top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Lagoinha do Leste: tudo o que você precisa saber sobre esse passeio em Florianópolis

Atualizado: 26 de abr. de 2021


dicas lagoinha do leste florianópolis
Morro da Coroa | Foto por Jessika Castro

A Lagoinha do Leste é uma praia (e lagoa) que só é acessível via trilha ou de barco. É um dos pontos turísticos mais famosos de Florianópolis, em Santa Catarina, mas é também um daqueles que poucas pessoas realmente vão visitar.


Esse é um passeio para quem ama praia, num estilo de viajante mais aventureiro. A vista é maravilhosa e a praia incrível, porém agitada. Caso prefira uma água mais calma para tomar banho, prefira a lagoinha, que é tranquila e limpa. No dia que eu visitei estava cheia de peixinhos.


Para aproveitar o passeio para a Lagoinha do Leste você precisa ou encarar uma das trilhas ou pegar um barquinho. Para admirar essa vista da foto principal não tem jeito, tem que subir uma trilha.


Veja como foi nosso passeio para a Lagoinha do Leste no meu vlog de viagem:


Como chegar na Lagoinha do Leste

Existem dois caminhos por terra para a Lagoinha do Leste: a trilha do Pântano do Sul e a do Matadeiro. Além dessas trilhas você pode optar pelo barco, na ida ou na volta ou nos dois trajetos. Depende do seu perfil de viajante.


Trilha do Pântano do Sul

A trilha do Pântano do Sul que dá na Lagoinha do Leste é a mais tranquila e sinalizada. É considerada uma trilha leve, com alguma movimentação de pessoas e bem demarcada. É a mais recomendada para quem não está muito preparado fisicamente ou psicologicamente.


Ela dura de 40 minutos à 1 hora e vai por dentro da floresta, ou seja, sem muito sol. Se você estiver viajando com crianças vá por aqui.


A indicação das trilhas está aqui nesse mapa:

A trilha do Pântano do Sul é a marcada em roxo no mapa, começando em uma das ruas acima da praia do Pântano do Sul.


Em preto está a trilha do Morro da Coroa, que dá para aquela vista tradicional com as pedras de moldura. E em rosa a trilha que liga essa à trilha do Pântano do Sul.


Trilha do Matadeiro

Essa trilha para chegar na Lagoinha do Leste é mais longa, mais perigosa e mais bonita. As paisagens são surreais, porém eu não recomendo fazer sem guia. Ela percorre a encosta, com queda livre pro mar aberto com todas as pedrinhas lá embaixo.


Eu não fiz essa trilha ainda, só conversei com pessoas que fizeram.


A trilha do Matadeiro tem duração de 2 horas e é praticamente toda à céu aberto, no sol. Começa na praia do Matadeiro.

De barco

Na praia do Pântano do Sul existem barcos que levam os turistas para a Lagoinha do Leste. São pescadores locais que ficam na praia aguardando os viajantes que queiram ir para lá. Eles fazem o trajeto ida e volta ou só um trecho.


Eu fui em fevereiro de 2021 e paguei 40,00 ida. Voltei de trilha pelo Pântano do Sul.


Preços de barco saindo do Pântano do Sul para a Lagoinha do Leste

- 90,00 ida e volta pagando no cartão

- 80,00 ida e volta pagando no dinheiro

preço passeio de barco lagoinha do leste

O que você precisa saber sobre a Lagoinha do Leste

Esse paraíso em Floripa não tem sinal de telefone, muito menos de internet. Então já se prepara para o retiro espiritual. Existem dois quiosques onde você consegue comprar bebida e comida, mas não é sempre que eles estão abertos e só aceita dinheiro.


A melhor opção de horário do dia para ir para a Lagoinha do Leste é de manhã cedo, antes de o sol estar muito alto.


Eu se fosse novamente particularmente faria o seguinte: pegaria a trilha do pântano do sul de manhã cedo, tipo umas 7hrs da manhã. Não iria direto até a praia, pegaria a trilha que liga essa trilha principal ao Morro da Coroa.


Faria fotos lá em cima naquele visual tradicional que a gente vê em tudo que é canto da internet e desceria para a praia.


Voltaria de barco para o Pântano do Sul e almoçaria no Bar do Vadinho, que é um dos meus restaurantes preferidos em Floripa.


Mas quando eu fui agora não fiz isso, nós almoçamos antes no Bar do Vadinho, depois pegamos o barco na praia do Pantano do Sul. Aproveitamos a Lagoinha do Leste e depois subimos o morro da Coroa. Pegamos o pôr do sol lá em cima. Foi lindo demais, porém fizemos parte da trilha de volta no escuro total.


Para chegar nessa vista você precisa fazer uma segunda trilha

Trilha do Morro da Coroa


Essa vista perfeita, que sempre está nos posts de Lagoinha do Leste, é a do topo do Morro da Coroa. Ela não faz parte da trilha que chega na Lagoinha do Leste, é outra, paralela e mais difícil.


É uma trilha bem mais pesada que a do Pântano do Sul, em cima de pedras e com potencial escorregadio dependendo do clima. Tem que ter um preparo físico maior para subir.


A vista vale muito a pena. Essa trilha precisa de um calçado mais adequado, vá de tênis ou de sandália esportiva. Não tente subir isso de chinelo, por favor.


A trilha do Morro da Coroa é a céu aberto, com muito sol em cima. Então evite fazer ela nos momentos de pico do sol.


Existe uma trilha que liga essa trilha à trilha do Pantano do Sul. Saindo do mirante (esse das pedras da foto), de costas para o mar, à sua direita você vai encontrar um caminho. Ele contorna uma grande pedra e entra na mata.


Essa é uma trilha mais fechada e não tão bem sinalizada. Mas não tem muito segredo, vá seguindo o caminho, sempre em direção oposta ao mar. Ela vai se juntar com a trilha principal, que é suber bem sinalizada, com madeirinhas formando escadinhas em muitos pontos.


Para evitar subir e descer a trilha do morro da coroa, nós usamos essa para ir embora. Assim não seria tão pesado fisicamente.

lagoinha do leste
Praia da Lagoinha do Leste | Florianópolis

O que levar para a Lagoinha do Leste

Listinha de itens que eu considero essenciais para curtir um dia na Lagoinha do Leste:

  • Tênis ou sandália esportiva para as trilhas

  • Roupa confortável pra trilha

  • Dinheiro em papel

  • Muita água (1,5 litro por pessoa pelo menos)

  • Roupa de banho

  • Canga

  • Power Bank


O passeio para a Lagoinha do Leste em Floripa é uma experiência sensacional, as paisagens são de tirar o fôlego. Espero que o dia que você vá conhecer esse lugar esteja tão bonito quanto o dia que eu fui!


Dica: nos dias de vento sul a água fica mais limpa e quente, quanto mais dias de vento sul melhor estará o mar na Lagoinha do Leste. Informação dos pescadores que trabalham por ali :)




Salve no Pinterest para ler mais tarde:

lagoinha do leste


bottom of page