• Guia de Investimento

Isolamento social: como superar essa fase?



A pandemia pegou todos de surpresa. Depois de longos meses precisando tomar uma série de cuidados, um dos maiores desafios enfrentados foi o isolamento social, que se tornou importante para evitar a propagação do vírus.


Passados alguns meses desde o início da epidemia do coronavírus, muitas pessoas começaram a retomar algumas das suas principais atividades, que precisaram ser suspensas em decorrência do fechamento de comércios e de estabelecimentos em geral.


Enquanto muitas pessoas conseguiram adaptar a sua jornada de trabalho para o formato home-office, houve ainda quem perdeu o emprego, assim como a falência de várias empresas que não contavam com esse imprevisto de impacto mundial.


Os serviços essenciais foram mantidos, justamente para que o atendimento à população pudesse continuar sem prejuízos.


Alguns estabelecimentos, como farmácias e supermercados, encontraram soluções para diminuir o fluxo de clientes nas lojas, aumentando a segurança dos compradores, com os serviços de motoboy pequenas encomendas.


O público idoso, um dos que foi considerado de risco, pode ser beneficiado com essa medida, evitando sair de casa e recebendo as compras diretamente no seu endereço.


As escolas também foram fechadas, o que fez com que as crianças precisassem receber cuidados dos pais, mudando a rotina de muitas famílias. As aulas também ganharam formato online, como um modo de diminuir os prejuízos do ensino para todos.


De fato, as mudanças que foram aplicadas na tentativa de conter o avanço e a disseminação do coronavírus trouxeram alterações significativas na vida das pessoas, privando-as de várias atividades comuns que traziam bem-estar e lazer.


Mas mesmo que o isolamento social ainda não tenha chegado ao fim, já é possível renovar as energias e retomar planos que haviam sido postergados, dando um novo fôlego para que essas adversidades sejam vencidas nos próximos períodos.


Algumas ações simples podem ajudar na superação dessa fase, de modo que conhecer sugestões interessantes pode estimular qualquer pessoa nessa retomada gradual. Quer conhecer algumas delas? Então siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o tema.


Os desafios do isolamento social

O isolamento social trouxe novos horizontes para muitas pessoas. Mesmo quem já atuava em home-office ou tinha pouco costume de sair de casa conseguiu sentir os impactos causados por essa medida de segurança.


Entre as principais dificuldades, é possível mencionar:


  • O afastamento de pessoas queridas;

  • O desemprego e o trabalho remoto;

  • A suspensão de passeios e viagens;

  • O adiamento de tratamentos de saúde.


Quem antes podia caminhar tranquilamente até a papelaria mais próxima de casa para comprar um bloco personalizado 10x15 sofreu com o impacto de chegar ao local e ver as portas fechadas.


Além disso, muitas pessoas que tinham o hábito de visitar amigos e parentes com frequência tiveram que se contentar com um contato virtual, feito via internet por chamadas de vídeo.


Diversos profissionais tiveram a sua rotina totalmente modificada, com a adaptação ao trabalho remoto ou até mesmo o desemprego, que trouxe uma série de dificuldades financeiras.


Viagens e passeios que já estavam programados há meses tiveram que ser suspensos, adiados ou reembolsados, o que trouxe prejuízos para os turistas, para as cidades e países e para as principais empresas do segmento de turismo.


Outro grande impacto foi o adiamento de tratamentos de saúde, uma vez que a recomendação geral foi evitar comparecer a unidades de saúde caso o paciente não estivesse com sintomas da Covid-19.


Tudo isso trouxe consequências para a vida dos cidadãos do mundo todo, de modo que passados alguns meses, já é possível retomar planos, que vão proporcionar um maior bem-estar para todos.


A importância de cuidar da saúde mental

Não é segredo para ninguém que o isolamento social pode trazer consequências para a saúde mental das pessoas.


Muitas delas tiveram a sua rotina fortemente modificada, evitando sair de casa para realizar compras de supermercado ou para adquirir um porta celular acrílico, o que pode fazer com que elas desenvolvam quadros de saúde prejudiciais.


Ainda no mês de maio de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um relatório onde indicava aos diferentes países a adoção de medidas de segurança que pudessem diminuir os impactos psicológicos na população.


Afinal, muitas pessoas viriam a sofrer com quadros como depressão, ansiedade e a dor da perda de entes queridos que foram vítimas da Covid-19.


Justamente por isso, investir em ações que possam diminuir os impactos na saúde mental é essencial para que todos possam retomar as suas vidas no momento certo, conseguindo superar um momento de pandemia que trouxe desafios a nível mundial.


Para isso, algumas práticas simples, que podem ser feitas dentro de casa, ajudam a diminuir o estresse e o transtorno causado pelo isolamento social. Confira-as a seguir.


Dicas para abstrair a fase de isolamento

Se você já estava pensando em fazer algo para ter maiores momentos de descanso, saiba que esse cuidado pode ser bastante benéfico para toda a sua família, de modo que algumas sugestões podem contribuir para um planejamento interessante.


1. Tenha em mente que você não precisa ser produtivo o tempo todo

Muitas pessoas tinham uma vida bastante agitada. Trabalho, aula de fitdance para iniciantes, curso de idiomas e faculdade são alguns exemplos das principais atividades que eram colocadas em prática no dia a dia.


Com a chegada da pandemia, é preciso reforçar que ninguém precisa ser produtivo o tempo todo. Por isso, não deixe de aproveitar diferentes períodos para relaxar e recuperar as energias.


Para isso, é possível colocar um filme e tomar uma taça de vinho seco frutado, maratonar uma série, ler um livro, tomar um banho mais demorado ou mesmo colocar a conversa em dia com um amigo ou colega de trabalho.


Esse tipo de atividade proporciona momentos de alegria e diversão que vão contribuir para reduzir os efeitos do isolamento social.


2. Faça um SPA em casa

Os cuidados com o corpo e com a aparência são fundamentais para a autoestima. Sendo assim, que tal fazer um SPA dentro da sua casa?


Aproveite para fazer as unhas, utilizar um creme rejuvenescedor e clareador, arrumar o cabelo, aprender novas técnicas de maquiagem, cuidar da pele e mais outras práticas que vão trazer conforto e satisfação pessoal.


3. Combinar uma festa online com os amigos

Mesmo que o isolamento social ainda seja uma necessidade, é possível programar uma festa virtual com os seus amigos.


Para isso, vocês podem combinar de fazer alguns pratos ou encomendas de refeições e marcarem um encontro virtual para um horário estratégico, onde todos possam se conectar.


Além de colocar o papo em dia, é possível desfrutar de momentos de descontração, essenciais para vencer qualquer problema social trazido pelo isolamento.


4. Experimentar novas receitas

Como andam os seus dotes na cozinha? Uma ótima terapia para quem precisa ficar em casa é desbravar o universo da culinária e aprender novas receitas, agradando ao paladar de toda a família.


É possível testar pratos salgados ou doces, como um petit four com goiabada, que certamente vai render uma tarde bastante agradável com as crianças que vão adorar a experiência.


Além disso, as receitas ainda vão trazer refeições prazerosas, rendendo memórias positivas para todos.

5. Planejar viagens para 2021

Se você sempre gostou de viajar mas teve que adiar os passeios programados para 2020, esta pode ser a época certa para retomar os planos.


Muitos hotéis e passagens áreas estão sendo oferecidos com preços atrativos, justamente para estimular os viajantes, aquecendo o setor de turismo no mundo todo.


Sendo assim, não deixe de programar as suas viagens para o ano que vem, aproveitando para conhecer novos lugares e novas culturas.


6. Planejar fazer novas atividades

O isolamento social também pode ser o momento ideal para realizar novos planejamentos para o próximo ano.


Por isso, se você já estava pensando em abrir um novo negócio de crepe para evento, se pretendia se matricular na academia ou outra atividade física, se queria aprimorar os seus estudos ou mesmo aumentar a família, é possível dar início a esse planejamento.


O importante é sempre ter em mente que períodos difíceis serão superados, mesmo que em um primeiro momento eles possam parecer eternos. Afinal, 2021 já está bem perto, e certamente trará muitas alegrias e conquistas para todos.


Considerações finais

A pandemia trouxe desafios para a rotina de todas as pessoas, fazendo com que elas tivessem que adaptar as suas vidas para passar por essa fase difícil de maneira segura.


Mas chega o momento de superar essa dificuldade, de forma que encontrar atividades que ajudem as pessoas a terem maior tranquilidade e esperança é essencial para o período.


Sendo assim, não deixe de colocar em prática algumas das sugestões abordadas neste conteúdo, e consiga cuidar da saúde psicológica da sua família, renovando as energias de todos com sucesso.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter