• Guia de Investimento

Próxima viagem: os sinais de que chegou a hora de descansar


mulher viajando

Planejar a próxima viagem pode ser uma experiência prazerosa e satisfatória por tirar você da rotina do dia a dia. Muitas vezes a rotina acaba se tornando automática, por conta das responsabilidades e necessidades diárias.


Com cada vez mais atividades ao longo do dia, é comum que as pessoas deixem de lado uma das mais importantes áreas: a da saúde mental.


Apesar de dificilmente você se lembrar do descanso, seu corpo muitas vezes começa a dar sinais de que é hora de pisar um pouco no freio e buscar formas de descansar.


As viagens podem ser uma excelente maneira de sair da rotina e aproveitar um pouco essa mudança de ares para recarregar as energias.


Talvez seja hora de tirar do armário aquela mala antiga de viagem e se preparar para uma nova aventura.


Seu corpo está te pedindo descanso

Muitas vezes você ignora sinais importantes sobre o que seu corpo está te dizendo. Com essa rotina atarefada e muitas vezes te forçando a ser multitarefa, parece que não há espaço.


É importante identificar os sinais que seu organismo dá desse tipo de esgotamento mental. Muitas vezes, ele acaba afetando outras áreas de sua vida.


Um dos primeiros sintomas de que você está precisando de férias é o sono desregulado. Você começa a dormir mal e pouco, muitas vezes passando a noite se revirando na cama.


O sono é necessário para recarregar suas energias e te deixar pronto para se recuperar e voltar a exercer o trabalho rotineiro, porém está intimamente ligado ao seu sistema nervoso, cujo esgotamento pode acabar fazendo uma sobrecarga.


Sem a quantidade correta de sono, você acaba ficando não só com cansaço, mas também com lentidão no corpo e dores musculares.


Algumas vezes, até mesmo nossa memória é afetada por conta do esgotamento. Tarefas simples, como se lembrar de guardar seu crachá com chip para a entrada na empresa, podem se tornar verdadeiros desafios.


A imunidade é essencial para te proteger da maioria das doenças corriqueiras. Mudanças de temperatura, de alimentação ou de rotina podem alterar seu organismo, e a imunidade é a barreira de defesa contra qualquer tipo de mal.


Quando você está em situação de esgotamento, sua imunidade perde a força, tornando seu corpo enfraquecido e um hospedeiro ideal para resfriados e gripes.


Isso acaba enfraquecendo ainda mais seu corpo, que começa a sofrer cada vez mais impactos negativos

Muitos outros problemas podem ser ocasionados pelo esgotamento físico e mental, por exemplo:

  • Dificuldade de Concentração;

  • Variações de Humor;

  • Dores frequentes;

  • Incapacidade de se desligar do trabalho.

Por isso, quando o corpo começa a dar sinais de que precisa de um descanso, o ideal é começar a se organizar para poder aproveitar um bom momento e recuperar as energias.


Principalmente para pessoas com atividades que interagem diretamente com a vida humana, como médicos e dentistas, é preciso entender a necessidade desse tipo de repouso.


Existe um momento para se concentrar e outro para deixar seu espelho toucador de mão dentro do consultório e cuidar um pouco de si próprio.


Conheça as vantagens de viajar

Conhecer novos lugares e viver experiências únicas são uma das melhores formas de se recuperar do desgaste do dia a dia.


É importante frisar que uma viagem não só melhora seu físico, como também tem impacto direto em sua felicidade, nos relacionamentos com familiares e cônjuges, entre outros benefícios que citaremos abaixo.


É preciso lembrar que antes de curtir é preciso se planejar. A viagem pode acabar sendo muito estressante se você não organizar as coisas antes, principalmente para poder aproveitar sem se preocupar.


Muitas vezes, ter uma agenda personalizada logo separada para anotar detalhes importantes da viagem é essencial.

1 - Redução de stress

Talvez o item mais necessário e óbvio da lista, viajar te permite se afastar de seus problemas por um período de tempo, dando a sua mente e ao seu corpo a oportunidade de relaxar.


Uma mudança de ambiente é ideal para esse tipo de descanso. Pessoas que moram em cidades podem optar pela tranquilidade do interior, aproveitando uma região montanhosa para fazer trilhas, conhecer a gastronomia local e apreciar o contato com a natureza.


Outra excelente opção para mudar a rotina é passar um tempo em uma cidade litorânea. O mar é um grande aliado no combate ao stress. Então, o tempo passado em uma praia pode te deixar relaxado e pronto para encarar a volta ao ritmo normal.


Uma excelente opção para sua família é a locação de van para praia. Dessa forma, você poderá passar um final de semana sem se preocupar com trânsito, vagas para carro e esse tipo de coisa, podendo se concentrar em curtir a viagem.


2 - Ter mais tempo para você

Viajar muitas vezes é uma ferramenta de autoconhecimento.


Quando você se encontra em um ambiente diferente da rotina, pode pensar sobre si próprio, suas vontades, desejos e realizações. Pensar sobre si mesmo é um passo para compreender o que te faz feliz, bem como entender de que forma alcançar esse objetivo.


Esse tipo de reflexão acaba sufocada em meio a trabalho, estudo e obrigações que normalmente nos tomam o tempo, e um momento longe de tudo isso pode ser essencial para você refletir se está no caminho certo.


Você já passa muito tempo em uma sala reunião pequena, resolvendo as mais variadas situações de seu emprego. Aproveite o momento para se conhecer um pouco mais.


3 - Criar memórias

Os momentos que você viver ao longo de sua viagem serão inesquecíveis. Muitas de suas lembranças futuras envolverão esses tempos agradáveis e livres de amarras do cotidiano, principalmente se você estiver acompanhado de pessoas queridas.


As fotos e registros de uma viagem certamente são importantes, mas o sentimento que essas imagens lhe trarão são fundamentais. Quando você está aproveitando um tempo fora de sua realidade, até mesmo os problemas acabam se tornando aventuras.


Momentos são fundamentais para sua saúde mental, então aproveite todos. Mesmo depois de muito tempo, algumas lembranças trarão sentimentos de felicidade e de risadas que esse período proporcionou.


Uma refeição diferenciada, um vinho seco frutado de sabor único e outros detalhes poderão ser para sempre bons momentos que ficarão em sua memória.

4 - Vivenciar uma cultura diferente

Cada lugar que você visitar vai ter sua própria cultura. Seja através de comidas típicas, registros históricos, festivais locais de música, dança, entre outros fatores.


Quando você viaja para fugir da rotina, conhecer um novo paradigma de vida pode abrir seus horizontes, te dando uma nova forma de ver a vida. É interessante verificar os programas tradicionais de turismo do local, mas não se restringir a isso.


Existe muita vida que pode ser descoberta quando você decide simplesmente se aproximar mais de um local.


Conhecer os moradores do destino turístico, como vivem, passeios que eles costumam fazer pode te dar muito mais conhecimento do que você imaginava, mesmo em passeios de cidades vizinhas a sua.

Talvez você encontre um estabelecimento por meio de um folheto A3 entregue que marcará sua viagem como um dos melhores locais que você passou.


5 - Criar novas amizades

A mente humana precisa de contato. Muitas vezes, nossa rotina nos prende as mesmas pessoas, o que gera um desgaste no relacionamento que acaba prejudicando tanto você quanto as outras pessoas envolvidas.


Quando você viaja, você tem a oportunidade de conhecer gente nova, com histórias únicas, interesses e conhecimentos que até então eram desconhecidos para você.


Esse tipo de renovação permite que sua troca de experiências seja mais completa, aumentando sua bagagem cultural e alimentando o desejo de interação humana de seu cérebro, permitindo que, ao retornar, você esteja mais propenso a reforçar os laços com quem faz parte de sua vida.


6 - Descansar

Outro item essencial desta lista. Quando você se afasta de sua rotina, seu corpo compreende que é um momento de repouso. Assim, você é capaz de dormir melhor, alimentar-se corretamente e finalmente fazer seu corpo ter o repouso que merece.


Mesmo que por um curto período de tempo, seu organismo começará a compreender que a pausa necessária está sendo tomada, e criará forças para te animar quando for chegado o momento de retorno.

Por fim, vale lembrar que uma viagem também te ajuda a valorizar o que você tem.


As pessoas a sua volta, seus gostos e preferências, entre diversos outros pequenos momentos da nossa rotina que normalmente são deixados de lado por conta da correria, acabam servindo como uma âncora de saudades, que te faz querer voltar depois do período de descanso.


A importância da viagem não é só na ida, mas também em mostrar o quanto queremos retornar.



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.