• Guia de Investimento

Fugindo‌ ‌da‌ ‌rotina:‌ ‌10‌ ‌dicas‌ ‌de‌ ‌lugares‌ ‌diferentes‌ ‌para‌ ‌conhecer‌ no Brasil


O Brasil é um lugar com um enorme potencial turístico. Se você está fugindo da rotina, pode encontrar opções incríveis de locais para conhecer e explorar, tudo isso sem chegar perto dos destinos já tradicionais de viagem.


Existe uma tendência crescente de viagens domésticas, ou seja, dentro do próprio país. As pessoas estão começando a querer conhecer mais regiões próximas, tanto pelo custo reduzido da viagem quanto pela possibilidade de exploração.


Conhecer um lugar novo só requer a vontade e o impulso de exploração. Então, basta separar sua mala estilo vintage e colocar o pé na estrada.


O potencial turístico de nosso país é imenso. Existem diversos biomas e realidades completamente diferentes que você pode conhecer, aproveitando os mais diferentes tipos de férias e ainda acelerando a economia local.


Isso porque muitas famílias no Brasil sobrevivem exclusivamente do turismo. Esses locais precisam de todo o apoio possível para manter suas características e continuarem explorando conceitos turísticos novos.


Embora alguns lugares sejam assertivos para atividades específicas, descobrir um novo local é sempre uma possibilidade de aproveitar o ambiente.


Muitas vezes, o que você procura está em um folder turístico, fora das rotas comerciais mais conhecidas.


Por isso, é importante manter a mente aberta para explorar lugares novos e interessantes, muitos deles que você nem mesmo pensaria em visitar.


1. Serra da Capivara - PI

serra da capivara
Foto por Artur Warchavchik

Para os amantes de história, o Brasil não tem poucas opções de visitação. Mas, nenhum lugar é tão interessante quanto o Parque Nacional Serra da Capivara.


Ele fica no sertão do Piauí e abriga a maior coleção de pinturas rupestres ao ar livre do mundo.

Essas pinturas pré-históricas estão espalhadas em mais de 30 mil exemplares, com indícios de ocupação humana de mais de 50 mil anos de idade.


Algumas empresas na região fazem fretamento para excursões, atraindo inúmeros aficionados por história.


Outro ponto interessante para visitar na Serra da Capivara é o Museu da Natureza. O espaço oferece uma série de instalações que permitem que você passe por toda a história da humanidade, desde a origem do universo até o nosso possível futuro.


Além disso, a região é repleta de trilhas e opções de turismo interessantes para conferir.


2. Ilha do Cardoso - SP

Foto por Yuri Cruvinel Ribeiro

São Paulo é um estado conhecido por sua urbanidade. A agilidade e a movimentação sem parar são marcas registradas das pessoas que vivem ali. Por isso, é até difícil acreditar que exista um oásis de paz e tranquilidade tão próximo.


A Ilha do Cardoso fica na cidade de Cananéia, no litoral sul de São Paulo. Trata-se de uma ilha que só pode ser acessada por barcos, e é situada dentro de um parque estadual. Ali, não existe nenhum tipo de sinal de celular.


Utilizar sacolas ecobag personalizadas é uma excelente pedida nesses casos, para evitar a criação de resíduos e manter a pureza do local.


É um local para relaxar a mente e aproveitar o contato direto com a natureza. Existem diversas trilhas e cachoeiras, além de um comércio local interessante com muitos frutos do mar.


É possível ter um contato direto com uma espécie rara que habita na região, o boto-cinza.


Estes animais estão tão acostumados com a paz que o local representa que normalmente nadam próximo de turistas.


3. Terra Ronca - GO

terra ronca
Foto por Erickson117

A Terra Ronca, que fica no município de São Domingos, é uma maravilha natural com mais de 50 mil hectares de áreas não exploradas.


Existe no local:

  • Cachoeiras;

  • Rios;

  • Trilhas;

  • Cavernas.

Destas últimas, cinco das mais de trezentas estão abertas a visitação. A formação rochosa das cavernas é um espetáculo à parte, que deve ser visto com todo seu esplendor. É um ambiente incrível que certamente vale a visita.


Algumas das paisagens dariam um excelente calendário personalizado com fotos.


Além disso, você pode encontrar diversos cenários que parecem pinturas ao longo do espaço do parque, com trilhas de diversos níveis de dificuldade.


É obrigatório nestes passeios a contratação de um guia com credencial, para que você não se perca nas áreas do parque.


Além disso, é obrigatório o uso de vestimentas adequadas e uma lanterna para evitar qualquer problema.


4. São Miguel das Missões - RS


são miguel das missões
Foto por Goldemberg Fonseca de Almeida

Este é um lugar pouco visitado, mas que tem atraído a atenção de turistas cada vez mais. Trata-se de uma cidade fronteira entre Brasil e Argentina, que tem uma das mais bem preservadas ruínas jesuítas do Brasil.


O monumento, cuja data é do século XVII, segue com boa preservação e o uso de tecnologia para criar uma experiência sensorial por meio de um espetáculo de luzes na parte da noite.


Você pode ainda procurar por alguns folhetos restaurante no centro da cidade para uma experiência gastronômica.


Além disso, existem diversos museus e passeios que você pode fazer para conhecer um pouco mais da cidade e da história que permanece viva naquelas estruturas.


5. Monte Roraima - RR


monte roraima
Foto por Tinhojv

Este monte é um dos maiores da américa latina, e carrega consigo uma aura exótica e mística.

O monte fica na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela e possui 2875 metros de altitude. Essa formação rochosa tem um formato de mesa.


Para conhecer o local, é preciso estar pronto para viver uma forte experiência e o desejo de explorar. Isso porque escalar o monte exige muito do físico e do mental daqueles que desejam fazer a escalada.


As temperaturas ao longo da subida variam entre 5ºC e 35ºC, e muitas vezes é preciso acampar no meio da montanha para conseguir chegar no final. Para aqueles que aguentam o trajeto, entretanto, a vista é maravilhosa.


Não se esqueça de levar um óculos feminino de sol para ajudar nos momentos em que ele for necessário.


É importante considerar que existe uma obrigatoriedade em contratar um guia para a escalada. Trata-se de um profissional qualificado que irá ajudar todo seu percurso.


6. Cânion do rio Poty - PI

canion do rio poti
Foto por Daniel Schröder

Localizado entre duas pequenas cidades entre o Ceará e o Piauí, o Cânion do rio Poty.


Essa estrutura foi toda criada baseada no movimento de água de rio, com paredões e cavernas moldados pela pelo impacto da água ao longo dos anos.


Quando se inicia a época de chuvas, uma série de cachoeiras surge para renovar a paisagem. É um local onde muitos fãs de esportes radicais costumam frequentar.


7. Anavilhanas - AM


anavilhanas
Foto por Lincoln Barbosa

Esta rede fluvial fica no Parque Nacional de Anavilhanas, na Amazônia.


Nele, existe um labirinto natural que recebe cortes do Rio Negro, onde é possível percorrer trilhas, mergulhar com botos, fazer passeios de barco e até mesmo conhecer as comunidades próximas.


Na época de seca, os bancos de areia que surgem nas beiras do rio acabam fazendo bolsões que funcionam como praias. Se você optar por uma época de chuvas, ainda assim pode realizar uma série de atividades como trilhas e passeios de barco.


Para conseguir chegar na cidade, é preciso pegar um barco ou ônibus saindo diretamente de Manaus.


8. Baixio - BA

Esse vilarejo fica a uma distância considerável de Salvador, e acaba sendo um ponto turístico relativamente novo.


Existem aqui diversas opções de turismo ecológico, além de uma atmosfera local cheia de tranquilidade e excelentes opções gastronômicas.


Para quem quer aproveitar o estado da Bahia sem a loucura das capitais, pode ser uma excelente opção. Um dos destaques são as lagoas que se formam pelas nascentes da região, que possuem água morna e são ideais para banhos de relaxamento.


Para uma experiência completa, você ainda pode aproveitar a gastronomia local, tomando um bom vinho branco frutado.


Este é um destino para aqueles que realmente desejam passar um tempo off, aproveitando a natureza e se conectando novamente.


9. Aurora do Tocantins - TO

aurora do tocantis
Foto por Dianes Gomes

Esta cidadezinha fica fora da maioria das rotas turísticas. Trata-se de um local com uma média de três mil habitantes, encantando turistas por conta das paisagens belas e confortáveis, além do conforto de ser uma cidade pacata.


Aurora do Tocantins está no livro dos recordes por ter o menor rio do Brasil, o rio Azuis.


Este local é praticamente uma piscina natural, com suas águas cristalinas e azuladas, repleta de natureza por todos os lados.


A água do rio é calma e agradável, além de ser bem rasa. Isso significa que não só os fãs de ecoturismo podem aproveitar a região, mas também é ideal para levar crianças.


10. Garanhuns - PE

Garanhuns
Foto: Prefeitura de Garanhuns

Esta cidade é uma pérola do agreste nordestino. Uma das cidades mais interessantes para se visitar, ela pode ter temperaturas que chegam a 10ºC no inverno, completamente atípico para os padrões da região.

A cidade possui uma série de colinas em seu entorno, além de estar bem acima do nível do mar.


Conhecida como Suiça Pernambucana, a cidade tem uma série de atrações comuns, como parques e igrejas, a elementos históricos e até mesmo uma casa, construída por um trabalhador que desejava ter um castelo.


Considerações finais

O Brasil tem um imenso território a ser conhecido e conquistado, e é possível explorar uma série desses locais aproveitando alguns dias de férias e a vontade de viajar.


Por isso, aproveite as oportunidades que surgirem para conseguir encontrar novos e incríveis destinos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited