• Guia de Investimento

Novas funções do Instagram: entenda os benefícios do reels


benefícios do reels
Foto Freepik

As funções do Instagram, se bem compreendidas e utilizadas, podem ter ótimos benefícios tanto em um viés profissional, como o caso de empresas que trabalham com a rede, quanto no pessoal, como uma pessoa que usa a plataforma para obter engajamento.


A realidade é que sem o Instagram é como se a internet estivesse incompleta hoje em dia. Muitas das ferramentas que a plataforma oferece ainda são únicas, ou seja, apenas utilizadas ou populares dentro desta rede social, o que traz maior autoridade à marca.


Um bom exemplo disso é o Reels, uma função recente e bastante popular, que têm sido um divisor de águas no quesito produção de conteúdo, por meio das possibilidades de criação que apresenta, além da maneira como apresenta vídeos na plataforma.


De fato, o Instagram vêm sendo uma ferramenta essencial para os dias de hoje, principalmente para as marcas. Mas, será que mesmo sendo algo considerado comum, você conhece bem suas ferramentas e de fato sabe como usá-las a seu favor?


No artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre a potencialidade do Instagram e de suas funções, focando principalmente no Reels, sua última atualização, que tem sido um sucesso e uma potente competição com outros aplicativos tão populares. Acompanhe!

O Instagram e sua relevância no mercado

O Instagram é um aplicativo criado em 2010, inicialmente voltado para aparelhos celulares e posteriormente incluído como uma plataforma na internet. O principal foco, tanto naquela época quanto nos dias atuais, é o compartilhamento de momentos.


Os momentos, no caso, são retratados em fotos ou vídeos, que podem ser produzidos diretamente no aplicativo, por meio do acesso da câmera do seu celular, para compartilhar, por exemplo, uma luminaria de teto que você achou interessante e quis fotografar.


Pouco a pouco, os compartilhamentos pessoais deram lugar aos rostos, que passaram a fazer parte do Instagram com cada vez mais frequência. Em pouco menos de cinco anos, a empresa Instagram atingiu seu ápice, se tornando uma característica do dia a dia.


Por exemplo, se uma pessoa deseja criar um contato com um familiar ou um amigo da faculdade, ela poderá adicionar essa pessoa à sua rede de amigos por meio da função “seguir”, que pode ser fechada para amigos ou aberta para todos na rede social.


Dentro dessa relação online, existem as possibilidades de compartilhamento de mídias de um vinho italiano branco, que podem ser produzidas da forma desejada, seja por meio de fotos com filtros ou Boomerangs, Hands-free, Superzoom, Photobooth, Multi-Capture, etc


O mais interessante do Instagram, que perdura até hoje, é o fato da rede ter se tornado tão popular, ainda que no ramo pessoal, que acabou se tornando insustentável que empresas ainda continuam fora dessa bolha, onde de fato estavam seus clientes.


Quando começaram a integrar a plataforma, muitas marcas não sabiam bem como de fato criar conteúdos interessantes, e demoraram algum tempo até que a forma de sua produção seguisse a ideia do aplicativo, ainda que tivesse foco em vender algum produto ou serviço.


Logo, se uma escola de música que oferece aula de canto iniciante antes não sabia bem como conduzir um contato com o público, hoje pode ter uma das contas mais seguidas em uma determinada cidade justamente por saber se comunicar com seu público.


Mas, falando para além da comunicação, e do feeling que o profissional que trabalha com redes sociais deve ter, existe ainda o conhecimento prático das próprias ferramentas que a tecnologia oferece que, se bem utilizadas, podem trazer grandes benefícios.

Funcionalidades atuais da plataforma

Como dito ao longo do texto, o Instagram possui diferentes ferramentas que podem ser utilizadas por usuários para criar conteúdos diferenciados e interessantes, algo procurado principalmente por marcas que estão presentes na plataforma.


Isso tem uma extrema importância, por exemplo, para que uma clínica de depilacao a laser axila saiba de fato medir sua audiência, produzir o que seus clientes determinam como interessante, e também entender como construir um relacionamento sadio.


Veja abaixo as principais ferramentas, entenda seus benefícios e saiba como utilizá-las:

1 - Fotos e vídeos

As fotos e os vídeos são considerados preciosidades do Instagram. Por meio do seu próprio feed, qualquer usuário pode colocar as contas que deseja ver estes conteúdos e também postar suas próprias mídias, com filtros, ajustes na qualidade da foto e cortes.


Estas são formas de conteúdo interessante, ainda mais porque podem conceder uma conversa direta com seguidores, e para uma marca, como no caso de uma loja de adesivacao de veiculos de propaganda, essa possibilidade é ainda mais preciosa

2 - Stories

O Stories do Instagram é uma ferramenta voltada para o compartilhamento de momentos, algo muito mais casual e natural do que no caso de fotos e vídeos postados, como uma vida real, de fato, dentro das redes sociais.


Essa função vem sendo cada vez mais utilizada como forma de contato com o público, visto que concede funções como filtros, pintura, escrita, gifs, músicas, localizações e outras possibilidades para criar conteúdos mais atrativos para os usuários e seguidores.

3 - IGTV

O IGTV, como o nome sugere, é uma espécie de televisão do próprio Instagram, algo idealizado para trazer programas, algo bem ensaiado e editado, tal como em uma emissora.


Algo interessante dentro do IGTV é a possibilidade de fazer séries sobre algum determinado tema, como exemplo, uma série de fechamento de sacadas com vidro retratil de uma empresa de construções em uma cidade do interior.


Por conta dessa ferramenta, hoje em dia muitas pessoas estão se informando melhor, entendendo sobre assuntos que precisam ser discutidos além de Stories, aprendendo receitas, dicas de maquiagem, dentre outras tantas possibilidades e formas de conteúdo.

4 - Live

No ano de 2020, a live pelo Instagram possibilitou inúmeras formas de reuniões e entretenimento à distância, por meio de apresentação de artistas, que talvez foram os mais procurados para o consumo dessa forma de conteúdo.


Como o nome sugere, a live é uma forma de conversar ao vivo com seguidores, interagindo por meio de perguntas, entregando assuntos relevantes para cada um dos nichos de atuação, e até mesmo uma forma de produzir um conteúdo diferenciado.


Para um espectador, basta ligar uma caixa de som e posicionar bem o celular ou o computador para participar de uma live.

5 - Compras

O compras vem sendo uma febre no Instagram, ainda mais em tempos onde os e-commerces são cada vez mais populares.


Por meio dessa ferramenta, qualquer usuário pode acessar o perfil de uma loja e colocar em uma sacola de compras virtual seus produtos.


Essa é uma forma não apenas de trazer uma conexão com as empresas, os valores de seus produtos e suas criações, como em shopping center ou dentro de uma loja, mas também para facilitar o momento da compra, acelerando o processo.

Ferramenta Reels: saiba tudo sobre essa novidade

Uma das ferramentas mais recentes do Instagram, e que vem dando o que falar é o Reels, uma maneira de criar vídeos, de todas as formas, das mais variadas maneiras, mas diferente dos tradicionais por conta de sua duração e formato.


O Instagram lançou a ferramenta logo em seguida do estrondoso sucesso de outra rede social de vídeos, o TikTok. Por lá, usuários poderiam ter acesso e criar seus vídeos com as mais diversas ferramentas, indo desde filtros e efeitos dentro da gravação até músicas.


A novidade atraiu um bom público, que logo passou a frequentar a rede social, produzindo de maneira simples alguns vídeos, como de receitas, conserto de celular, piadas e esquetes cômicas, esta última considerada um carro-chefe para o aplicativo.


Observando essa ampla utilização, logo o Instagram passou a criar maneiras de ter essas funções agregadas às ferramentas já existentes na rede social, algo que atraiu muitos usuários já que não seria mais preciso sair constantemente da plataforma.