• Guia de Investimento

Home office: como criar o ambiente ideal

Atualizado: Jan 24


home office como criar o ambiente ideal

O home office é uma modalidade de trabalho que ganhou bastante espaço em 2020, por conta da pandemia do Covid-19. O que antes era apenas uma tendência, agora é a realidade de muitos profissionais.


O novo coronavírus chegou para mudar a maneira como as pessoas vivem, e isso também inclui a maneira de trabalhar. Para conter o vírus e evitar sua disseminação, grande parte das empresas tiveram de se reinventar.


O distanciamento social passou a ser uma ordem por parte do governo, e a melhor maneira de continuar trabalhando sem prejudicar o andamento das companhias é pelo modelo remoto.


Muitos profissionais tiveram acesso a essa oportunidade, que ajudou não apenas as empresas a não sofrerem tantos prejuízos, como também preservou o emprego da maioria das pessoas.


Só que trabalhar em casa, apesar de todo o conforto e privacidade exige algumas adaptações, e uma delas diz respeito ao espaço físico do trabalho.


Nem todo mundo tem um escritório preparado em casa, e esta se tornou uma das maiores dificuldades do home office.


Para te ajudar, neste artigo, vamos explicar melhor o conceito de home office, sua importância e dar algumas dicas para adequar um espaço em sua casa. Confira!


O que é home office?

Home office, como o próprio nome sugere, é a modalidade de trabalho em que os profissionais desempenham suas tarefas em casa ou de qualquer lugar que estiverem que não seja o ambiente físico da empresa.


Já era um formato muito comum entre autônomos, freelancers e algumas empresas, como uma de sistema de distribuição de energia elétrica, mas em 2020, também acabou englobando muitas companhias a adotar o que conhecemos hoje como teletrabalho.


O Brasil começou a sofrer as consequências do novo coronavírus de maneira mais séria em março do ano passado. Desde então, as empresas começaram a adotar medidas de distanciamento para preservar a saúde de seus colaboradores.


Quem podia trabalhar em casa passou a exercer suas funções no lar, o que foi motivo de alegria para muitos.


Por outro lado, outros profissionais não gostaram muito ou simplesmente tiveram (e ainda têm) muita dificuldade para se adaptar.


Querendo ou não, o home office veio para ficar para muita gente, então, quanto antes você se adaptar, melhor.


Muitos negócios e colaboradores se adequaram a essa nova metodologia de trabalho e até mesmo decidiram que vão mantê-la, mesmo quando tudo se acalmar.


Isso aconteceu principalmente porque as companhias se deram conta do quanto o trabalho remoto é vantajoso. Mesmo que precisem fazer instalação de internet na casa de um funcionário, os gastos são muito menores do que locomovê-lo até a sede da empresa.


As companhias não precisam mais arcar com despesas que antes eram imprescindíveis para ter o colaborador por perto, como:

  • Adaptação de infraestrutura;

  • Transporte;

  • Alimentação coletiva;

  • Água e luz;

  • Aluguel de espaço;

  • Entre outras.

Os colaboradores, por sua vez, não precisaram mais se preocupar com trânsito, horários restritos e outras situações comuns para quem trabalha fora.


Em outras palavras, o home office é uma modalidade bastante vantajosa tanto para empresas, como para funcionários, necessitando apenas de uma adaptação.


Importância de um ambiente adaptado

Agora que você já entendeu o que é e quais são as vantagens do modelo de trabalho home office, vamos explicar por que ter um espaço adaptado com computador novo e outros itens é essencial.


Em primeiro lugar, ter um espaço adequado para trabalhar em casa garante a sua produtividade. Você está na sua residência, mas precisa manter seu nível de produtividade e a qualidade do seu trabalho.

É dessa maneira que você vai dar conta de todas as suas tarefas e continuar sendo um bom profissional para a empresa da qual trabalha.


Além da produtividade, um lugar bem adaptado permite que você se concentre melhor. No que diz respeito à concentração, nem sempre o home office pode ser produtivo.


Isso porque a família toda está reunida em casa, como por exemplo, os filhos estão aguardando o retorno das aulas de sua escola particular infantil, e quem mora com outros parentes, precisa lidar com o cotidiano deles.


Ou seja, é necessário ter um espaço adaptado para que você possa dar toda a atenção para seus afazeres e impedir que a rotina dentro de casa interfira.


Um bom ambiente de trabalho home office também é importante para a sua saúde. Sim, é preciso investir em, pelo menos, uma cadeira que lhe permita trabalhar confortavelmente e uma mesa onde você possa dispor seu material de trabalho.


Manter uma boa postura da coluna enquanto está trabalhando ajudará a desenvolver suas atividades sem estresse e otimizando o seu tempo.


Mesmo que você possa dar uma escapulida e descansar no sofá na hora do almoço, vai passar a maior parte do seu tempo sentado em sua mesa de trabalho. Portanto, esse lugar precisa ser ergonômico e prático.


Por falar em praticidade, ela é outro benefício que explica a vantagem de ter um espaço adequado para o seu home office.


Uma das situações que as empresas mais prezam é a construção de ambientes que tornem o dia a dia de trabalho mais prático.


Por isso, elas investem em soluções como luminária led escritório, por exemplo. Se você tem um espaço bem adaptado, terá à sua disposição tudo o que precisa para realizar um bom trabalho.


A praticidade é fundamental, uma vez que assim você não precisa se locomover para imprimir alguma coisa, ou então parar o que está fazendo porque precisa comprar um material que estava faltando.


Dicas para preparar um espaço adequado

Você já sabe qual a importância de preparar um espaço confortável para trabalhar em casa, portanto, para te ajudar a montar o seu, vamos dar algumas dicas. São elas:


1 - Escolher móveis econômicos

É importante contar com bons itens, como persiana para escritório para controlar a incidência de luz solar, mas isso não significa que tudo precisa ser do mais caro.


Leve em conta a sua real situação financeira e escolha opções mais simples, mas que sirvam bem o seu dia a dia. Se preferir, pode criar algumas mobílias por conta própria, como a sua mesa de trabalho.

Na internet, é possível encontrar diversos tutoriais de DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo), que te ensinam a construir ou reformar mobílias.


2 - Usar prateleiras e painéis

Para organizar o seu espaço de trabalho, é essencial contar com itens como prateleiras e painéis.

O melhor é que você pode encontrá-los em diversos tipos, cores e tamanhos, que combinam perfeitamente com a sua cadeira confortável para escritório.


Nas prateleiras, é possível organizar papéis, materiais, livros e outros objetos de uso diário. Inclusive, você pode usar uma prateleira de pé para colocar sua impressora e organizar as folhas e cartuchos de tinta nas partes de baixo.


Os painéis são ótimos para pendurar lembretes, contas e outros itens que sejam importantes para o seu dia a dia e não podem ser esquecidos.


3 - Iluminação adequada

A iluminação é um aspecto fundamental para garantir um ambiente de trabalho apropriado para o seu cotidiano. Uma iluminação ruim prejudica a sua vista e também a sua produtividade.


Você pode usar uma boa iluminação central no teto, com lâmpada de led, ou optar por uma iluminação mais focada, com uma luminária, por exemplo.


O fato é que ela não pode ser nem muito clara nem muito escura, ou seja, deve estar na medida ideal para que você possa trabalhar com tranquilidade e conforto.


4 - Apostar em uma simples decoração

Praticidade é importante, mas não devemos abrir mão do conforto e de um pouco de descontração em nosso ambiente de trabalho.


Para isso, é interessante investir em plantas. Escolha os tipos mais adequados para o seu dia a dia e também para o seu espaço. Por exemplo, se a incidência de luz é baixa, prefira plantas de sombra.

Se você tem pouco tempo para cuidar delas, prefira as espécies que não dependem de regas frequentes, como as suculentas.


Também tenha uma agenda personalizada logo para organizar sua rotina. Além do mais, pode ser interessante colocar um porta-retratos com as fotos das pessoas que são importantes para você na sua mesa.


Se quiser, enfeite um pouco as paredes com quadros de cores suaves, mas sem exagerar, para não deixar o ambiente pesado.


Conclusão

Trabalhar em casa pode ser muito mais fácil se você tiver um espaço confortável e prático para exercer suas atividades diárias.


Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que, por menor que seja o seu espaço disponível, ele vai te ajudar a manter o foco e a concentração e, consequentemente, a gostar mais do seu trabalho no modelo home office.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited