• Guia de Investimento

Então é natal: guia de cidades mágicas para entrar no clima


Então é natal e o ano novo já vem…”. Provavelmente, você leu esse trecho cantando. Afinal de contas, a melhor época do ano já está aí, em que é possível comemorar com os amigos e com a família, além de trocar vários presentes e renovar as esperanças.


É o momento em que todas as ruas ficam decoradas e você não vê a hora de montar aquela sua árvore de natal que ficou guardada há meses em cima do guarda-roupas. Isso sem esquecer todos os enfeites, como:


  • Guirlandas;

  • Presépios;

  • Luzes (pisca-pisca);

  • Bonecos do papai noel;

  • Entre outros.


Se você é do tipo de pessoa que ama o clima natalino, com a rua cheia de decorações e as cantigas de natal, não pode deixar de ler o texto de hoje.


Separamos um guia de cidades mágicas para entrar no clima do natal, para que você ter uma ótima experiência e se sentir verdadeiramente no Polo Norte (mas sem tanto frio assim, vamos combinar). Então, acompanhe a leitura!


1 - Campos do Jordão (SP)

A cidade de Campos do Jordão já é uma velha conhecida dos turistas de plantão. Afinal de contas, lá é possível verificar uma arquitetura maravilhosa inspirada na Suíça, além de uma culinária única.


Inclusive, as placas informativas para restaurantes são todas decoradas em um estilo mais vintage e rústico, justamente para deixar esse clima mais intimista nas ruas da cidade.


Durante o natal, Campos do Jordão ganha uma magia ainda maior: as ruas são decoradas com inúmeras luzes charmosas, enfeites natalinos, presépios nas ruas, além da própria decoração das residências.


Os pontos turísticos, como a Abernéssia, que é um portal da cidade, e a Praça do Capivari (um bairro badalado da cidade), recebem uma decoração ainda mais especial. Tudo isso se intensifica com o clima mais frio, que contribui para criar toda a atmosfera de natal.


Além dos efeitos, Campos do Jordão é a cidade dos promotores para eventos. Tanto que durante o natal, o município recebe inúmeras apresentações, espetáculos e cerimônias, oferecendo várias possibilidades de entretenimento aos turistas.


2 - Gramado e Canela (RS)

As cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, podem ser visitadas durante a época do natal, e o melhor: juntas! Afinal de contas, os municípios estão muito próximos um do outro, o que torna a visita muito mais aconchegante.


Fora que não há a menor possibilidade de falar do natal no Brasil, sem citar essas cidades. Para termos uma ideia, é em Gramado que ocorre o famoso “Natal Luz”, a maior celebração festiva da data em toda a América do Sul!


A data de início da celebração muda a cada ano, mas costuma começar em dezembro e ir até janeiro. Durante o evento, há algumas apresentações gratuitas.


Além disso, já que os estados sulistas do Brasil são inspirados na cultura europeia, é possível visualizar vários enfeites próprios, como uma mala estilo vintage com selos decorativos, neve, entre outros.


A cidade de Canela não fica muito atrás de Gramado. O evento “Sonho de Natal de Canela” conta com mais de 250 espetáculos para os visitantes, além de shows, desfiles, teatros e corais.


Sem contar a Catedral de Pedra super imponente, em estilo gótico, que fica toda iluminada.


Por esse motivo, quem deseja celebrar o natal em uma ótima cidade e ainda se deparar com vários eventos, dispostos em uma impressão de cartazes grandes, tem a oportunidade de passar por tudo isso em Canela!


3 - Penedo (RJ)

A cidade de Penedo, no estado do Rio de Janeiro, é a única colônia finlandesa no Brasil. Por isso, é o lar ideal para o nosso Papai Noel brasileiro, não é mesmo?


Tanto que o natal por lá é muito especial. A cidade que já é encantadora em qualquer época do ano, ganha uma nova roupagem, junto às inúmeras celebrações natalinas, bem como a grande diversidade de enfeites.


Um dos grandes atrativos de Penedo são as árvores de natal gigantes. No entanto, o destaque é com a decoração do centrinho, onde fica a “Pequena Finlândia”, como é conhecido o bairro da cidade.


Lá é possível encontrar vários enfeites, como toy art em papel, que deixa toda atmosfera muito mais famosa e agradável.


4 - Curitiba (PR)

A capital do Paraná já é conhecida pela sua beleza e exuberância, sendo considerada uma das cidades mais bonitas e organizadas do país. Mas, quando chega o natal, toda essa magia de Curitiba fica ainda maior!


Luzes de todas as cores enfeitam as fachadas dos prédios, além de uma decoração repleta de presépios, guirlandas e adereços coloridos.


Além disso, é possível encontrar lindas árvores de natal nos principais pontos turísticos da cidade, como o parque Birigui e o Jardim Botânico.


Você pode aproveitar o momento para tirar lindas fotos em um banco de plástico para jardim que fica nos parques e registrar o seu momento único de natal!


Mas, para quem vai até Curitiba no final de ano, deve conferir obrigatoriamente as apresentações do “Coral de Crianças do Palácio da Avenida”, que é realizado no calçada da Rua XV.


Essa é a principal atração da cidade em época de Natal. O espetáculo conta com a presença de mais de 100 crianças, que cantam lindas canções natalinas e colaboram para esse espírito de esperança, renovação e alegria.


5 - Monte Verde (MG)

Saindo um pouco dos estados do Sul e entrando em Minas Gerais, no meio das montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade de Monte Verde também é um belo atrativo para quem deseja ter uma ótima experiência de natal.


A decoração do município é muito caprichada, deixando todo o local muito bem iluminado. O clima e os ornamentos são perfeitos para quem deseja passar um final romântico, visto que Monte Verde é conhecido por ser uma cidade dos apaixonados e apaixonante.


Além disso, todo o ano, o município realiza o famoso “Festival de Natal”, com desfiles na avenida principal e queima de fogos.


Também ocorrem apresentações de balé e desfiles com o Papai Noel, que passa acompanhado por outros personagens.


Não podemos deixar de mencionar que Monte Verde também tem opções para quem gosta de se divertir. Você pode conferir ótimos bares e boates, com piso led festa para comemorar o final de ano.


6 - Petrópolis (RJ)

Outra cidade carioca está aqui para invadir o nosso guia de locais mágicos para entrar no clima de natal.


O município de Petrópolis, conhecido por ser a cidade dos imperadores do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, conta com uma celebração natalina extremamente pomposa.


Sim, você será tratado(a) como o(a) rei(rainha) que é. Você pode ser servido(a) por um garçom de buffet e ainda aproveitar deliciosos comes e bebes dignos de uma família real.


Isso porque a cidade recebe o famoso evento chamado de “Natal Imperial”, com decorações e iluminações muito especiais, que deixam o centro histórico da cidade ainda mais charmoso e sofisficado.


Também é possível conferir uma grande quantidade de shows e espetáculos temáticos que acontecem na cidade, em uma programação especial de natal.


Uma dica é ir até o Palácio de Cristal, que durante o final de ano se transforma em uma casa do Papai Noel, com muitas atividades para a família.


Para quem tem filhos, é uma excelente forma de se divertir!


7 - Blumenau (SC)

Por fim, mas não menos importante, o estado de Santa Catarina está muito bem representado com a cidade de Blumenau.


Conhecida pela sua forte influência alemã, o município oferece atrações inimagináveis para quem deseja ter um natal mágico. São inúmeros enfeites, luzes, apresentações, espetáculos e atrações lúdicas para quem deseja uma ótima experiência natalina.


Blumenau é uma cidade conhecida pelo seu evento tradicional, o Oktoberfest, que atrai milhares de turistas todos os anos. Durante o Natal, é um desfile temático com mais de 400 pessoas que encantam o público.


Por isso, se você busca uma diversão para todas as idades, não pode deixar de conferir a beleza de Blumenau!


Conclusão

O que achou das nossas dicas de natal? Já sabe onde vai passar o final de ano? Se a resposta for não, já separe um tempinho para pesquisar mais sobre as cidades acima, pois com certeza a sua experiência será única.


Mas não deixe de aproveitar essa oportunidade o quanto antes. Comprar passagens ou reservar hotéis na última hora pode ser um erro, ainda mais durante as festividades de final de ano. A tendência é que você pague mais caro.


Então, já que é natal, separe aquela sua roupa mais bonita, o gorro do papai noel e vá se divertir com toda a sua família!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário
Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter