• Guia de Investimento

Planejar viagem: você sabe por onde começar?



Suas férias estão chegando e você está pensando em viajar? Saiba que para tudo dar certo você precisa planejar viagem com calma e, claro, antecedência.


Essa pode parecer uma atividade fácil, mas deve ser feita com muita responsabilidade e cuidado. Não é uma boa opção fazer o planejamento todo em cima da hora.


Antes de viajar você deve tomar algumas decisões para decidir o destino ideal. Para isso, você deve levar em consideração:


  • O destino;

  • A hospedagem;

  • O orçamento;

  • A pesquisa sobre o clima.


Para escolher o lugar ideal você precisa pensar para qual destino quer viajar e qual o tipo de hospedagem você prefere: hotel, pousada, hostel, entre muitas outras.


Ademais, tudo isso deve ser feito pensando no orçamento que você tem disponível para a viagem.


Por fim, pode não parecer muito importante, mas é interessante que você pesquise o clima do local para o qual você está indo. Você não vai gostar de ir para um lugar que é super frio se você odeia esse tipo de clima, não é mesmo?


Como escolher o destino perfeito?

Esse é o passo mais importante e principal da sua viagem: o destino. É nesse local que você irá se aventurar por alguns dias e vai aproveitar para descansar e se desligar da rotina do dia a dia.


Antes de escolher, você pode pensar quais os lugares que você sempre teve vontade de conhecer, este pode ser um bom momento para aproveitar para visitar e curtir novas culturas.


Escreva todos esses destinos e examine quais se encaixam para este momento. Nessa hora, você deve levar em consideração o seu orçamento e o tempo de viagem, principalmente para você ter noção se poderá aproveitar bem o lugar.


Além disso, você também precisa escolher um destino de acordo com os seus objetivos. Essa viagem é para ser mais tranquila para você relaxar ou é mais para curtir uma aventura? Isso também é importante.


Procure em agências de viagens um banner para assinatura, certamente, lá você encontrará muitas informações sobre lugares, sendo que isso pode te ajudar a decidir.


Como definir o meu orçamento?

Esse é o principal fator que vai afetar toda a sua viagem, é por meio dele que você vai escolher qual será o seu destino, qual será a sua hospedagem, quanto você poderá gastar durante o passeio e quanto tempo poderá ficar.


Dentro do seu orçamento haverá valores fixos que você já pode deixar registrado, estes são os gastos da passagem e da hospedagem. Em geral, uma pessoa já viaja com esses serviços contratados e pagos.


Mas o custo durante a viagem é muito difícil de presumir, isso porque depende também do comportamento do viajante. Você é uma pessoa que come em lugares caros ou prefere os mais acessíveis? Você faz muitas ou poucas compras?


Por isso, o orçamento dependerá de quanto você pode gastar e do que é importante fazer na viagem. Às vezes, uma pessoa viaja e não se importa, por exemplo, de ter uma alimentação coletiva, isso no final custará mais barato para ela.


Depois de estipular um orçamento mais geral, você precisa ter noção de quanto irá gastar, por isso se atente para:

Quanto vou gastar lá?

Essa também é outra dúvida, muitas pessoas não têm ideia de quanto de dinheiro precisam levar para gastar no destino.


Isso novamente vai depender do comportamento do viajante, mas dá para levar algumas coisas em consideração para fazer um planejamento.


O primeiro passo é anotar tudo o que você irá fazer e não seja gratuito. Assim, neste momento, você coloca todos os locais para comer que você quer visitar e escreve as despesas com a alimentação, com as excursões, com os transportes e com as compras.


Antes de viajar procure na internet os valores de tudo o que conseguir encontrar. Você quer ir em um determinado restaurante? Então tente encontrar o cardápio deles online para chegar preparado.


Além disso, ao pensar no transporte você pode analisar se é mais viável utilizar o transporte da cidade ou até mesmo alugar um automóvel.


Se você optar por um carro, por exemplo, pense na sua segurança e alugue, de repente, um que tenha airbags laterais.


Para saber qual será a quantia gasta por você, é possível fazer uma previsão das suas despesas.


Para isso, é só você determinar os valores médios que você irá usar para cada atividade, coloque os valores das refeições, do transporte e dos passeios que vai fazer, depois é só multiplicar pelo números de dias da viagem e você terá uma noção dos gastos.


Outra dica é que, atualmente, existem diversos aplicativos na internet que te ajudam a simular os gastos, vale dar uma pesquisada.


Por fim, não esqueça de levar um dinheiro reserva para eventuais acasos, verifique também se há limite no seu cartão de crédito, principalmente, para se prevenir.


Por fim, é necessário ter atenção com as suas bagagens, pois se a sua viagem for de avião, lembre-se que há cobranças por excesso de bagagem, então, lembre de fazer compras que se encaixem em transportes de cargas pequenas para não pagar a mais por isso.


Quantos dias devo ficar?

Para definir o tempo que durará a viagem é recomendado que após escolhido o lugar, você pesquise as atrações e o que você deseja conhecer.


Com essas informações você conseguirá estipular um número de dias que se encaixa no seu orçamento e no seu tempo disponível.


Além disso, a escolha da época da viagem com relação ao seu destino também é importante. Você deve procurar os períodos de baixa ou alta temporada, isso porque dependendo da época os lugares vão estar mais ou menos lotados.


Pesquise sobre as formas de transporte

Depois de escolher o destino e decidir o tempo da viagem, é chegada a hora de escolher o transporte. Se for uma viagem para um lugar próximo, você tem as opções de ir de ônibus ou carro. Agora, se for para longe você vai de avião.


Por isso, assim que decidir os dias e o lugar comece a procurar passagens aéreas. Aqui você deve ficar de olho em promoções e também acompanhar o registro do valores no passado.


Não deixe isso para a última hora, porque você corre o risco de não encontrar vagas disponíveis.


Além disso, verifique a segurança da companhia aérea, em viagens de avião sempre há risco e, por isso, é importante que você observe se a empresa faz a manutenção de aviões corretamente.


Como montar meu roteiro?

Agora que você já escolheu o local, chegou a hora de montar o seu roteiro. Procure todas as atrações do seu destino na internet, além disso, peça indicações para amigos que já visitaram o lugar.


A partir das suas vontades, comece a construir o seu planejamento, talvez seja interessante que você tenha um calendário com espaço para escrever, assim, em cada dia você coloca quais serão as atividades feitas.


Pesquise muito na internet os lugares, os mais visitados, os melhores horários para ir e, se possível, já faça a reserva das atrações, assim você não corre o risco de não conseguir fazer a atividade por falta de vagas.


Depois de montar um roteiro mais geral, observe a seguinte dica para que a sua viagem seja a mais perfeita possível:


Monte o roteiro de acordo com o período dos dias

Depois de listar tudo o que você quer fazer, monte o seu cronograma de acordo com os períodos do dia: manhã, tarde e noite. Isso te ajudará planejar melhor o dia e também, dessa forma, você vai saber o que precisará levar durante os passeios.


Um dica é: leve uma mala antiga de viagem para carregar as suas coisas durante os passeios, assim você consegue aproveitar melhor a excursão.


Reserve a sua hospedagem

Você já escolheu o destino, comprou as passagens e fez o seu roteiro, o passo seguinte é procurar a hospedagem ideal para o seu passeio.


Aqui o primeiro ponto a ser levado em consideração é o seu orçamento, isso porque a partir dele você saberá se investirá mais ou menos neste tópico. Você pode optar por locais de acomodação mais baratas como albergues.


Fato é que não importa qual seja o lugar, na hora de escolher você deve se atentar para alguma coisas.


A primeira delas é a localização, procure um lugar bem localizado que seja perto dos locais de transportes, de lugares de alimentação e não seja muito longe de tudo o que você vai fazer.


O segundo ponto é a segurança, escolha um local que seja seguro e você não corra riscos.


Por último, procure um lugar que seja confortável, não precisa ser caro, mas é importante que tenha o mínimo de conforto para que você possa descansar no final do dia.

Por fim, fique atento as suas bagagens para que elas não se percam durante a viagem, por isso você pode colocar adesivo plástico personalizado na sua mala para não perdê-la.


Com todas essas dicas ficou fácil organizar uma viagem de qualidade. Então, não perca mais tempo e monte o seu roteiro.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited