Buscar
  • Guia de Investimento

Hostel: 8 benefícios para escolher



O hostel cresceu no conceito das pessoas que gostam de viajar e não é por menos. Esse tipo de hospedagem é menos individualista e tem um clima muito mais descontraído.


Nos hotéis, é mais difícil fazer amizade com alguém. Você pode até conversar com uma pessoa no elevador ou nos corredores, mas a convivência com os outros hóspedes é mínima.


No hostel é diferente. Você vai dividir o quarto com outras pessoas e isso aumenta muito as chances de fazer novos amigos.


Portanto, se o seu objetivo é socializar e encontrar pessoas incríveis pelo caminho, sem dúvida esse tipo de hospedagem é para você. Mas, esta não é a única vantagem de compartilhar seu espaço com gente diferente.


Com certeza será uma viagem diferente e também a oportunidade de aprender muitas outras coisas. Sem falar que é o melhor jeito de economizar quando você quer viajar, mas o orçamento está apertado.

Sendo assim, se você não sabe o que é um hostel ou está considerando essa hospedagem, leia este artigo. Aqui, vamos explicar o que é, como funciona e quais as diferenças entre ele, um hotel e uma pousada.

Além disso, vamos mostrar todos os benefícios que só esse tipo de lugar pode oferecer para quem se hospeda nele.


O que é hostel?

Hostel, traduzido, significa albergue. No entanto, no Brasil, o albergue se refere mais aos abrigos oferecidos pela prefeitura e pelo governo às pessoas desamparadas.


O hostel é completamente diferente e também em nada tem a ver com pensões, onde os hóspedes alugam um quarto e convivem com uma família proprietária.


Estamos falando de um tipo de hospedagem que um DJ para festa pode ficar, semelhante a um hotel pousada, porém, com algumas diferenças.


Trata-se de uma tendência no mundo todo, e tem como foco uma economia compartilhada entre os hóspedes. Por isso, cada vez mais tem sido procurado por pessoas que gostam de viajar frequentemente.

Seu funcionamento é diferente, visto que possui ambiente multicultural, que favorece pessoas interessadas em conhecer gente nova e fazer amizades.


É possível encontrar diferentes acomodações, em quartos femininos ou masculinos, quartos mistos, privativos e até adaptados para deficientes.


Os banheiros podem ser internos ou externos e alguns ainda permitem a estadia de animais.

Dentre os serviços oferecidos, podemos encontrar sala com computador novo para acesso à internet e ainda:

  • Wi-fi;

  • Armários individuais;

  • Guarda-volume;

  • Acessibilidade para deficientes;

  • Cozinha coletiva;

  • Café da manhã;

  • Áreas de estudo ou lazer.

Além desse tipo de serviço oferecido, o funcionamento do hostel é bem diferente dos hotéis e pousadas, como veremos a seguir.


Diferença entre hostel, hotel e pousada

Os hotéis são o tipo mais comum de hospedagem. Possuem, no mínimo, dez quartos, geralmente, para uma ou duas pessoas.


Além disso, oferecem uma vasta gama de serviços para os hóspedes e são mais caros.


As pousadas, por sua vez, possuem características mais familiares. São estabelecimentos com etiqueta de patrimônio, possuindo, geralmente, três andares, o que traz a sensação de estar em casa.


É comum encontrarmos pousadas em cidades praianas, visto que possuem acomodações mais abertas e ambientes que facilitem o convívio, como piscinas e churrasqueiras.


No que diz respeito ao hostel, este oferece acomodações compartilhadas e sua hospedagem depende mais do hóspede do que do lugar em si.


Por exemplo, as pessoas precisam levar suas próprias toalhas de banho, algo oferecido pelos hotéis.

Isso acontece justamente porque o objetivo é baratear os custos, mas alguns oferecem toalhas por um custo a mais.


Também é necessário providenciar seu próprio kit de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, sabonete, xampu, entre outros.


Alguns estabelecimentos oferecem esses produtos, mas isso não é comum.


O hostel oferece armários individuais para que as pessoas possam guardar seus pertences. Por isso, é extremamente importante portar um cadeado, para manter suas coisas seguras.


Pelo fato de você ter que dividir o quarto com outras pessoas, é interessante providenciar protetores auriculares. Diferente dos hotéis e pousadas, a maioria das acomodações é divida com um número considerável de pessoas.


Agora que você já sabe diferenciar o hostel de outros tipos de hospedagens, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens dessa acomodação. Confira.


Vantagens do hostel

Em um hostel, os hóspedes podem compartilhar diversos momentos, como um bolo simples de fubá delicioso no fim da tarde. Além disso, outras vantagens são:


1. Conhecer pessoas novas

No hostel você vai dividir o quarto com outras pessoas, de diferentes lugares e de várias idades. É a oportunidade perfeita para quem viaja sozinho fazer novas amizades, conhecer novos idiomas e outras culturas.


A maioria dos hóspedes sabe conviver em harmonia, afinal, eles preferem estar com pessoas diferentes o tempo todo. Por isso, se você quer conhecer gente nova, deve pensar em se hospedar dessa forma.


2. Mais economia

A hospedagem é a maior despesa de uma viagem, mas se você optar pelos hostels, não vai precisar se preocupar com isso.


Você pagará um valor acessível para ter uma acomodação confortável, em um ambiente descontraído e muito hospitaleiro.


É legal para viagens entre amigos com uma quantidade maior de pessoas, pois todos podem usar o mesmo quarto, pagando um preço justo e podendo estar juntos o tempo todo.


3. Aprender a compartilhar e a respeitar

Quando nos hospedamos dessa forma, todo o espaço é pensado no grupo, tanto os externos com paisagismo jardim quanto os internos, como os quartos.


Você aprende a organizar melhor as suas coisas e não deixá-las espalhadas e também a respeitar o espaço alheio.


Portanto, quando nos hospedamos em um hostel, temos a oportunidade de crescer como indivíduo e melhorar nossa capacidade de convivência social.


4. Participar de festas

Muitos hostels promovem festas para seus hóspedes se conhecerem e interagirem melhor. São momentos agradáveis e divertidos que ajudam a descobrir novas amizades e conhecer gente de todo tipo.


Quem gosta dessa troca de experiências encontra nessa acomodação não apenas festas muito legais, como também ambientes compartilhados como a cozinha.


Você pode preparar uma refeição junto com outra pessoa e aproveitar para conversar e interagir enquanto isso.


As refeições se tornam muito mais animadas e você pode compartilhar itens interessantes, como sacola de tecido personalizada.


5. Aprender novas culturas

Você sabe bem que viajar, principalmente, para o exterior, é a oportunidade perfeita para conhecer novas culturas. E se você se hospedar em um hostel, sua experiência será ainda mais intensa.


Esse tipo de acomodação é muito comum entre estudantes e mochileiros porque são mais baratas, então, em um único país, você pode encontrar pessoas do mundo todo.


Você pode aperfeiçoar seu segundo idioma e ainda aproveitar para conhecer línguas diferentes. A troca cultural é intensa e você pode aprender muita coisa diferente.


6. Aprender a viver de outras formas

Nós sabemos que o conforto é importante e todo mundo gosta de um quarto exclusivo que tenha gaveteiro com chave. Mas, viver apenas dessa forma é um pouco limitante.


No hostel, você precisa arrumar sua cama, cuidar dos seus pertences e dividir os espaços com outras pessoas. Isso nem sempre é confortável, mas vai te ensinar a viver de outra maneira.


7. Mais hospitalidade

No hostel, as pessoas querem ser hospitaleiras e garantir que você aprecie a hospedagem tanto quanto elas. Por isso, o tratamento que você recebe é de ser parte de uma família.


Todos querem ser seu amigo e esse clima amigável é contagioso. É bem diferente em um hotel, onde as pessoas mal se veem ou se falam. Portanto, se você gosta de hospitalidade, o hostel é perfeito para você.


8. Oportunidades diferentes

Imagine que seu chefe precisou adiantar as suas férias e você ainda não tinha preparado a sua viagem? Não deu tempo de reservar um hotel ou alugar um apartamento com quarto de casal planejado. Tudo bem, não se preocupe.


No hostel, você vai encontrar uma hospedagem diferente, mas também novas oportunidades de aproveitar o passeio.


Nós sabemos que uma viagem às pressas pode custar um bom roteiro, mas nesse tipo de acomodação, você vai encontrar muitas pessoas que podem te orientar e ainda te convidar para novos passeios.


Conclusão

Deixar de fazer uma viagem por causa de dinheiro ou por medo de conhecer um jeito novo de se hospedar é uma bobagem. Viajar é sempre bom e quanto mais diferente for a programação, melhor.


Ao estar em um hostel, você aproveita para absorver toda a cultura local e muitas outras por meio de pessoas que estarão lá.


É uma oportunidade de crescimento pessoal e intelectual, e ainda poder curtir melhor a sua viagem, sem precisar gastar muito.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



0 comentário

Me ajuda a te ajudar?

Adquirindo serviços ou produtos nos links aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga absolutamente nada a mais por isso

Compre em empresas confiáveis e ajude o blog a crescer

Reserve sua viagem aqui:

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter