Buscar
  • Guia de Investimento

Mala de viagem: o que não pode faltar?



Arrumar a sua mala de viagem é algo que pode gerar muitas dúvidas. Afinal de contas, nem sempre sabemos ao certo o que devemos colocar na nossa bagagem e sempre fica aquele frio na barriga de esquecer alguma coisa.


Por esse motivo, uma das etapas mais importantes para que tudo dê certo na sua viagem é arrumar a sua mala, de maneira organizada. Além do mais, é preciso considerar algumas especificações do destino, como o clima, itinerário e os propósitos da viagem.


No artigo de hoje, saiba o que não pode faltar na sua mala de viagem e conheça algumas dicas para organizar a sua bagagem. Acompanhe a leitura!


O que considerar antes de arrumar a sua mala?

Antes de começar a arrumar a sua mala estilo vintage, é imprescindível considerar as singularidades do seu destino. Até porque, não adianta nada montar uma bagagem repleta de roupas de frio, se você vai para um lugar que faz calor.


Pode parecer um pouco óbvio, mas muitas pessoas esquecem de pesquisar o seu destino antes e, como consequência, acabam colocando itens desnecessários na bagagem.


No caso das viagens internacionais, essa pesquisa é ainda mais importante, já que as estações do ano são diferentes para cada país. Às vezes, quando está fazendo um baita calor no Brasil, está nevando em outro canto do mundo.


Além do mais, é fundamental considerar os objetivos da sua viagem. Por exemplo, em uma viagem de negócios, você não pode esquecer o seu uniforme, isto é, a camiseta personalizada com logo da empresa.


Fora que é preciso avaliar qual será o itinerário. Se a sua viagem de negócios inclui um baile formal, é necessário levar um traje adequado, para não ter que procurar nenhuma roupa de última hora.


Sendo assim, faça uma pesquisa bastante ampla, considerando os seguintes aspectos:


  • Clima e estação do ano;

  • Objetivos da sua viagem;

  • Quantos dias irá passar no destino;

  • Quais são os programas inclusos;

  • Entre outros pontos.


Uma dica importante é criar uma lista com as principais especificações da sua viagem e, posteriormente, uma outra lista com os principais acessórios, artigos e roupas. Assim, você já consegue ter uma boa base de como organizar a sua bagagem.


7 itens que não podem faltar na sua mala de viagem

Agora que você já sabe como começar a organização da sua mala, está na hora de conhecer os itens que não podem faltar na sua viagem. A seguir, separamos alguns artigos. Confira!


1 - Documentos

Os documentos são essenciais para qualquer viagem e, por esse motivo, você não deve esquecer de levá-los nunca, mesmo em viagens nacionais. Aliás, não é recomendado nem sair de casa sem eles (pelo menos os principais, como RG ou carteira de motorista).


Por esse motivo, sempre coloque os documentos como os primeiros itens da sua lista. Separe os mais importantes e guarde-os em um local de fácil acesso.


Também é recomendável ter uma digitalização de todos os documentos armazenados no seu notebook novo ou na nuvem. Assim, em caso de roubo ou perda, você tem arquivos que podem te ajudar a comprovar a sua história.


Para organizar os documentos, uma dica é usar aquelas carteiras de viagens, que são um pouco maiores que as comuns. Com elas, é possível acomodar adequadamente em um único lugar o passaporte, RG, cartões e demais documentos essenciais.


Além do mais, vale a pena organizar algumas informações importantes na sua carteira, como endereço do hotel, comprovante de pagamento das diárias, passagens, entre outros.


2 - Roupas

As roupas também são fundamentais para organizar a sua mala de viagem. Sendo assim, comece separando as peças que fazem mais sentido, de acordo com o clima do lugar onde você vai. Sabendo disso, fica mais fácil separar os seus acessórios.


Além disso, sabendo realmente quais atividades você irá realizar por lá, também é mais fácil definir as roupas certas. Porém, a prioridade deve ser sempre o conforto.


Separar as peças em uma sacola tecido também ajuda no armazenamento das roupas de um jeito mais eficiente. Alguns acessórios que não podem faltar são:


  • Calças legging;

  • Tênis de caminhada;

  • Blusinhas leves e soltas;

  • Calças jeans;

  • Vestidos.


As peças mais lisas, com tecidos que não amassam, também são mais recomendadas para as viagens. Afinal de contas, não é legal perder tempo tendo que passar as suas peças.


Não se esqueça das roupas íntimas! O ideal é levar, pelo menos, duas para cada dia da semana. Assim, você não corre o risco de ficar sem, não é mesmo?


Se você for para um lugar frio, a segunda pele térmica é indispensável. Para as mulheres, as meias-calças também podem ajudar, sendo uma peça coringa, que ocupa pouco espaço e é capaz de esquentar as suas pernas.


3 - Óculos de sol e protetor solar

Além das roupas, é importante não esquecer outros produtos essenciais para a sua viagem, como o seu óculos feminino de sol e o protetor solar.


Mesmo em lugares mais frios, o sol pode causar vários problemas para a sua pele. Ao mesmo tempo, deixar os seus olhos desprotegidos em um ambiente nevado também pode ser prejudicial, uma vez que os raios solares refletem mais diretamente.


Por isso, escolha um bom modelo, com certificação de filtros contra os raios UVA e UVB.


É válido ressaltar que ter um creme hidratante para o rosto também faz toda a diferença. Assim, caso você sofra alguma queimadura, pode hidratar a pele para não sofrer com as consequências da insolação.


4 - Produtos de higiene pessoal

Embora muitos hotéis e pousadas ofereçam as amenities, que são artigos de banho (sabonetes, shampoos e condicionadores), não dá para contar sempre com essas lembrancinhas.


Por esse motivo, é fundamental separar alguns itens de higiene para a sua viagem. Hoje em dia, é possível encontrar produtos higiene pessoal atacado, já separados para a sua viagem e embaladas em necessaires.


Fora o sabonete, shampoo e condicionador, vale separar outros artigos, como desodorante, absorvente e perfumes. Caso use algum produto específico, não deixe de colocá-los na sua mala de viagem.


5 - Remédios

Se você toma remédios controlados, eles precisam fazer parte da sua bagagem. Afinal de contas, não é porque você está viajando, que deve deixar de se cuidar.


Por esse motivo, vale a pena ter em mãos aquele seu remédio homeopático para ácido úrico, ou de hipertensão que você sempre toma.


Da mesma maneira, alguns outros medicamentos podem te salvar na hora da viagem. Tenha um kit de primeiros socorros com analgésicos, anti-inflamatórios, band-aids, remédios para cólica e dor de cabeça, entre outros.


Os enjôos também são muito comuns durante uma viagem. Então, se você tem um estômago sensível e vai encarar longas horas em um ônibus ou avião, não se esqueça de ter um medicamento para evitar as náuseas.


Nos dias de hoje, também não se pode esquecer do álcool gel. Ele tornou-se um grande aliado na prevenção contra o Covid-19, já que com a simples higienização das mãos é possível evitar o contágio de várias formas.


6 - Eletrônicos

Os eletrônicos fazem parte da nossa vida. Não dá mais para imaginar a nossa rotina sem nossos celulares ou notebooks.


Por esse motivo, vale a pena colocar na sua lista os equipamentos e aparelhos que fazem parte do seu dia a dia.


Leve o seu celular, o carregador, um cartão de memória extra para as câmeras fotográficas, baterias ou pilhas e, é claro, se for para uma viagem internacional, não se esqueça de levar um adaptador e carregador universal.


7 - Echarpe/cachecol

Outro item que faz toda a diferença na sua viagem é uma echarpe ou cachecol. Esse artigo pode te ajudar a evitar a friagem, além de combinar muito com o estilo “viajante”, fazendo toda a diferença nas fotos.


Ou seja, além de te proteger do vento, é uma linda peça de beleza. Até mesmo durante a viagem, seja em ônibus ou aviões, é essencial contar com um cachecol para se proteger do ar-condicionado.


Escolha um modelo que combine com qualquer tipo de roupa. A echarpe preta, por exemplo, é clássica e fica bem em toda ocasião.


Conclusão

Planejar a sua mala de viagem não é algo tão simples quanto parece. No entanto, é possível facilitar essa tarefa com um pouco mais de organização e planejamento.


O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como organizar a sua mala de viagem, elencando os principais itens que não podem faltar na sua bagagem.


Desse modo, você não vai deixar nada para trás e contar com todas as peças de roupas, documentos e produtos de higiene necessários para a sua viagem.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Me ajuda a te ajudar?

Adquirindo serviços ou produtos nos links aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga absolutamente nada a mais por isso

Compre em empresas confiáveis e ajude o blog a crescer

Reserve sua viagem aqui:

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter