• Guia de Investimento

Criador de conteúdo: 6 benefícios durante a pandemia


Foto por Freepik

Como muitos trabalhos, criar conteúdo durante a pandemia tornou-se um ofício um tanto comum. Se muitos criadores antes podiam trazer assuntos leves e temas como viagens e alimentação saudável, hoje as pautas se tornam diferentes.


Antes de mais nada, como todos os criadores de sucesso sabem, os conteúdos devem atender à demanda, ou seja, o interesse do público é primordial para que se tenha noção do que criar ou como apresentar um tema específico.


Durante a pandemia, o interesse principal têm sido assuntos que são ligados ao Covid-19, mas também cuidados pessoais, alternativas de decoração para casa e diversos outros temas que tenham relação com os cuidados necessários no isolamento.


Quando um criador de conteúdo senta em sua mesa com seu notebook novo e cadeira alta para escritório, deve ter em mente quais assuntos serão interessantes para o público e como será a melhor forma de abordá-lo, por meio de posts em blog ou publicações em redes sociais, por exemplo.


Nesse artigo, traremos algumas informações sobre o trabalho de criação de conteúdo, bem como as principais tendências da profissão e benefícios neste momento de pandemia. Acompanhe!


Como funciona a criação de conteúdo?

Um criador de conteúdo é um profissional que cria postagens para blogs, publicações para redes sociais e plataformas, dentro de temas estabelecidos. O padrão é que a criação de conteúdo acompanhe uma determinada linha, que será o principal assunto da página.


Podemos mencionar, por exemplo, um blog de viagens como produto de um criador de conteúdo, bem como existe a possibilidade de que o criador de conteúdo trabalhe com anúncios para parceiros que tenham relação com seu trabalho.


No caso acima, seria bem pertinente que o criador mencionasse as vantagens do uso de uma mala estilo vintage, quando fizesse uma postagem sobre o tipo de bagagem ideal para suas viagens.


Um ponto relevante da criação de conteúdo é a necessidade de adaptação constante às demandas do público. Assim, se determinado assunto torna-se muito explorado a ponto de perder relevância, ou se for novidade, o conteúdo deve seguir a tendência.


Além disso, perceber qual a maior inclinação do público pode fazer com que o criador de conteúdo opte pelo formato mais adequado para trazer informações.


Se perceber que quando posta fotos tem o dobro de reações, pode ser mais interessante investir nesse recurso.


Nesse período de pandemia, alguns tópicos se tornam menos relevantes, ou ainda, impossíveis de se escrever sobre. Uma página sobre viagens pode ser difícil de alimentar quando há recomendações de se manter em isolamento social, por exemplo.


Portanto, a necessidade de adaptação se apresentou para a maioria dos criadores de conteúdo, uma vez que mesmo que o tema principal de criação se mantivesse em razão do coronavírus, outros conteúdos são necessários para manter a audiência.

Criando conteúdos na pandemia

A pandemia trouxe novas oportunidades para diversas áreas. Muitas empresas que demoraram anos para buscar mudanças, transformaram todas suas operações para o mundo online em meses ou dias.


Além disso, para os profissionais, a possibilidade de trabalhar em home office exigiu muita adaptação, mas também inegáveis benefícios, como poder acompanhar mais suas famílias e ter mais flexibilidade em sua rotina.


Apesar das dificuldades e do afastamento de familiares e amigos, muitas famílias também tiveram a oportunidade de se aproximar, aproveitando mais tempo juntos e convivendo mais dentro de seus lares.


Para os criadores de conteúdo, as oportunidades apareceram e devem permanecer, mesmo porque pesquisas indicam que os anunciantes continuarão investindo em influenciadores para apresentar seus produtos.


Aliás, um óculos feminino de sol pode ser anunciado em diversas fontes, mas se apresentado por uma influenciadora em uma bela foto exibida em redes sociais pode ter um impacto muito maior, traduzindo-se em mais vendas.


Outro ponto ainda pode ser destacado: mais do que nunca, as pessoas precisam de entretenimento. Levando em consideração as dificuldades e as notícias que aparecem todos os dias, conteúdos de autocuidado, por exemplo, podem ser muito importantes.


Muitos iniciaram uma rotina de cuidados mais intensa, pela necessidade de manter a saúde física e mental em dia.


A sensação de bem-estar e de estar contribuindo com a imunidade e o cuidado com o próprio organismo podem ser grandes auxiliadores das pessoas neste momento.


Já se comprovou que muitas pessoas, uma vez que não precisam mais se alimentar em restaurantes perto de seus trabalhos, têm buscado opções mais saudáveis dentro de casa e procurando cozinhar mais refeições.


Poucas coisas podem trazer mais bem-estar do que realizar um tratamento completo de beleza com produtos de higiene pessoal atacado. Logo, um vídeo com essa finalidade pode ser exatamente o conteúdo necessário para distrair.


O uso de redes sociais no período da pandemia aumentou, tanto por haver mais tempo livre em casa, o que faz com que os indivíduos busquem mais conteúdo em tais plataformas, tanto pela necessidade de fugir da realidade atual.

Vantagens da criação de conteúdo na pandemia

A criação de conteúdo foi uma das únicas atividades econômicas que apresentaram crescimento durante o duro período da pandemia. Com o aumento do uso de redes sociais, bem como uma necessidade maior de consumir o conteúdo, o ofício vive uma boa fase.


Ainda que a maioria dos influenciadores e criadores de conteúdos afirmem que precisaram mudar o direcionamento de suas postagens, para aqueles que buscam oportunidades, o período se apresentou como frutífero.


A maior importância dada ao conteúdo criado, bem como o redirecionamento, fizeram com que muitos finalmente buscassem fazer postagens que antes não havia tempo para serem realizadas.


Como por exemplo, a realização de um folder turístico para cada destino já visitado por um criador da área de turismo, entre outros temas.


Além disso, mais pessoas ingressaram na carreira, assim como lojas que iniciaram suas vendas onlines também passaram a buscar maior divulgação por parte de criadores de conteúdo.


Isso revolucionou as estratégias de marketing que a maioria dos negócios apresentava.


Se antes os anúncios físicos podiam trazer mais resultados, hoje a presença virtual é fundamental para a vitalidade de um negócio, bem como para o aumento de vendas e maior interação com o público.


Muitos influenciadores que se dedicavam a visitar restaurantes e avaliar bares, hoje fazem o mesmo tipo de conteúdo com comida recebida por delivery, entregue em sacola ecológica personalizada, em períodos de maior restrição, por exemplo.


Pode-se dizer que o marketing de influência vive um bom momento, uma vez que por parte dos anunciantes, há muita intenção de permanecer com essa estratégia após o fim da pandemia.


Podemos citar como alguns dos benefícios para criadores de conteúdo na pandemia:


  1. Mais oportunidades para conteúdo;

  2. Promover entretenimento em um momento difícil;

  3. Colocar as redes sociais em alta;

  4. Integrar marketing de influência;

  5. Crescente procura por anunciantes;

  6. Possibilidade de diversificação.


Entre estas vantagens, há também a possibilidade de dar visibilidade para causas importantes nesse momento, como instituições de caridade e programas que têm ajudado pessoas necessitadas por conta da crise econômica gerada pelo Covid-19.


Em um anúncio de produtos de uso cotidiano, como uma agenda personalizada com nome, novos hábitos da pandemia podem ser agregados e compartilhados em busca do bem-estar, o que exige maior criatividade por parte dos criadores.


Criar conteúdo, nesse contexto, pode-se tornar até mesmo um serviço público, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de diversas pessoas que acompanham o conteúdo exposto.


Um dos principais benefícios é a capacidade de diversificação que foi exigida nesse período, que poderá se manter e trazer muitas outras oportunidades para os criadores.


O que se sabe é que haverá pouca relocação de orçamento de marketing de influência por parte das companhias. Os valores que foram remanejados, ainda assim, permanecem na esfera do marketing digital, em estratégias como o remarketing e anúncios pagos.


Nesse momento, muitos investimentos foram paralisados e houve uma diminuição para a realização de marketing de influência, mas a expectativa é que, conforme a situação retorne a normalidade, as parcerias voltem a ser feitas.


Dessa forma, o mercado encontra-se consolidado, o que sem dúvidas é um ponto positivo para os criadores de conteúdo na infeliz situação da pandemia.

Considerações finais

Para o criador de conteúdo, como todas as demais profissões, houve uma certa insegurança no início da pandemia, pois as demandas se modificaram completamente e o público passou a precisar de outros tipos de publicações.


Com isso, novas oportunidades surgiram para os criadores, não somente na questão financeira, mas também de trazer entretenimento e informações de qualidade em um momento em que seu público precisa.


Quando parte da população deixa de sair com sua pasta com bolsa interna para o trabalho e passa a fazer o escritório dentro de suas casas, a procura por conteúdos de qualidade e o uso de redes sociais aumenta.


Em paralelo a isso, a flexibilidade que foi exigida dos criadores de conteúdo pode se manter e trazer novas perspectivas para estes profissionais em outros contextos.


Todo período de dificuldade também pode ser cheio de oportunidades para aqueles que sabem aproveitá-las, e esse é o cenário que hoje se apresenta para um criador de conteúdo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Reserve sua viagem aqui:

Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para comercial@quemvaiequemfica.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
Está se sentindo generoso e quer me mandar um pix? juliaorige@gmail.com

Dicas de viagem em destaque:

4.png

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited
amazon prime
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu