• Guia de Investimento

Intercâmbio: 5 benefícios para realizar


benefícios do intercâmbio
Foto Freepik

O intercâmbio é uma experiência transformadora, por conta disso, muitas pessoas se programam para que seus filhos ou eles próprios consigam explorar todas as vantagens desse modelo de viagem.


Entretanto, você precisa de muito preparo se pretende aproveitar ao máximo essa oportunidade, sobretudo encontrando o programa certo para você e o destino que mais se adequa a suas necessidades.


A expectativa em cima de um intercâmbio é imensa, mas é importante pensar que todo o esforço é recompensado com uma série de benefícios incríveis para aqueles que decidem experimentar a vida em um país estrangeiro.


Até mesmo um processo simples, como o de fazer um bolo de cenoura com chocolate pode se tornar um desafio em um país diferente.


Existem diversos programas de intercâmbio, que podem abordar as mais diferentes modalidades de viagem. O que todos têm em comum é a vantagem de viver durante um período em um país diferente.


Ao contrário das viagens turísticas, que você recebe uma experiência diferenciada, com o intercâmbio você de fato consegue viver como os locais de um determinado local, compreendendo seus meios e costumes.


Esse tipo de experiência acaba sendo altamente engrandecedora, permitindo que você explore toda uma cultura e sociedade diferente da sua, aproveitando os inúmeros recursos que esse tipo de viagem pode oferecer.


Dentre os principais programas que você pode escolher estão:

  • Estudo de idiomas;

  • Curso superior;

  • Trabalho voluntário;

  • Estágio acadêmico.

Independente de qual destes modelos for o adotado para seu intercâmbio, certamente será uma experiência única e engrandecedora, que permite uma interação direta com uma língua diferente da sua.

Caso você pretenda dirigir no local, é importante ter o equivalente local de uma carteira habilitacao B para conseguir utilizar com tranquilidade o veículo.


Em casos de estudantes que não conhecem a língua local, esse choque de realidade e o impacto de estar o tempo todo ouvindo esse novo idioma acaba fazendo com que ele consiga começar a compreender.

Além de se comunicar muito mais rapidamente do que com um curso tradicional.


Portanto, quanto mais tempo ele passar neste local, maior será sua fluência e a capacidade de se comunicar, muitas vezes conseguindo um estágio avançado do idioma em um período muito menor do que o esperado.


Existem possibilidades de intercâmbio para pessoas que já falam um idioma e até mesmo compreendem ele inteiramente.


Nestes casos, você consegue melhorar muito sua fluência e comunicação ao lidar com pessoas usando a língua nativa o tempo todo.


Uma boa maneira de praticar é utilizar um espelho decorativo grande e falar em voz alta para identificar suas palavras.


Vale lembrar que não há uma idade correta para fazer um intercâmbio. Crianças mais novas tendem a aproveitar melhor o ambiente, em grande parte por sua facilidade de absorção de conteúdo e pela rapidez com que aprendem.


Entretanto, até mesmo pessoas bem mais velhas podem acabar buscando um intercâmbio para conseguir conquistar uma promoção ou para mudar completamente de carreira, iniciando um novo curso em uma faculdade do exterior.


Vantagens do intercâmbio

Apesar de a lista de vantagens relacionadas ao intercâmbio ser bem extensa, separamos alguns elementos que podem fazer toda a diferença na hora de você decidir se planejar uma viagem internacional neste modelo.


Os benefícios apresentados no modelo de intercâmbio acabam mostrando que esta é uma das mais inteligentes formas de ver o mundo.


Uma vez que você começa a realmente experimentar e viver atividades diárias de outro ambiente completamente novo.


1. Conhecer novos ambientes e culturas

Um dos grandes alicerces da experiência de um intercâmbio é conhecer profundamente um novo local.

Isso não significa que você ficará em um hotel e visitará pontos turísticos famosos de uma cidade.


A experiência do intercâmbio permite que você viva completamente o que é ser um morador de um determinado país. Isso significa que você irá fazer compras, pagar contas, trabalhar, estudar, viver completamente como se fosse um nativo local.


A experiência de tomar um vinho italiano branco na vinícola é completamente diferente, e esse tipo de experiência pode passar em um intercâmbio.


Isso abre suas portas para conhecer diversos pontos importantes de uma nova cultura, desde a comunicação até a gastronomia, moda e estilo de vida dos moradores locais.


Vale lembrar que é importante ir para uma experiência dessa de peito aberto, disposto a conhecer o novo.


Experimentar alimentos exóticos do local, passar por festividades tradicionais e rituais modernos do dia a dia de cada pessoa é parte fundamental da experiência de um intercâmbio, que deseja conhecer mais sobre um determinado local.


Você acabará conhecendo vidas completamente diferentes da sua, o que significa que logo estará ampliando todo o seu conhecimento sobre o mundo e as pessoas.


Se você tiver um computador completo, pode pesquisar elementos importantes do local que pretende visitar para saber o que deve procurar de eventos culturais.


Esse tipo de consciência acaba sendo fundamental para muitas pessoas compreenderem as vantagens do intercâmbio, permitindo que o viajante conheça cada etapa dos processos comuns do dia a dia.


2. Estudo do idioma

Conforme citamos anteriormente, a utilização de uma viagem de intercâmbio com o intuito de melhorar sua performance e aprendizado com um novo idioma é altamente funcional.


Isso porque depois de chegar no local, as pessoas se comunicarão da forma que sentem mais confortáveis, ou seja, em seu idioma local.


Embora você possa chegar sem compreender nenhuma palavra, existem alguns lugares que podem te ajudar.


É o caso de centros de intercâmbio e outros intercambistas. Neste caso, você cria centros de diálogo e conversação para que todos consigam explorar melhor o estudo de um determinado idioma.


Conseguir um atendimento para conserto de celular é muito mais fácil se você souber o idioma local.