• Guia de Investimento

Dicas de filme: 5 filmes para se inspirar em aventuras

Frequentemente colocado ao lado de casar, ter filhos, ser rico e referência no trabalho, o objetivo de viajar é um dos que as pessoas mais valorizam na vida. Se você se encaixa nesse grupo, preparamos dicas de filmes para se inspirar para suas próximas aventuras.


Através de personagens, analogias e exemplos de histórias reais que as telonas promovem, é possível ganhar o espírito necessário para separar as suas melhores mudas de roupas, pegar a sua melhor mala e sair pelo mundo pegando caronas e dando uma volta ao mundo.


Viajar carregando sua sacola ecologica personalizada preferida é realmente fascinante pelo bem-estar próprio, mas também por ser uma forma de se situar no mundo. Sair de onde você vive, nem que seja por uns dias, já pode ser transformador.


Ao pegar o rumo para outra cidade, estado ou país - daqui a pouco, até para outro planeta se depender de Elon Musk, fundador da Tesla, - você sente os ares de outros contextos, histórias, culturas, crenças, religiões e tudo aquilo que formam os povos como eles são.


Se, por exemplo, hoje você é um cidadão com os próprios costumes, com o uso de determinados produtos de higiene pessoal atacado, é porque faz parte de uma união cultural ou de um espírito de nação.


O Brasil, por exemplo, é um dos países mais visitados. O carnaval é apenas uma das razões, mas há vários outros patrimônios, como a região amazônica, o Cristo Redentor, a Chapada Diamantina, as praias e falésias do Nordeste e os Lençóis Maranhenses.


Pense comigo: o Brasil é só um país. No mundo, há cerca de 200 ao todo. Imagine conhecer grande parte deles, o quanto de conhecimento arrecadaríamos e o quanto nos agregaria como seres humanos.


De fato, viajar é fascinante. Pensando nisso, a seguir, confira alguns filmes que mostram isso.


Filmes para se inspirar e colocar o pé na estrada

Antes de mais nada, é importante saber as vantagens de viajar, principalmente se o foco é saciar o desejo de se aventurar:


  • Ajuda na sociabilidade;

  • Conhecer novas culturas e hábitos;

  • Experiência em outras cidades e países;

  • Reduz a ansiedade e melhora o humor.


A seguir, veja a lista de filmes que separamos para você acompanhar como um banner informativo, e não como algo escrito em pedra, e saiba como cada um fará da sua viagem algo mais profundo e também divertido:


1 - Na Natureza Selvagem (2007)

filmes de viagem

Um dos filmes que mais dá essa sensação de liberdade ao ter o objetivo de viajar é o “Na Natureza Selvagem”, um clássico entre os amantes viajantes.


O enredo é muito mais profundo do que somente mostrar paisagens, lugares e culturas diferentes, o que torna o filme ainda melhor por ser um de viagem, mas com propósito.


O personagem Christopher McCandless, jovem de classe média alta, com família relativamente estruturada e com a vida praticamente encaminhada, começa a perceber que isso tudo não fazia sentido para ele.


Então, ele resolve largar tudo o que tinha de privilégios no mundo da civilização para, basicamente, viajar. Mas ele tinha um alvo como destino: Alasca, o estado norte-americano com o lema Norte para o Futuro, que fazia bastante sentido para Christopher.


Quem ama viajar costuma idolatrar esse filme porque ele mostra como uma viagem pode ser libertadora a fim de se renovar como pessoa.


Por isso, quem pode e tem possibilidade para fazer isso, os intercâmbios para vivências, como limpeza de bancos automotivos ou qualquer atividade remunerada, em outros países, são tão procurados.


Todo jovem amante de viagem tem um pouco de Christopher McCandless, em maior ou menor grau. Mas, por que especificamente o Alasca?


Não houve um motivo específico, mas este estado é conhecido por ser mais isolado e ter uma vida natural bem ativa, sem precisar, por exemplo, de um bom creme hidratante para o rosto para manter-se saudável, o que precisaria na cidade.


Então, Christopher escolheu a região de Fairbanks para se estabelecer na natureza, como um primitivo mesmo, por escolha própria.


Junto com esse sonho do protagonista do longa, quem assiste ao filme admira as lindas paisagens do Alasca, a vida interiorana e a forma de vida deste lugar, fatores imprescindíveis para os viajantes se inspirarem em suas aventuras.


2 - Comer, Rezar e Amar (2010)

filmes de viagem

Com o mesmo sentido de se renovar, assim como a nossa primeira dica, este é mais um filme que mostra o poder de uma viagem, de um lugar inspirador e que instiga a mudança.


A atriz Julia Roberts faz o papel principal, e após um divórcio causado por uma desilusão amorosa e um desalinho com a sua vida, ela decide viajar e passar um tempo fora em alguns países.


No caso, “Comer, Rezar e Amar” representam três lugares, respectivamente: Itália, Índia e Indonésia.


Quem gosta de viagem vai, certamente, se inspirar nesse filme, que mistura etapas essenciais da vida com visões deslumbrantes de cidades muito charmosas e que deram significado à vida da protagonista do filme.


A comida e bebida, como um vinho frutado branco, é um aspecto também muito importante em viagens.


No filme, são apresentadas a cultura da comida farta na Itália, com pizza e muito macarrão, a importância da religião em certos lugares, como a Índia, e como as viagens têm um caráter de relaxamento da mente, que é o caso de Bali, na Indonésia, presente na película.


3 - Eurotrip (2004)

filmes de viagem

Depois de duas dicas um pouco mais densas, vamos desacelerar brevemente e ter um pouco de diversão, que é outro aspecto muito presentes em viagens, sobretudo as realizadas em grupo.


O filme “Eurotrip”, como já se subentende pelo nome, é relacionado a uma viagem para a Europa, destino de milhões de turistas todos os anos.


Na produção, o protagonista, que quase sempre usa sua bermuda tactel elastano, ao invés de fazer uma viagem para se renovar, na verdade quer encontrar uma garota alemã que conheceu pela internet, após o término de um namoro em plena formatura da escola.


Para a empreitada, ele se reúne com os amigos, para ir até Berlim, capital da Alemanha, onde mora a pretendente. Até chegar ao destino, eles fazem diversos percursos por outros países da Europa.


Para quem quer se inspirar em viagens, este filme é uma forma divertida de fazer isso, afinal, a comédia se passa em várias cidades e em cada uma delas, são mostradas algumas características de cada lugar.


4 - On the Road (2012)


Baseado no romance de Jack Kerouac, um clássico da geração beat, ambientado no final dos anos 1940 e início dos 1950, esta é uma das viagens mais famosas da literatura.


A trama mostra o percurso do escritor Sam Riley, que passa por cidades dos Estados Unidos, como Denver, Carolina do Norte e São Francisco, até chegar ao México de carro e em alguns trechos de ônibus.


É um filme mais de estrada e com diálogos mais longos, porém, tem um valor muito grande em termos de conhecimento ao longo da jornada, o que, mais uma vez, é muito importante para qualquer viajante ter em mente.


5 - A vida secreta de Walter Mitty (2013)

filmes de viagem

Este filme pode ser muito inspirador para as suas próximas aventuras porque trabalha com a imaginação.


O protagonista, interpretado por Ben Stiller, acompanhado do seu folder de viagem, faz uma jornada extraordinária ao redor do mundo após um angustiante período em sua vida.


Ele vai do Himalaia a Los Angeles, mas o grande destaque da viagem do filme inclui paisagens da Islândia e seus vilarejos charmosos que mostram a vida pacata, muito procurada por viajantes que querem desacelerar a rotina.



Se você pensa em viajar e quer se aventurar por vários lugares bonitos e que transmitam conhecimento, essas dicas de filmes inspiram muito e podem ser referências para o seu período em outros países.


Como vimos, as viagens são transformadoras, seja sozinho ou acompanhado da família ou de um grupo de amigos. Todo lugar tem sua especificidade, sua cultura, seu modo de vida e contexto político-econômico.


Isso é importantíssimo para a adaptabilidade de cada ambiente ser satisfatória. Afinal, quando saímos do nosso mundo, abrem-se novas possibilidades e vários choques acontecem, que não são necessariamente ruins.

São choques de realidade, muitas vezes, em que percebemos que a dinâmica de um lugar acaba sendo diferente do que você se acostumou, e tudo bem! Por isso que as viagens acabam abrindo a mente.


Tenha certo na sua cabeça que todo lugar será diferente do que você tem, tanto dentro de casa, quanto na cidade em que você vive. Se até mudando de bairro já há uma diferença, imagine mudar para outro país ou continente?


Portanto, as viagens são objetivos marcantes para as pessoas, principalmente pelo seu poder de conhecimento. Por isso, aproveite estas dicas de filmes e tenha uma ideia de como cada lugar pode ser incrível para a sua experiência de vida.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited