• Júlia Orige

Intercâmbio: 5 dicas de planejamento


dicas de planejamento intercâmbio

Fazer um intercâmbio pode ser muito importante para seus estudos ou sua carreira. Afinal, apesar de até pouco tempo atrás o intercâmbio ser considerado uma experiência para adolescentes que queriam aprender um idioma.


Hoje em dia, a popularização do modelo permite muito mais opções de aprendizagem.


Carregando sua mala estilo vintage e possuindo vontade de se integrar a uma cultura diferente, você já estará pronto para começar essa jornada.


Isso começou a se tornar mais popular por conta da necessidade desse tipo de experiência no mercado.

Muitos empregadores acabam valorizando mais um funcionário que teve a vivência de superar os desafios de morar em um lugar com uma língua e realidade cultural diferente do que está acostumado.

O desenvolvimento pessoal adquirido pela experiência de morar sozinho, sem familiares e amigos para se apoiar, tendo que compreender uma língua que você desconhece, acaba atraindo o interesse de empresários


Uma vez que estes entendem que tais vivências elevam a sua capacidade de lidar com as adversidades em um ambiente de trabalho.


Por exemplo, uma pessoa que trabalha em uma gráfica de talão de orçamento personalizado pode ter inspirações de vários lugares, principalmente se teve contato com outras culturas que também o utilizavam.


Por que fazer um intercâmbio?

Muitas pessoas ainda compreendem o ato de morar em outro país para estudar algo que apenas jovens podem fazer.


Entretanto, esse tipo de pensamento tem cada vez mais caído por terra, com o intercâmbio sendo uma experiência extremamente benéfica, não importando sua idade.


É possível conseguir inúmeros resultados positivos, tanto em sua vida pessoal, quanto para a sua carreira.


Diferente de lazer, onde basta olhar em um folder de viagem e escolher um destino adequado, o intercâmbio é uma experiência complexa que tem diversos pontos a serem avaliados:


Aprimoramento de idioma

Mesmo que você já tenha estudado formalmente o idioma do país que pretende fazer o intercâmbio, é importante pensar que nenhum tipo de aula ou treinamento teórico é mais funcional do que viver e praticar ativamente a comunicação usando essa linguagem.


Além disso, a vivência em outro país tira a timidez de falar em um segundo idioma. Isso porque em uma entrevista você pode ficar acuado e acabar não mostrando todas suas habilidades.


Quando você vive em um outro país, precisa se comunicar até mesmo para coisas básicas do dia a dia, portanto, não pode ficar preso a timidez.


Além disso, o contato constante de um idioma junto do aprendizado dele com um professor nativo, acabam dando muito mais força para adquirir um melhor vocabulário e uma fonética mais aprimorada.

Você conseguirá fazer diversas atividades cotidianas com facilidade, como ler rótulos em inglês, por exemplo.


Em casos de ter que conversar com um nativo do idioma em seu trabalho, você se sentirá muito mais confortável.


Conhecimento da cultura local

Mesmo que você estude anos a fio sobre a cultura de um determinado local, a experiência de viver como uma pessoa local é completamente diferente e transformadora.


No intercâmbio, você terá a possibilidade de compreender os costumes do país como um espectador direto, entrando de cabeça na cultura local.


Esse tipo de experiência fica para a vida toda, abrindo seus conhecimentos e permitindo uma nova forma de compreender o mundo.


Valores que antes ficavam ignorados começam a se tornar muito mais relevantes.


Além de que é possível perceber que algumas posturas que antes eram comuns agora podem ser analisadas de forma mais crítica, gerando um maior conhecimento sobre si mesmo e sobre o local onde vive.


Possibilidade de redescobrimento

Às vezes, é necessário fazer uma pausa, reavaliar seus objetivos e decisões, e identificar seus medos e traumas para poder fazer um balanço de sua vida.


Você pode não estar conseguindo identificar os motivos de sua insatisfação, e fazer essa análise pode te indicar o caminho.


Nesse momento, uma excelente opção é optar pelo intercâmbio. Um período dentro de uma nova situação pode ser exatamente o que você precisa para se estabelecer e identificar o que precisa ser mudado em sua vida.


Além disso, o intercâmbio é uma excelente forma de tentar descobrir novas habilidades.

Se você está insatisfeito em sua vida profissional, utilize o intercâmbio como um meio de conquistar talentos e experiência, podendo dar um novo rumo a sua carreira, ou identificar elementos que você considerava certos e podem precisar de alguns reparos de atitude.


As adaptações que você terá de fazer para o dia a dia durante um período morando em um país diferente podem te tornar muito mais propício a aceitar as mudanças necessárias para a sua vida.


Fazer novas amizades

Conhecer pessoas é uma excelente forma de ampliar sua rede de contatos e melhorar seu convívio social.


Quando você opta por fazer um intercâmbio, você passa um determinado período de tempo em um país distante, longe de todas as pessoas que conhece. Faz-se necessário, então, conhecer novas pessoas e se engajar em atividades sociais.


Essas amizades podem ser levadas para a vida toda, sendo grandes amigos mesmo depois que você terminar o período da viagem.


Seja com outros brasileiros que também estejam realizando intercâmbio, ou pessoas do mundo todo que você acabará conhecendo, você será capaz de formar novos laços e aprender junto de cada um deles.


Como se planejar para um intercâmbio

Para conseguir aproveitar plenamente essa experiência única, é preciso estar preparado para ela. Por isso, você deve se atentar a uma série de fatores importantes para manter sua cabeça focada, além de se preparar para vivenciar esse momento.


Por isso, pegue um calendário com espaço para escrever para organizar sua rotina durante o intercâmbio:


1. Tenha um objetivo definido

A primeira coisa que você deve pensar quando decide fazer um intercâmbio é seu propósito. Definir o que você está buscando com a experiência é o que fará você ter escolhas assertivas com relação a viagem.

Você pode escolher:

  • Aprimorar um idioma;

  • Realizar o Ensino Médio;

  • Estudar em uma universidade;

  • Ter uma experiência profissional.

Definindo seu objetivo, é possível identificar os benefícios que você irá adquirir, desde melhorar seu currículo até ganhar um dinheiro trabalhando fora.


2. Escolha um formato

Outro ponto a definir antes de iniciar o processo de intercâmbio é o formato que você utilizará para seu intercâmbio.


Existem diversos tipos de viagens nesse sentido, então é preciso identificar se você fará uma viagem para estudos ou uma que permita trabalhar nas horas vagas.


O modelo High School é um dos mais aplicados, no qual um jovem participa de um período de ensino em outro país, mas não é o único. Existem os intercâmbios profissionais, culturais e muitos outros.

O tipo de viagem escolhido definirá também o período que você passará em outro país, que pode ser de três meses a vários anos.


3. Esteja preparado

Por mais que um intercâmbio se trate de uma experiência de descobrimento, é importante que você conheça o máximo possível do local onde está indo morar temporariamente.


Você pode imprimir diversos planejamentos de viagem e guardá-los em um envelope personalizado a4 para discutir com seus familiares quais são as melhores opções para a viagem.


Isso porque cada país tem suas próprias regras quando pensamos em vistos de permanência, principalmente para estudantes. Além disso, é importante saber como é o custo de vida, rotina e costumes do local, para você não ficar completamente despreparado.


Uma boa possibilidade é encontrar pessoas que já fizeram o programa para saber sobre suas experiências e receber dicas de como se preparar.


4. Planeje-se financeiramente

Esta é uma das etapas mais importantes de um intercâmbio. Isso porque é fundamental ter em mente que não é uma viagem comum.


Você precisará se manter lá por um longo período, e precisa ter o orçamento em dia para não passar nenhum problema, principalmente em casos onde a opção seja pelo estudo integral, sem possibilidade de trabalho nas horas extras.


Além disso, há um gasto adicional com a documentação necessária para a permanência no país, matrículas e mensalidades do curso optado, entre outras opções.


Em alguns casos, é preciso encontrar a documentação em uma série de locais diferentes. Utilizar o serviço de motoboy para facilitar todo o processo pode ser uma excelente vantagem.


É também muito importante deixar uma reserva financeira de emergência. Nunca sabemos quando algo inesperado pode acontecer, e ao ficar em um país diferente, longe de suas fontes de apoio, é preciso ter esse tipo de retorno, caso seja necessário.


5. Pense na moradia

Existem uma série de fatores importantes relacionados a sua moradia. É preciso definir se você se hospedará em um hotel, em uma república de estudantes ou mesmo em uma casa de família.


Essa decisão é altamente pessoal, e depende também do quanto você tem disponível em seu orçamento.

Outro ponto que não deve passar em bramco diz respeito ao local onde você for morar: pense no clima do país. Existem alguns ambientes que são extremamente quentes ou extremamente frios, e é preciso estar preparado para essas variações.


Assim, você pode se programar para levar roupas adequadas e não passar nenhum tipo de dificuldade por conta das alterações climáticas do país.


Conclusão

Se você fez aula de inglês infantil, já estará habituado ao idioma, mas certamente se beneficiará com a fluência e conversação ao realizar um intercâmbio.


Com o planejamento adequado, o intercâmbio se torna uma experiência engrandecedora, que pode fazer muito pela sua vida em qualquer época que você possa fazê-la.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited