Buscar
  • Guia de Investimento

Planejamento 2021: a importância de começar o ano bem



Todo começo de ano aparece como uma oportunidade para realizarmos tudo aquilo que desejamos. Por isso, realizar um planejamento 2021 é um dos principais meios para as pessoas que tem como objetivo realizar planos.


Confira neste texto algumas dicas essenciais para tirar seus propósitos do papel, entendendo ainda quais os princípios do seu planejamento e por que o início de um ano é o melhor momento para isso. Acompanhe!


Novo ano, novas oportunidades

O início de um novo ano tornou-se, ao longo do tempo, uma oportunidade universal para mudanças, progressões e qualquer outro tipo de agregação positiva, tanto em âmbitos pessoais, quanto profissionais.


Muitas vezes, pensamos e desejamos ações ou acontecimentos em nossas vidas que dependem 100% de nosso próprio esforço e dedicação. Porém, em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de possibilidades, nem sempre conseguimos dar atenção a tudo.


Para isso, contamos sempre com a esperança de um novo ano, e com ela, um planejamento certeiro para que os desejos do ano anterior possam ser realizados.


Por exemplo, se você tem vontade de realizar uma aula de piano iniciante, mas nunca correu atrás de se informar sobre preços, frequência das aulas e qualidade dos professores, essa é a hora oportuna para isso.


Pense que, aos poucos e da sua maneira, você vai realizando tudo.


Diferente dessa situação, é possível que você tenha como foco algo relacionado a uma atividade que você queira parar de fazer ou até mesmo concluir, como os estudos em um curso importante, uma pós-graduação ou um projeto de mestrado.


Essa utilização do início do ano acontece pela possibilidade de podermos contabilizar melhor um ano inteiro, em comparação de quando começamos uma contagem em um dia aleatório, em qualquer mês, dificultando nosso próprio acompanhamento.


Mas para isso é preciso, além de foco e disposição física e mental, um planejamento detalhado e bem-feito, para que você possa resolver o que é uma pendência ou meta para o ano, sem que deixe de manter compromissos com empregos ou cursos, por exemplo.


Entenda melhor, no tópico a seguir, por que o planejamento é essencial não apenas como parte de nossa existência em uma vida menos corrida e cansativa, mas também para que possamos concretizar melhor todos os nossos planos.


Por que é importante organizar?

Embora existam algumas pessoas que consigam facilmente executar seus objetivos sem a ajuda de planejamentos ou metas de atividades, esse número é consideravelmente menor se comparado com o total de pessoas que de fato fazem um planejamento.


No entanto, muitas situações podem acontecer durante o ano, dentre problemas, esquecimentos e prioridades que ocupam o centro das atenções em nossa vida.


Por isso, ter anotado e bem organizado tudo o que desejamos construir ou conquistar é sempre uma ótima escolha.


Por exemplo, digamos que para reconstruir seus cabelos, que vão sair do ano velho danificados, você resolva traçar um cronograma capilar para crescimento, uma atividade que precisa ser realizada continuamente para que possa proporcionar resultados.


Para isso, será necessária a organização de um planejamento completo, que engloba os dias da semana que você fará a lavagem dos cabelos, a adoção de uma alimentação adequada, entre outros.


Perceba que, para encontrar seu objetivo, é preciso percorrer caminhos bem alinhados à sua realidade, por isso, nem sempre podemos deixar essas ações fora do papel. Tente sempre sentar para entender suas vontades e fazer seus planejamentos.


Além de ser uma ótima oportunidade para refletir sobre toda a situação e o contexto da problemática que você tem em mente, também cria uma forma de memorização através da escrita em agenda personalizada com nome ou da sinalização em lugares visíveis.


Essa e outras opções de planejamento podem ser executadas para facilitar o alcance de objetivos, muitas vezes com grande facilidade para pessoas altamente organizadas e disciplinadas.


No entanto, é bem possível que você só consiga chegar na sua meta final se seguir de acordo com as principais dicas de planejamento, geralmente utilizadas por profissionais ou pessoas com experiência nessa prática.


Dicas de planejamento

Se você não tem experiência em tirar objetivos do papel por meio de planejamentos, ou já tentou, mas não conseguiu alcançar os resultados, é importante que você siga algumas etapas essenciais da organização de metas. Veja elas a seguir:


1. Pense em quais serão seus objetivos

Em primeiro lugar, procure organizar quais serão seus objetivos para o ano que se inicia, desde setores pessoais até os profissionais, levando em conta quais seus reais desejos e suas possibilidades em conquistá-los


O segundo passo é tentar anotar, desenhar ou fazer algum tipo de comunicação que fique sempre visível ou seja de fácil acesso para você. Por exemplo, se desejar começar uma aula para dirigir carro, coloque essa meta anotada em lugares por onde você passa.


Também são algumas opções de lugares de anotação:


  • Lousas ou quadros;

  • Paredes;

  • Avisos de celular;

  • E-mail;

  • Agenda;

  • Planner.


Independente de qual ferramenta você for usar, lembre-se sempre de ter o máximo de disciplina possível!


2. Crie o seu planejamento

Agora que você já tem um objetivo palpável, chegou o momento de parar para pensar em como poderá concretizar esses desejos. Independente dos esforços pessoais ou ajuda que você deverá ter, complemente também cada parte do processo.


Digamos que você tenha como propósito comprar um notebook novo, para que possa trabalhar e estudar até o final deste ano que acaba de entrar. Para isso, você terá que trabalhar cerca de seis meses sem falta para conseguir juntar todo o dinheiro.


Lembre-se de traçar a quantidade de dias de trabalho, o quanto deverá retirar para a economia, contas e outras emergências, e quais são as opções do mercado que mais valem a pena para você, seja como forma de pagamento ou de desconto.

3. Trabalhe com prazos

Muitas pessoas que apresentam problemas de disciplina ou cumprimento de tarefas afirmam precisar de prazos para guiar suas ações e ajudar a focar em seus propósitos. Por isso, escolher um deadline, ou seja, uma data limite de entrega, é um bom encorajamento.


Por exemplo, uma pessoa que precisa emagrecer para fazer uma cirurgia pode precisar focar em exercícios durante um ano inteiro.


Ao começar um treino funcional de alta intensidade, essa pessoa saberá qual o prazo máximo para atingir a meta de emagrecimento, algo que fortalecerá o cumprimento das atividades com o máximo de foco, já que consegue visualizar uma data limite.


4. Lembre-se do mais importante: você!

Além de seguir estritamente seus planejamentos, e pensar nas maneiras que você terá que trazer seus resultados, uma questão importante - e um tanto prioritária - é cuidar de você, da sua saúde física e emocional.


Para realizar um feito, seja um propósito coletivo ou vindo de terceiros, como formatura na escola ou conclusão de cursos profissionalizantes, até algo que você mesmo deseja para si, é preciso ter uma mente tranquila que responda rápido às ações disciplinadas.


Por exemplo, se tem como desejo comprar uma cadeira alta para escritório, mas no momento você não tem o dinheiro necessário para comprar algo tão essencial.


Essa frustração pode acabar modificando sua energia e mentalidade para conquistar seus objetivos.


Se possível, foque em entender quais são suas limitações e reais prioridades, além de resolver eventuais problemas externos, que possam atrapalhar seu percurso em algum momento. Não se esqueça que atingir metas não é uma competição!


Estar bem consigo e com seu lado profissional também é algo a ser trabalhado, caso precise. Muitas vezes, algumas das partes acabam demandando mais do que a outra em grande parte do tempo, o que pode atrapalhar qualquer tipo de atividade nova.


Por fim, evite se cobrar caso não consiga seguir exatamente o plano que você concretizou.


Como dito anteriormente, muitos imprevistos podem acontecer ao longo do caminho, mesmo com um planejamento montado, e por esse motivo, a cobrança pela perfeição não pode existir.


Inclusive, se você tem um propósito de mobiliar sua casa, mas até o fim do ano só conseguiu comprar uma luminária led grande, procure se orgulhar dessa conquista para depois pensar em reestruturar seus planos.


Seguindo essas quatro dicas básicas, a construção de um caminho para a concretização de sonhos e desafios fica ainda mais potente.


Conclusão

Um novo ano é sempre uma oportunidade de fazer melhor e corrigir erros que não te ajudaram a progredir em tempos anteriores. Por isso, procure, antes de tudo, observar questões como seu estilo de vida, suas preferências e suas possibilidades.


Por fim, aproveite 2021 para começar do zero e tirar ideias e desejos do pensamento ou do papel. Siga as dicas essenciais comentadas ao longo desse texto e acompanhe cada passo de sua busca por aquilo que te faz feliz!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Me ajuda a te ajudar?

Adquirindo serviços ou produtos nos links aqui do blog, eu ganho uma pequena comissão e você não paga absolutamente nada a mais por isso

Compre em empresas confiáveis e ajude o blog a crescer

Reserve sua viagem aqui:

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter