• Guia de Investimento

Feriado prolongado: razões para conhecer cidades do interior



Quando avistamos um feriado prolongado vindo aí, logo já pensamos em aproveitar a praia, para curtir o mar, o sol e a companhia de outros viajantes.


Mas com a pandemia da Covid-19 por aí e prevalência de algumas medidas de isolamento, a praia pode não ser uma opção no momento.


Afinal, a recomendação é evitar aglomerações, pois o risco de contágio ainda é alto. Ou seja, você pode programar toda a sua viagem para a praia, mas acabar contaminado pelo novo coronavírus. Isso não está nos planos, não é mesmo?


Por isso, uma alternativa para aproveitar o feriado prolongado de uma maneira muito mais segura é planejar uma viagem para as cidades do interior.


Além de encontrar muitas opções diferentes, você ainda encontra pontos turísticos praticamente vazios.


Quer saber mais? Acompanhe o artigo de hoje e conheça algumas razões para conhecer as cidades do interior durante o feriado prolongado!


1 - Você pode economizar muito mais

As viagens para cidades do interior costumam ser muito mais baratas, se comparadas com o litoral. Há municípios turísticos que estão bem próximos de você, sem a necessidade de gastar muito com combustível.


Isso sem contar o gasto com os pedágios. Bem sabemos quantas cobranças são feitas até chegar à praia. Mas, nas cidades do interior, dependendo para onde você for, a quantidade de pedágios é muito menor.


Além do mais, as opções de hospedagem são muito mais acessíveis. Você pode encontrar um hotel com deck de madeira para piscina redonda, café da manhã incluso, entre outros serviços, pela metade do preço de um estabelecimento no litoral.


Ou seja, é a chance de ficar em uma hospedagem de luxo, por um preço muito melhor!


2 - Pode comprar muitas coisas

Muitas cidades do interior têm fama por conta de seu comércio. Por isso, viajar para esses municípios é a chance de comprar algo diferenciado e que pode servir como uma lembrança do feriado prolongado.


Você também pode aproveitar a oportunidade para comprar um presente para aquele amigo querido ou familiar, como um vinho pequeno para lembrança, um objeto decorativo, um acessório, entre outros.


Inclusive, há algumas cidades famosas por suas lojas de itens de decoração, como é o caso de Porto Ferreira, no Estado de São Paulo. Além disso, existem os municípios especializados em artigos da moda, como em Passos, em Minas Gerais.


3 - Conhecer a história da cidade

Para quem gosta de aprender sobre história e conhecer pontos culturais, as cidades do interior guardam muitos museus e centros históricos que podem ser frequentados por turistas. É uma boa maneira de aprender mais sobre a cultura dos habitantes.


Você pode encontrar várias informações no folder turístico da Prefeitura da cidade. Em grande parte dos casos, a entrada é gratuita ou tem um preço muito acessível.


Além disso, algumas cidades do interior possuem atrações turísticas muito vinculadas à história do local.


Um exemplo é em Ribeirão Preto, em São Paulo, famosa por seu chopp, que conta com muitos bares especializados na bebida.


Fora o turismo gastronômico, esses municípios também são conhecidos por suas culturas tradicionais. No interior da Bahia, por exemplo, é comum encontrar várias casas onde são produzidos colar guia espiritual típicos.


4 - Viaje sozinho ou com amigos e familiares

As cidades do interior oferecem a possibilidade de viajar com um número maior de pessoas, justamente por conta do preço mais acessível em relação ao litoral.


Desse modo, é a oportunidade para você viajar com toda a sua família e aproveitar muito de um turismo diferenciado e fazer uma viagem inesquecível com os amigos.


Para quem deseja descansar e não quer ficar preocupado em ter que dirigir para ir ou para voltar, uma alternativa é buscar por um fretamento para excursões. Como você vai estar com mais pessoas, o preço fica muito mais barato.

Você também tem a opção de viajar com muitas pessoas, ou fazer um passeio mais intimista, em casal, ou até mesmo sozinho(a).


Isso porque os municípios locais são mais seguros que as grandes metrópoles e o litoral. Dessa forma, você não corre tantos riscos assim, em comparação com outros lugares.


Claro que todo cuidado é pouco e você não pode se descuidar. Por isso, tenha atenção com seus pertences, com a sua mala estilo vintage, dinheiro e outros artigos que estiver carregando.


5 - Não precisa levar tanta coisa

Se você é do tipo de viajante que já fica cansado só de pensar a mala que precisa arrumar e o tanto de coisa que tem que levar, pode ficar mais tranquilo, pois as cidades do interior não exigem que você leve uma grande quantidade de pertences.


Inclusive, o ideal é levar apenas o necessário. Por exemplo, separe os seus produtos higiene pessoal atacado, além de algumas trocas de roupas. Assim, a sua mala está praticamente pronta.


Isso é ótimo para quem tem o espírito aventureiro e gosta de fazer viagens só com uma mochila nas costas. Aliás, as cidades pequenas do interior contam com várias oportunidades de fazer passeios a pé.


Se você for viajar sozinho, a recomendação é identificar todos os seus itens para não perdê-los.


Para isso, utilize algumas etiquetas adesivas personalizadas e… voilá! Você já tem todos os itens prontos para uso.


6 - Oportunidade de ficar perto da natureza

Bem, se você ainda não está convencido(a) do quanto as cidades do interior têm para oferecer, tenho certeza que agora essa razão aqui vai te agradar muito.


Em vários municípios locais, você tem a oportunidade de ficar mais próximo(a) da natureza, com passeios em cachoeiras, fazendas, áreas preservadas, rios e lagos.


Para quem não dispensa uma boa trilha, há passeios maravilhosos no interior de matas, onde é possível ver espécies de plantas, animais e ainda curtir o frescor da natureza.


O melhor disso tudo é que a maioria dos passeios desse tipo são feitos com um grupo pequeno de pessoas, ou você também pode se aventurar sozinho(a). Ou seja, não há perigo de se deparar com uma aglomeração em tempos de pandemia.


5 cidades do interior do Estado de São Paulo para você visitar

Gostou das vantagens de se viajar para cidades do interior durante o feriado prolongado? Se sim, continue com a gente e conheça alguns lugares que vão te encantar!


1 - Holambra

Localizada próxima à Campinas, a cidade de Holambra é conhecida por sua grande diversidade de flores e uma forte influência da colonização holandesa, tanto na gastronomia, quanto na arquitetura local.


O município é conhecido pelo evento ExpoFlora, uma festa que atrai pessoas de todas as idades, com interesse em conhecer os mais variados e belos tipos de flores.


2 - Botucatu

Botucatu é a cidade perfeita para quem tem espírito aventureiro. Localizada a 200km de São Paulo, o município conta com uma grande variedade de passeios, como:


  • Caminhadas e trilhas;

  • Esportes radicais;

  • Ciclismo em terra;

  • Cachoeiras.


Além disso, Botucatu tem lindas formações rochosas que são ótimas para esportes de escalada e rapel.


3 - Águas de Lindóia

Águas de Lindóia concentra um dos mais importantes centros hidroclimáticos do Brasil, além de contar com o Balneário Municipal, que possui muitas opções de relaxamento para toda a família, incluindo banhos relaxantes e massagens.


Além disso, a cidade conta com uma praça central repleta de obras de arte e gramados, onde é possível fazer um ótimo passeio.


4 - São Roque

A cidade de São Roque é famosa pelos seus vinhos, não é à toa que a atração turística principal da cidade é o seu roteiro de vinícolas e restaurantes.


Para quem gosta de diversão, lá também é sede do Ski Mountain Park, um parque cheio de escorregadores e estações de patinação para todas as idades.


5 - Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma cidade montanhosa, inspirada na cultura alemã. O local já é famoso pelas suas atrações turísticas, tendo uma gastronomia altamente sofisticada, além de contar com lojas de chocolates caseiros.


Outro passeio muito bom é a viagem de Campos do Jordão até Santo Antônio dos Pinhais.


Durante o percurso, você verá belíssimas paisagens, além de se deparar com uma área de mata protegida, com uma natureza exuberante.


É uma ótima oportunidade para quem deseja relaxar e curtir o frio das montanhas.


Conclusão


O que achou das dicas para viajar no feriado prolongado? É uma forma de fazer um excelente passeio e ainda fugir das aglomerações, tendo alternativas muito mais seguras para curtir a folga, mesmo em tempos de pandemia.


Agora é só se planejar, seguindo todas as dicas aqui apresentadas, e colocar o pé na estrada!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter