• Guia de Investimento

Inverno no Brasil: conheça 6 destinos baratos para aproveitar

Um dos períodos mais esperados do ano é aquele no qual se consegue tirar férias. Ele acaba sendo de suma importância para o descanso, mas também para quem quer conhecer alguns locais, e em especial os destinos para o inverno no Brasil.


A estação, que começa em Junho e se estende até Setembro, é uma das épocas do ano onde as temperaturas costumam baixar consideravelmente. Em algumas regiões nacionais, há até mesmo a presença de neve.


De fato, o inverno pode ser um período odiado por alguns, que preferem não ter que sair de casa para nenhuma atividade externa, e amada por outros, que curtem o momento e estão em busca de conhecer pontos turísticos convidativos durante a estação.


É verdade que o inverno tem os seus charmes. Vale mencionar que é uma fase bastante convidativa para conhecer alguns pratos especiais da gastronomia, levando pessoas a um buffet de massas, restaurantes de fondue, festivais de sopas e caldos e muitos outros.


Saborear diferentes refeições nesse período é uma das melhores partes de se estar no inverno. Justamente por isso, muitas cidades brasileiras, que estão localizadas em pontos estratégicos, se tornaram verdadeiros destinos da estação.


Nesses casos, quando o mês de Julho se aproxima, é comum que elas se tornem locais de acolhimento de viajantes, tendo esse período do ano como de alta temporada para o turismo.


Para quem se identifica com o frio e sempre quis aproveitar o período de férias do meio do ano para conhecer alguns desses destinos, um planejamento pode ser fundamental para colocar em prática o desejo de passar alguns dias aproveitando o local.


Sendo assim, para ajudar na escolha de um local para passar as férias, este artigo traz indicações interessantes de vários locais no Brasil que merecem uma visita no período mais frio do ano.


Se você quer saber quais são, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre a preparação da viagem e confira algumas localidades que podem ser aproveitadas de forma mais econômica.

Preparação para a viagem

Quem quer curtir as férias e aproveitar o momento para viajar, deve começar a se preparar meses antes.

Para tanto, é fundamental pegar um folder turístico e se aprofundar no que há de mais interessante dentro do segmento de turismo.


Dar início à organização de uma viagem de férias exige atenção, uma vez que é preciso estar atento a diferentes detalhes, sem os quais não é possível aproveitar o momento com maior tranquilidade.


No entanto, é um momento de descontração, no qual a realização dos planos permite que se possa montar um roteiro inesquecível, que renderá boas memórias em um futuro próximo.


Nesse sentido, é preciso cuidar de vários pontos, tais como:


  • Compra de passagens;

  • Reserva de hospedagem;

  • Alimentação;

  • Organizar um roteiro;

  • Pesquisar pontos turísticos

  • As características locais.


O primeiro ponto importante é selecionar as passagens de acordo com a data que se pretende viajar.


Quanto antes isso for decidido melhor, uma vez que essa antecipação torna a compra muito mais econômica.


Fazer a reserva de hospedagem também com antecedência também ajuda a encontrar pacotes mais atrativos, e que podem ser completamente pagos antes mesmo da data programada para a viagem.


Pensar na alimentação antes é outro ponto que merece atenção. Pode ser que os viajantes queiram provar um vinho frutado branco do local e por isso, é aconselhável incluir na programação a compra desse produto.


Verificar também os restaurantes mais badalados e respeitados do destino no qual se vai passar as férias é uma recomendação importante para quem quer ter bons momentos gastronômicos por ali.


Organizar o roteiro e pesquisar os pontos turísticos também são recomendações que precisam ser seguidas, sendo essa uma forma de garantir que todos os locais mais interessantes da cidade serão visitados.


Dessa forma, tal como é indispensável construir um projeto de paisagismo e jardinagem antes de colocá-lo em prática, é fundamental construir um roteiro antes da viagem, para que se possa aproveitar tudo.


Nesse cenário, é possível ainda dar destaque para um elemento fundamental: a estação do ano na qual se pretende viajar.

Por isso, se planeje de acordo com o frio e aproveite cada passeio de forma mais aquecida e pronta para enfrentar as baixas temperaturas.


Destinos frios do Brasil

Quem quer conhecer as principais cidades que oferecem toda uma estrutura durante o período de inverno, deve considerar entre as suas preferidas aquelas que são verdadeiras referências no setor. Conheça algumas a seguir:


1. Gramado e Canela (RS)

destinos de inverno brasil

Essas duas cidades são bastante próximas uma da outra, cerca de sete quilômetros de distância, e ficam na região sul do país, uma das mais frias no inverno, variando entre 10º e 17º na estação. Mas, já foi abaixo disso, chegando até mesmo a cair neve por lá.


As cidades são conhecidas pela sua gastronomia e arquitetura, mas dada a quantidade de turistas todos os anos, e em especial no inverno, elas ganharam diversas atrações turísticas.


Por isso, vale a pena se planejar para conhecer Gramado e Canela.


2. Morretes (PR)

inverno no brasil

Ainda na região sul do Brasil, outro destino que merece uma visita no inverno é Morretes, perto de Curitiba.


As estradas que levam os turistas até lá estão recheadas de paisagens deslumbrantes, que ficarão marcadas na memória de qualquer viajante.


A temperatura pode chegar a 8º, e por isso é recomendado cuidar da pele, utilizando creme hidratante para o rosto e para as mãos, por exemplo.


A arquitetura da cidade também é encantadora, e o centro histórico de lá oferece restaurantes para todos os gostos.


3. Campos do Jordão (SP)

inverno no brasil

Uma das cidades mais visitadas no inverno brasileiro é Campos do Jordão, conhecida pela sua arquitetura no estilo europeu, que é um dos maiores charmes da localidade. Não à toa, é chamada de Suíça Brasileira.


Com temperaturas que chegam a 5º, é válido ressaltar que Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira, sendo a mais alta do país. Os pontos turísticos são bastante interessantes e merecem uma visita.


Entre chocolates, cervejas artesanais, vinhos e pratos especiais, é possível organizar uma viagem inesquecível.


Portanto, não deixe de levar uma mala com blusas e outras peças para o inverno, além de produtos de higiene pessoal atacado, e passe vários dias por lá.


4. Monte Verde (MG)

inverno no brasil

Quem busca um destino mais romântico e tranquilo pode encontrar em Monte Verde uma opção incrível para uma viagem nas férias.


A temperatura local varia entre 11º e 20º, deixando um clima frio menos intenso e mais aconchegante.


A cidade possui diversas pousadas, o que a torna bastante charmosa. Muitos dos seus passeios incluem a natureza, sendo um local rico em paisagens naturais.


A gastronomia também é um dos fortes de Monte Verde, que merece uma visita durante o inverno.


5. Petrópolis (RJ)

inverno no brasil

Para quem gosta de fazer viagens e aproveitar o momento para enriquecer o seu conhecimento cultural e histórico pode encontrar em Petrópolis um bom destino para as férias.


Uma visita guiada e um fretamento para excursões podem ser agendados para desfrutar dos ensinamentos dos guias turísticos da cidade.


No entanto, também há quem prefira fazer o roteiro por conta própria, aproveitando os locais de acordo com o interesse.


A temperatura por lá costuma ficar por volta de 10º no inverno, o que atrai de modo especial quem gosta de passear no frio.


Museus, mansões e parques estão entre os principais pontos turísticos. As feiras e eventos musicais e gastronômicos merecem uma visita.


6. Piatã (BA)

inverno no brasil

Quem acha que o nordeste só possui regiões quentes vai se surpreender com Piatã, que apresenta temperaturas de 5º durante o inverno.


O destino está localizado na Chapada da Diamantina, repleta de áreas verdes e paisagens deslumbrantes.


Para quem viaja em busca de conhecer locais com uma forte gastronomia pode encontrar boas opções por lá.


Restaurantes bem decorados, que recebem espelho decorativo sala de jantar e outros itens típicos da cultura local são encontrados com facilidade.


Essas são apenas algumas das principais cidades brasileiras que merecem uma visita no inverno, sendo indicadas de forma especial para quem curte um friozinho e não dispensa conhecer os destinos mais interessantes do país.


Com uma organização prévia, é possível desfrutar de uma série de benefícios ao viajar no inverno.


Comprar passagens e pacotes de viagem antecipadamente garante bons descontos para os viajantes, sendo uma forma de visitar qualquer uma dessas localidades.


Além disso, muitas pessoas conseguem aproveitar de maneira mais confortável a viagem ao optar por viajar no inverno.


Assim, desfrutam de regiões com climas amenos e agradáveis, conhecem a gastronomia nacional