• Guia de Investimento

Hotel ou Pousada: saiba a diferença e como escolher



Para ter maior tranquilidade em uma viagem, uma das prioridades é escolher o tipo de acomodação que será utilizada no período. Entre as mais comuns, é possível optar por um hotel ou pousada, de acordo com as preferências do turista.


Seja para ter momentos de lazer, ou para se deslocar a trabalho, uma viagem é sempre enriquecedora. Além de desfrutar de maior conforto, os viajantes certamente terão uma série de boas memórias.


Mas além dos passeios que serão feitos no destino, ou mesmo dos restaurantes que serão visitados, o local onde essas pessoas ficarão hospedadas precisa ser escolhido com critérios.


Afinal, é ali que elas passarão grande parte da sua viagem, principalmente nos momentos de descanso, que são fundamentais para recarregar as energias e para ter maior comodidade enquanto aproveitam as férias.


Mesmo um executivo que está em uma determinada localidade apenas a trabalho pode aproveitar os benefícios de estar hospedado em um bom estabelecimento, aproveitando até mesmo a parte gastronômica do espaço e consumindo crepe para evento, por exemplo.


De fato, selecionar a hospedagem de maneira minuciosa pode ser importante para que a viagem se torne mais interessante e para que a infraestrutura seja agradável aos turistas.


Em alguns casos pode parecer óbvio, mas nem todas as pessoas sabem as diferenças que existem entre um hotel e uma pousada, de modo que podem acabar optando pelo tipo de acomodação que elas não queriam.


Por isso, quem vai viajar e não possui experiência com essa parte da organização precisa entender quais são as características de cada uma dessas alternativas, para que possa escolher a sua preferida e ter maior tranquilidade no período.


Se você quer descobrir como diferenciar um hotel de uma pousada, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre o tema.


As diferenças entre um hotel e uma pousada

Quando os pais precisam escolher um berçário para bebê, é possível que eles tenham facilidade de identificar o estabelecimento, dada as informações presentes na sua fachada.


Em paralelo, é possível que uma pessoa que viaja com frequência também saiba distinguir com tranquilidade um hotel e uma pousada apenas pela sua aparência externa, já que ambos possuem diferenças estruturais.


Características de um hotel

Para entender melhor esse cenário, é possível começar elencando as principais características de um hotel:


  • Ambiente mais formal;

  • Acomodações com um ou mais quartos;

  • Pagamento por diárias;

  • Equipe de funcionários;

  • Estrutura com 200 quartos ou mais.


O hotel é um ambiente mais formal e, por isso, é a escolha mais assertiva para quem está em uma viagem de negócios.


Além disso, os quartos costumam ter um ou mais dormitórios, o que pode ser também uma opção interessante para famílias que viajam com um maior número de pessoas.


A modalidade de pagamento de um hotel é feita por diárias, que são calculadas pelo horário de check-in e de check-out feito pelos clientes.


Por ser uma estrutura com 200 quartos ou mais, é comum que a equipe de funcionários de um hotel seja maior, justamente para atender aos hóspedes em qualquer um dos ambientes, seja na sala de reunião para alugar do espaço ou no restaurante.


Características de uma pousada

Quem decide se hospedar em uma pousada pode desfrutar de um ambiente interessante e acolhedor, que oferece conforto e aconchego, sendo a opção preferida por pessoas que estão de férias com a família.


Entre as principais características de uma pousada, é possível mencionar:


  • Ambiente com traços familiares;

  • Pagamento por diária ou pacotes;

  • Poucos funcionários;

  • Estrutura com 30 quartos ou 90 leitos.


O ambiente de uma pousada costuma ter traços bastante familiares, de modo que o clima do local passa mais tranquilidade e informalidade.


As opções de pagamento costumam ser por diárias ou por pacotes, sendo que estes oferecem valores mais atrativos para clientes que vão passar mais dias no local.


Por ser uma estrutura menor, que conta com até 30 quartos ou 90 leitos, as pousadas costumam ter uma equipe menor de pessoas trabalhando no local, sendo comum que o proprietário do espaço execute várias atividades no estabelecimento.


Mesmo que a pousada seja uma acomodação de menor tamanho, isso não impede que ela ofereça um restaurante com garçom de buffet, por exemplo. Afinal, ela também pode proporcionar uma infraestrutura completa para os seus hóspedes.


Além disso, tal como nos padrões de hotéis, as pousadas podem ser classificadas entre 1 e 5 estrelas, de modo que fica a critério do cliente escolher o estabelecimento que for mais conveniente para a sua viagem.


Serviços oferecidos por hotéis e pousadas

Ao contrário do que se imagina, um hotel e uma pousada oferecem serviços bastante parecidos, que variam conforme a sua estrutura. Assim, um hotel classificado com 1 estrela pode ser menos interessante do que uma pousada com 5 estrelas.


De fato, não existem regras nesse sentido. Ambos os estabelecimentos podem ter vigilante para empresa, vaga de garagem, serviços de recepção, internet disponível e refeições, como o café da manhã já incluso no preço da diária.


Tudo isso varia de local para local, de forma que cabe aos hóspedes escolher a melhor alternativa conforme as suas necessidades e o tipo de viagem que vão fazer.


Dicas para escolher a melhor opção para a sua viagem

Se você vai viajar mas está na dúvida sobre ficar hospedado em um hotel ou em uma pousada, é interessante conhecer algumas dicas que ajudam na tomada de decisão.


Ao seguir as sugestões que serão abordadas a seguir, certamente você terá à disposição o local e os serviços que deseja desfrutar nesse período.


1. Leve em consideração o seu tipo de viagem

As viagens de trabalho costumam ser mais corridas, o que quer dizer que o profissional possui pouco tempo disponível para aproveitar o espaço em que ficará hospedado.


Além disso, quando a agenda dele é tomada de reuniões, é muito comum que a melhor escolha seja um hotel próximo do centro da cidade, o que facilita o seu deslocamento no horário comercial.


Já quem está de férias com a família e quer ter momentos de lazer e de tranquilidade, certamente poderá aproveitar o clima agradável de uma pousada, uma vez que elas proporcionam um ambiente mais acolhedor e aconchegante.


Mas o contrário também é uma possibilidade, de modo que as famílias que preferem um hotel podem reservar um quarto, e um empresário que vai estender a viagem até o final de semana decida ficar em uma pousada.


O importante é pesar os prós e contras de cada tipo de viagem e selecionar a opção que faça mais sentido para os viajantes.


2. Considere o tempo de permanência

O tempo de permanência é um ponto que pode influenciar na escolha do tipo de hospedagem ideal, além de ser importante para que o turista saiba quantos produtos de higiene pessoal atacado levar ou a quantidade de roupas que precisará no período.


Para quem vai passar mais dias, os pacotes oferecidos pelas pousadas podem ser bastante vantajosos, o que torna a hospedagem mais econômica para algumas pessoas.


No caso de períodos menores, um hotel se torna uma boa alternativa, de modo que quem fica hospedado no local utiliza as diárias conforme a necessidade e aproveita uma estrutura prática para as suas necessidades naquele momento.


3. Escolha a opção de acordo com os serviços que você precisa

Levar em conta as opções de serviços oferecidas também é um bom parâmetro para a escolha do melhor tipo de hospedagem.


Um executivo que está em viagem certamente precisará de facilidades básicas, como um hotel que ofereça refeições, um quarto confortável, e que possa disponibilizar até mesmo um shampoo antiqueda sem sal para agradar os seus hóspedes.


Já quem está de férias e quer aproveitar um espaço com clima familiar e de descanso pode pesquisar por uma pousada com piscina, spa, área de lazer e aconchego, de forma que potencialize a sua estadia.


Por isso, selecione a hospedagem que for mais conveniente de acordo com o que você está buscando na sua viagem, tornando-a mais agradável e completa.


4. Verifique a movimentação do local

Nem sempre quem está de férias quer ficar hospedado em um local com grande movimentação, como costuma ser o caso dos hotéis nos centros das cidades. Mas para quem está em viagem de negócios, esse elemento pode não fazer tanta diferença.


Sendo assim, verifique se a pousada ou o hotel escolhido atendem a sua expectativa também nesse sentido, o que vai ajudar quem busca por momentos de tranquilidade na viagem.


Considerações finais

Qualquer turista ou viajante corporativo sabe que a hospedagem pode fazer toda a diferença na sua estadia em uma determinada cidade, pois é ali que ele vai desfrutar de uma infraestrutura adequada para as suas necessidades e preferências.


Dessa forma, conhecer as principais características de um hotel e de uma pousada é fundamental para ter a certeza de fazer uma boa escolha, de maneira que a viagem traga boas recordações.


Por isso, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e aproveite melhor a sua viagem, garantindo até mesmo uma garrafa de vinho para lembrança, que poderá ser consumida no seu retorno para casa.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter