canal para divulgar e promover produtos e serviços.

Para chegar a esse objetivo, as empresas contam com o apoio dos digital influencers, que influenciam a opinião de seus seguidores, divulgando as soluções oferecidas pelas marcas.

Eles podem ser remunerados para fazer essa divulgação, dentre outras possibilidades. Ou seja, seguir essa nova “profissão” é uma maneira de ganhar dinheiro e muitas pessoas querem saber como.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é um digital influencer, os benefícios de ser um, quais as características de um influenciador de sucesso e como ganhar dinheiro no Instagram.

Então, se você também almeja conquistar seus seguidores e seguir essa carreira nas redes sociais, confira este conteúdo que preparamos.

Afinal, o que é digital influencer?

Antes de saber o que é ser um influenciador, é interessante entender o que é o Instagram, que trata-se de uma rede social cujo objetivo é o compartilhamento de fotos e vídeos.

Cada vez que um usuário publica uma foto nessa plataforma, ela também pode ser veiculada em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

As pessoas que recebem as atualizações, como de uma fabricante de troféu de acrílico para personalizar, são chamadas de seguidores.

Essa rede social surgiu em outubro de 2010, a princípio, somente para os aparelhos iOS. Posteriormente, ela foi disponibilizada para o sistema operacional Android e, atualmente, ela é usada por bilhões de pessoas no mundo.

Com isso, foram surgindo os digital influencers, pessoas que conquistaram um grande número de seguidores e, como o próprio nome já diz, influenciam a decisão de compra das pessoas que os seguem.

Muitos aproveitaram essa plataforma para lucrar, o fez com que crescesse exponencialmente o que hoje conhecemos como “Marketing de Influência”.

Trata-se de empresas, como uma gráfica que faz panfleto inauguração, que investem em ações com esses usuários de destaque para incentivar a compra de seus produtos e serviços.

Com tantos usuários ativos por mês, sendo que milhões acessam a rede social diariamente, o Instagram se tornou uma enorme vitrine online.

Os influenciadores surgiram junto com a evolução no comportamento de consumo, tanto de informação quanto de produtos e serviços em si. Hoje em dia, esse usuário pode obter uma renda sólida por meio do Instagram.

Benefícios de ser um influenciador digital

Assim como em muitas profissões, como no caso das pessoas que desenvolvem banner de loja, ser um influenciador tem suas vantagens. São elas:

1 - Maior mobilidade

Podemos dizer que o trabalho do influenciador é remoto. Ele pode se conectar de qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter um celular ou um computador.

Então, as pessoas que trabalham com isso não precisam ficar presas em um único lugar, o que garante mais mobilidade e oportunidade de explorar diferentes cenários.

2 - Agenda flexível

Como dissemos no tópico anterior, a maior parte desse trabalho pode ser feita de qualquer lugar e a qualquer momento. Com isso, o digital influencer tem mais liberdade para organizar sua agenda pessoal e profissional, que diz respeito a atividades como:

  • Estudos;

  • Reuniões;

  • Viagens;

  • Cuidados com a saúde;

  • Entre outros.

No entanto, é preciso estar atento a essa liberdade, visto que é necessário manter a produção de conteúdo para conquistar uma audiência sempre engajada.

3 - Liberdade editorial

Os influenciadores podem produzir conteúdos acerca de assuntos de seu interesse. Então, podem se apegar ao tema principal do seu perfil no Instagram, sem se limitar a tempo, estilo e outras características.

Essa liberdade só se restringe quando eles fazem uma parceria com alguma marca. Por exemplo, se forem contratados por uma fabricante de flyer digital, precisam manter o foco na propaganda desse produto.

4 - Oportunidades de experiências

Os digital influencers são muito procurados por marcas dos mais diferentes produtos e serviços, para convencer seu público acerca de suas decisões de compra.

Além do cachê, eles têm acesso a outras vantagens, como viagens, participação em eventos e, claro, produtos. Para quem está começando agora nesse mercado, é muito vantajoso trocar os seus serviços por produtos ou serviços dos anunciantes.

Características de um bom influencer

Existem algumas ações que devem ser praticadas por quem deseja ser um influenciador digital de sucesso. É dessa forma que você vai atrair os olhares dos seguidores e também das marcas.

Em primeiro lugar, é importante criar conteúdo de qualidade, ou seja, mesmo que você publique dezenas de fotos durante a semana, elas não serão atraentes se não tiverem uma boa qualidade.

Portanto, tenha foco nesse aspecto para que as pessoas se interessem pelos seus conteúdos. Uma dica é aprender a editar as fotos, para que elas tenham uma qualidade superior.

Da mesma maneira, é importante conhecer bem as ferramentas do Instagram, assim como faz uma empresa de motoboy, para que você possa aproveitar todas as suas funcionalidades.

Para começar com o pé direito nessa carreira, crie seu próprio mídia kit e mostre-o a um profissional. Trata-se de um documento que resume de maneira clara todo o seu potencial como influenciador, baseado em dados, para atrair anunciantes.

Também é essencial conhecer bem o seu público. Por exemplo, é fundamental saber do que eles gostam, quais são seus desejos, curiosidades e até mesmo suas necessidades.

Com isso, fica mais fácil trabalhar em cima de pautas que sejam do interesse deles, mantendo seu engajamento e atraindo um número maior de seguidores.

Além do mais, publique seus conteúdos com uma frequência planejada, é dessa forma que você prende a atenção de quem te segue e consegue ganhar dinheiro no Instagram.

Para aprender um pouco mais sobre essa frequência, você pode seguir alguns influenciadores e observar os dias e horários em que costumam publicar. Ainda, é interessante observar aqueles voltados para nichos parecidos com o seu.

Como monetizar com o Instagram?

Fazer parcerias com empresas, como clínicas de estética que fazem microagulhamento no rosto é uma maneira de ganhar dinheiro no Instagram. Contudo, existem algumas práticas que também são essenciais, como:

Ser embaixador de uma marca

É mais vantajoso para as marcas manterem uma relação duradoura com quem possui muitos seguidores. Por isso, muitas pagam os influencers para terem a imagem dele vinculada aos seus produtos e serviços.

Nesse caso, o profissional deve fazer postagens em seu perfil sobre a marca e estar presente em lançamentos e eventos.

Posts e stories patrocinados

Esses conteúdos são a principal fonte de renda na plataforma e já são utilizados há um bom tempo para monetizar blogs.

É possível publicar conteúdos patrocinados mesmo que você não tenha muitos seguidores. Isso porque algumas plataformas permitem o contato entre marcas e influenciadores, mesmo os que têm poucos seguidores.

Não adianta comprar seguidores, pois o que importa para as empresas, como um restaurante de marmita congelada para semana, é a interação genuína do seu público.

Promover produto como afiliado

Trata-se da promoção de produtos ou serviços de terceiros, em que o influenciador ganha uma comissão toda vez que uma venda for realizada.

Para fazer uso dessa estratégia, é necessário encontrar empresas que ofereçam soluções interessantes para o seu público ou que estejam relacionadas ao seu estilo de perfil, portanto, seus conteúdos.

Você pode alugar uma sala comercial por hora para produzir suas fotos e vídeos e publicá-los normalmente. Entre uma publicação e outra, pode recomendar suas soluções por meio de um link de afiliado.

Toda vez que um seguidor clicar no seu link e efetuar uma compra, você receberá uma comissão.

Promover os próprios produtos e serviços

Todas as marcas famosas que conhecemos hoje usam o Instagram para promoverem seus produtos e serviços, e os influenciadores podem fazer o mesmo.

Use seus conteúdos para mostrar aos seguidores suas habilidades como profissional, ganhando credibilidade e se aproximando cada vez mais deles. Assim, você aumenta a disponibilidade de compra dessas pessoas.

Mesmo que não seja uma fonte de renda direta pelo Instagram, essa prática é uma excelente oportunidade de atrair um público ativo e ainda aumentar as suas vendas.

Conclusão

Muitas pessoas sonham em ganhar dinheiro fazendo o que gostam e a carreira de influenciador pode ser a oportunidade que você estava esperando.

Com as dicas que demos aqui, vai ser mais fácil usar o Instagram a seu favor, conquistando um público grande e engajado, ao mesmo tempo em que tem a oportunidade de trabalhar com grandes marcas do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Posts Relacionados

Ver tudo