• Guia de Investimento

Dicas de fotos: saiba como registrar sua viagem da melhor forma


dicas para fotos de viagem

Registrar seus momentos é uma forma de eternizar suas memórias. Por isso, ter algumas dicas de fotos para registrar suas viagens é fundamental para você conseguir aproveitar melhor essas lembranças no futuro.


Se você é um profissional ou simplesmente um entusiasta de fotografias, é importante ter em mente todas as possibilidades para explorar nesse campo, afinal, vivemos em um momento onde quase todas as pessoas têm acesso a um equipamento de qualidade.


Elementos como a gravação áudio e as câmeras de smartphone podem até não substituir as câmeras profissionais, mas ainda assim permitem que as pessoas comecem a utilizar de muito mais criatividade para conseguir uma boa foto.


Com isso, diversos questionamentos acabam surgindo. As pessoas, sobretudo aqueles que desejam colocar uma marca na fotografia, se perguntam se há espaço para inovação e criatividade em um ambiente onde todos tiram fotos constantemente.


Esse acaba sendo um dos maiores desafios para pessoas que gostam de fotografias em viagens. O ato de fazer uma foto de maneira criativa é o objetivo que muitos buscam, e que requer esforço para atingir.


Entretanto, você pode buscar resultados fotográficos impressionantes com um equipamento de bolso se focar em alguns detalhes importantes ao capturar a imagem. O ideal, nestes casos, é fugir do tradicional.


A tecnologia tem permitido muitas novas maneiras de tirar fotos. Você pode utilizar diversas ferramentas para criar momentos únicos de suas viagens, com novos ângulos e novas formas de ver o mundo.


Dentre suas opções, é possível usar:

  • Drones;

  • Câmera panorâmica;

  • Vídeos 360º;

  • Equipamentos de esporte.

Estes modelos diferentes criam imagens únicas e completamente novas, permitindo que você expresse muito mais seu cunho criativo durante a viagem. O principal impacto de uma fotografia, entretanto, é a história que ela quer contar.


Contando uma história pelas suas lentes

A fotografia de viagem é muito mais complexa do que simplesmente registrar um lugar em que você passou. Para tornar as fotos interessantes e atrativas, não basta fazer uma foto genérica apresentando um ponto turístico ou uma paisagem.


Viver o momento é aproveitar também. Você deve apresentar uma conexão com o local, uma história que está sendo contada através das imagens, como um mergulho no mar usando sua bermuda tactel elastano preferida.


As pessoas têm muito mais interesse em conhecer sua história e conhecer a situação na qual a foto foi tirada do que no local onde você estava.


Com isso, as fotos de viagem acabam ganhando uma proporção muito maior, enquanto apresentam emoção e contexto para serem expostas a outras pessoas. Por isso, é importante pensar em que tipo de local você quer apresentar.


Suas experiências na viagem serão muito interessantes no trabalho, uma vez que elas refletirão seu desejo de explorar com mais qualidade o poder da fotografia.


Inclusive, até mesmo um espelho decorativo sala de jantar no hotel em que estiver hospedado pode criar o ambiente para a foto perfeita.


Os lugares costumam criar vínculos com as pessoas de maneira diferente. O país que você visita pode ter um significado, e outro completamente diferente para outro turista.


Por esse motivo, quando você tira fotos, o ideal é que consiga passar sua visão sobre o local para apresentar.


A fotografia é uma arte, e pode transmitir muito conteúdo em uma simples imagem. Portanto, ter a preocupação de criar um ambiente adequado para explorar esse trabalho é essencial. Um país é colorido e divertido ou sério e impessoal?


Esse questionamento deve ser transmitido através da imagem, como se fosse um vídeo de documentário registrando os diversos momentos de sua estadia. Por isso existe toda uma preocupação com a história a ser contada por trás das fotos.


Sem contar que, fazer uma viagem requer gastos financeiros e disposição de tempo, sendo fundamental que haja todo um planejamento com relação a escolha de local, data e tempo de estadia.


Quando você quer criar um bom reflexo disso na fotografia, é importante que ela faça parte desse planejamento.


Portanto, boa parte da estruturação da fotografia envolve estudar o local. Saber quais locais você quer conhecer e onde irá tirar boas fotos para criar uma história única e diferenciada no local.


Um lugar que costuma receber cenografia para eventos pode ter muitas histórias para contar, pelas lentes corretas.


Além disso, você pode se inspirar em outros fotógrafos, sabendo o que já foi feito e o que você pode inovar quando estiver no ambiente. Analise de forma crítica o que você pretende acrescentar no local para criar fotografias únicas e especiais.


O conceito de que você precisa de um equipamento de ponta para uma boa fotografia tem caído cada vez mais. Hoje em dia, qualquer smartphone já possui uma câmera muito melhor do que muitos equipamentos que tiraram fotos icônicas.


Um celular com boa câmera é bastante eficiente do que um equipamento caro, principalmente se você não tem interesse em agir de forma profissional com relação a fotografia. Para os amantes da arte, o ideal é saber registrar o momento perfeito.


Para uma fotografia ser única, o olhar do fotógrafo é muito mais impactante do que o equipamento utilizado.


Por isso, se você realmente quiser se dedicar à fotografia, pense em investir seu capital em cursos, workshops e outras formas de aprimorar suas habilidades, e até mesmo na locação de espaço comercial para a criação de um estúdio, que poderá fazer a diferença.


Como tirar fotos incríveis

Existem diversos elementos que se unem para a criação de boas fotografias. Logo, é fundamental que você saiba como e quando é o momento certo de tirar uma boa foto para conseguir o resultado desejado.


Fotógrafos de viagem costumam procurar aprimorar uma série de técnicas para serem capazes de aproveitar os melhores momentos, encontrando ambientes ideais para explorar suas fotografias.


Em um ambiente próprio, até uma garrafa de vinho frutado branco pode ser o item principal de uma fotografia.


Na sequência, confira algumas dicas para fazer o registro de belas fotos em uma viagem:


1 - A força do acaso

O mundo é um lugar fluido. As coisas acontecem de forma natural, e muitas vezes a oportunidade de uma foto está em um momento completamente comum, te deixando despreparado.


Saiba aproveitar esses momentos para conseguir explorar todo o potencial que as fotografias podem apresentar. Uma boa forma de conseguir bons resultados é mantendo sempre ativo o modo burst de sua câmera.


Esse modo tira uma série de fotos em sequência, garantindo que você consiga registrar um momento com mais tranquilidade. Dessa forma, você terá mais possibilidades para escolher a melhor dentre as fotos tiradas.


O importante, nestes casos, é manter a possibilidade de tirar a foto. Mesmo que algumas saiam embaçadas, as chances de você ter um bom resultado entre uma das fotos do burst são muito maiores.


2 - Fique atento à iluminação

Ambientes bem iluminados são perfeitos para fotografia, e a luz natural é uma das principais aliadas de boas imagens. Se você está usando o smartphone para tirar fotos de sua viagem, isso se torna ainda mais importante.


O sensor do smartphone é mais fraco que o de uma câmera profissional, e por isso, gera uma série de ruídos na imagem quando não há uma boa iluminação no ambiente. Quanto mais intensa for a luz, melhor você conseguirá explorar o local.


Caso não consiga utilizar corretamente a iluminação, não conte com o flash do próprio aparelho para não diminuir a qualidade da foto. O ideal é conseguir um outro smartphone para servir como iluminação.

Peça para outra pessoa que está viajando com você utilizar a lanterna como iluminador, para que possa tirar uma foto de qualidade, independente do horário do dia.


3 - Pense no enquadramento

Muitas pessoas estão acostumadas com um tipo específico de enquadramento, e não há problemas em seguir este padrão. Entretanto, as fotos acabam parecendo genéricas e sem vida.


Diferente das fotos em um estúdio para ensaio, as fotos de rua são muito mais espontâneas, e podem explorar novas formas de fotografar.


Explore novas possibilidades com relação a enquadramentos para conseguir ter fotos de novos ângulos e novas composições artísticas. Se necessário, estude a inovação com este tipo de trabalho.


4 - Cuidado com as limitações

Levar seu equipamento profissional para as ruas pode ser um pouco intimidante à primeira vista. Embora os celulares estejam cada vez mais avançados, eles ainda não competem diretamente com os recursos de uma boa câmera profissional.


Entretanto, assim como um folder turístico, o celular cabe em seu bolso e pode estar disponível em diversos momentos, enquanto a câmera precisa de muito mais atenção a diversos detalhes, como bateria, cartão de memória e outros.


Além disso, uma câmera profissional costuma chamar muito mais atenção do que um celular. Se você estiver querendo ser mais discreto e não chamar atenção, é importante ter em mente que o smartphone pode ser sua melhor opção para tirar fotos.


Considerações finais

A fotografia é, em grande parte, um reflexo do fotógrafo. Ver o mundo através das lentes de uma câmera deve ser um processo incrível e cheio de vida, por isso é importante que você saiba como e quando tirar fotos.


As fotos de viagem contam muito mais do que um relato temporal de uma visita. Elas contam a história daqueles que viveram ali momentos únicos e tiveram muito mais experiências para contar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Posts Relacionados

Ver tudo