Buscar
  • Guia de Investimento

Como poupar para realizar uma viagem internacional?



Fazer uma viagem internacional é o desejo de grande parte das pessoas. No entanto, muitos acreditam que nunca vão alcançar essa realização, devido ao alto valor de investimento, como o custo das passagens e o preço do câmbio.


Mas, ao contrário do que se pensa, é possível sim juntar o dinheiro necessário para fazer a viagem dos sonhos e ter ótimas experiências no exterior.


Na busca por uma renda extra, vale tudo: desde cortar alguns gastos, até procurar outras maneiras de ganhar um dinheiro extra.


É justamente sobre isso que o artigo irá tratar. Por isso, acompanhe a leitura e conheça algumas dicas de como poupar para realizar uma viagem internacional.


1 - Comece fazendo um planejamento antecipado

O primeiro passo para juntar dinheiro para a sua viagem internacional é começar com um planejamento detalhado. Você vai precisar escolher o destino, bem como se concentrar em quanto tempo tem disponível para ter em mãos a quantia necessária.


Uma dica é ter um calendário com espaço para escrever. Assim, você pode escrever em dias específicos alguns dos seus principais objetivos e já começar a se preparar.


O planejamento também envolve muita pesquisa. Então, esteja preparado(a) para sempre ter ao lado uma ferramenta de busca. Afinal de contas, não dá para embarcar em uma viagem, sem ter informações suficientes sobre o destino.


Quanto antes você começar o planejamento, melhor. Inclusive, dependendo do destino da viagem, você pode ter o tempo necessário para procurar o ensino de uma bilíngue escola e, assim, saber se comunicar com muito mais facilidade em outro país.


Hoje em dia, a internet é uma grande aliada para a realização de pesquisas. Ou seja, com poucos cliques, você consegue ter várias informações disponíveis sobre destinos de viagens internacionais.


Por isso, comece com buscas mais simples e depois, faça um itinerário completo e um orçamento de gastos da sua viagem. Assim, você saberá exatamente o quanto precisa juntar para alcançar os seus sonhos.


2 - Reserve uma quantia mensal para a viagem

É importante estipular uma meta de dinheiro para guardar a cada mês. Dessa forma, além de juntar a quantia aos poucos, você também controla um pouco os seus gastos, evitando custos desnecessários que possam comprometer o orçamento.


Aos poucos, você irá perceber que terá o dinheiro certo para investir no serviço de locação de ônibus, ou comprar a sua passagem internacional.


Não importa quanto dinheiro você consiga guardar por mês para viajar, mas sim, a constância e a frequência da poupança. Por esse motivo, deve-se estipular uma meta, para que você se esforce e obtenha uma quantia ideal ao final de cada mês.


Quanto mais dinheiro você conseguir juntar, mais rápido vai conseguir realizar sua tão sonhada viagem.


3 - Organize melhor a sua vida financeira

Para alcançar o sucesso e conseguir poupar para realizar uma viagem internacional, é importante saber como organizar melhor a sua vida financeira.


O ideal é ter uma planilha com todas as entradas e despesas. Assim, ao final de cada mês, faça uma análise detalhada e veja quais gastos podem ser eliminados. Por exemplo, você pode comprar um vinho frutado branco, ao invés de uma bebida extremamente cara.


Além disso, dá para organizar a sua vida financeira a partir de pequenas mudanças. Por exemplo, reduzindo o consumo de energia elétrica, ao apagar as luzes e aproveitar melhor a iluminação natural, ou então evitar gastos excessivos com água.


Você também pode usar o transporte público, para economizar com combustível.


Outra alternativa é tentar fazer exercícios em casa, ao invés de pagar a mensalidade de uma academia. As possibilidades são inúmeras, por isso, veja quais te agradam!


4 - Segure o consumismo excessivo

Sabe quando você lê os rótulos em inglês daquele produto que sempre quis e acaba comprando as mercadorias, mesmo sem a necessidade? Ou quando você se depara com uma promoção e não aguenta a coceira para abrir a sua mão e fazer uma compra?


Então, são esses pequenos atos de consumismo que podem te afastar do seu sonho de fazer uma viagem internacional. Por isso, controle-se!


Antes de sair por aí comprando qualquer coisa, coloque na balança se realmente você precisa daquele artigo. Às vezes é apenas um luxo, que não fará nenhuma diferença na sua vida.


Mesmo que você vá viajar, isso não significa que você também precise comprar itens a mais. Se aquela mala antiga de viagem ainda servir, aposte nela!


5 - Escolha opções de entretenimento mais baratas

Quando você está poupando dinheiro, não significa que você precisa deixar de se divertir. Inclusive, há opções muito mais baratas e que são igualmente prazerosas.


Por exemplo, você pode combinar de ir até um parque público e fazer um piquenique com seus amigos. Ou então, ao invés de ir no bar, marcar um jantar na sua casa.


Você também pode diminuir um pouco a quantidade de vezes que sai em um mês.


Separe um dinheiro fixo que você vai usar para a empresa de motoboy para pedir refeições ou ir até a um restaurante. Assim, você irá controlar os seus gastos.


6 - Cadastre-se em programas de milhas aéreas

Uma das melhores maneiras de economizar na hora de fazer uma viagem internacional é se cadastrar em um programa de milhas.


Além de ser uma forma de conseguir um bom desconto em passagens aéreas, também é possível adquirir muitas vantagens.


Mais do que descontos em passagens, os programas de milhas também oferecem preços mais atrativos em vários produtos. Assim, caso você precise adquirir uma mercadoria, mas não pode gastar muito, essa é uma alternativa.


7 - Escolha um roteiro adequado às suas finanças

O que ajuda bastante no planejamento de uma viagem internacional é adequar o roteiro à sua realidade financeira. Isso te ajuda a alcançar o seu sonho mais rapidamente, de maneira saudável e simples.


Claro que se você tem o sonho de conhecer um país específico (e o valor da viagem é mais caro), pode ser que leve um tempo maior para juntar o dinheiro.


Mas, se a sua viagem internacional puder contemplar outros destinos mais baratos, como os países da América Central e do Sul, há algumas opções, como:


  • Chile;

  • México;

  • Argentina;

  • Peru;

  • Entre outros.


O leste europeu também é uma opção vantajosa, porém as passagens aéreas tendem a ter um valor mais alto, devido à distância.


8 - Venda algumas coisas que você não usa mais

Se mesmo economizando ao máximo você ainda está longe de conseguir o valor para fazer sua viagem, uma dica é começar a investir em uma renda extra - e nada melhor do que vender algumas coisas que você não usa mais.


Faça um check up na sua casa e veja objetos que não têm mais valor para você. Junte tudo em uma sacola ecologica personalizada e comece a sua divulgação.


Hoje em dia, dá para conseguir muitas oportunidades de venda na internet, sem precisar investir nenhum centavo. A internet está aí para isso!


Se você não quer vender nenhuma das suas coisas online, há outras opções para conseguir uma renda extra na web. Sendo assim, outra recomendação é procurar por alternativas nas plataformas digitais que te ajude a ganhar dinheiro.


9 - Dê um descanso para os aplicativos de compras

Uma forma interessante de economizar dinheiro para a sua viagem internacional é dando um descanso para os aplicativos de compras do seu celular. Então, comece agora desinstalando os programas de delivery e outros sites de compra.


Pode parecer algo bobo, mas se na hora da fome você perceber que não tem nenhum aplicativo instalado, provavelmente você vai optar por fazer a própria comida - o que ajuda na economia de dinheiro.


10 - Mantenha o foco

Ter determinação é o ponto forte para conseguir realizar a sua viagem internacional. Afinal de contas, é preciso ter foco na hora de economizar.


Lembre-se que todo esforço será recompensado em breve e, por esse motivo, você terá argumentos de sobra para começar a juntar dinheiro.


Conclusão

Fazer uma viagem internacional é o sonho de muitas pessoas. No entanto, um dos maiores empecilhos é a questão financeira, já que uma viagem para o exterior costuma ter um preço bastante elevado, principalmente devido ao valor das passagens aéreas.


No entanto, é possível conseguir a quantia necessária para realizar o seu sonho. Por isso, o artigo de hoje buscou trazer algumas dicas valiosas que vão te ajudar a economizar dinheiro para uma viagem internacional.


Portanto, se você está buscando alternativas para ficar mais perto do seu sonho, não deixe de seguir as nossas recomendações.


Em pouco tempo, você verá a sua poupança crescer e a viagem internacional estará cada vez mais próxima de ser realizada.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Me ajuda a te ajudar?

Adquirindo serviços ou produtos nos links aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga absolutamente nada a mais por isso

Compre em empresas confiáveis e ajude o blog a crescer

Reserve sua viagem aqui:

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter