• Guia de Investimento

Praias brasileiras: conheça as 9 mais populares

As praias brasileiras são conhecidas internacionalmente por suas belezas naturais. Por esse motivo, elas estão entre os lugares mais visitados do mundo, independentemente da época do ano ou do objetivo da viagem.


Aliás, escolher as melhores praias do Brasil é uma tarefa difícil. Há tantos destinos maravilhosos, que fica impossível não se encantar com cada cantinho da costa brasileira.


Podemos encontrar desde praias mais animadas, para quem não abre mão de uma boa festa, até lugares mais calmos e tranquilos, para uma viagem romântica ou em família.


Por isso, para te ajudar a arrumar a sua mala estilo vintage e encontrar o seu destino ideal, separamos uma lista com as praias brasileiras mais populares. Confira a seguir.


1 - Lagoinha do Leste, em Florianópolis (SC)

lagoinha do leste
Wiki Commons

A praia de Lagoinha do Leste, em Florianópolis (SC), é um verdadeiro paraíso perdido. Localizada depois da Praia do Matadeiro, próxima ao Pântano do Sul, ela é acessível somente a pé ou pelo mar.


Por isso, prepare a sua bermuda florida masculina, mas também não esqueça de vestir uma roupa adequada para a trilha.


Apesar do difícil acesso, é justamente isso que faz Lagoinha do Leste ser uma das praias mais bonitas do Brasil, com um ecossistema preservado e paisagens de tirar o fôlego.


Lá está um dos últimos redutos de Mata Atlântica em Florianópolis. Desde 1992, a praia conta com o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, com uma área de 453 hectares, sendo classificada como Preservação Permanente pela Lei no 3.701/92.


Se você quer ter a oportunidade de ver uma das belezas da natureza e gosta de um pouco de aventura, a Lagoinha do Leste é o destino certo.


2 - Praia do Bonete, em Ilhabela (SP)

praia do bonete são paulo
Foto por Matheus Usero

A Praia do Bonete é um dos destinos frequentes para quem vai até Ilhabela (SP). Tanto que ela aparece na maioria do folder de viagem, sendo um destino recomendado para quem quer vivenciar uma experiência única, em contato com a natureza.


De acordo com o respeitado jornal britânico The Guardian, a Praia do Bonete está entre as dez praias mais bonitas do Brasil, conhecida pela maior comunidade caiçara do município de Ilhabela e preservando a cultura tradicional dos povos locais.


A praia tem uma orla com mais de 600m de extensão, rodeada por árvores Chapéu-de-Sol, com ondas de até 3m. Além disso, você encontra várias cachoeiras, trilhas e pode comer um delicioso peixinho frito ao final da tarde, vendo o pôr-do-sol.


Em geral, a Praia do Bonete é um pouco mais deserta, em comparação com as outras praias de Ilhabela. Por isso, lembre-se de levar seus pertences em sacolas ecobag personalizadas, para curtir ao máximo o destino.


3 - Patacho, em São Miguel dos Milagres (AL)

patacho

A Praia do Patacho, em São Miguel dos Milagres (AL), está localizada na Rota Ecológica de Alagoas, entre os trechos da Barra do Camaragibe e Porto de Pedras.


A região é conhecida pela sua paisagem paradisíaca, com quilômetros de praias desérticas e com uma estrutura voltada para o turismo de charme, especialmente para quem busca descansar um pouco. Também é um destino muito comum para casais em lua de mel.


Normalmente, para quem viaja até Alagoas, passar um tempo na Praia do Patacho faz parte dos serviços de fretamento para excursões. Assim, você tem a oportunidade de conhecer outros locais e se apaixonar pelas diferentes praias de São Miguel dos Milagres.


4 - Praia do Leão, em Fernando de Noronha (PE)


Praias brasileiras

Fernando de Noronha é uma cidade conhecida pelas suas belas praias, mas nem sempre a Praia do Leão é mencionada em todos os guias de viagem. Ela não está entre as mais populares da região, mas com certeza, é uma das mais bonitas.


A Praia do Leão é conhecida como o principal destino de desova das tartarugas da ilha, por esse motivo, aconselha-se tomar muito cuidado na hora de pisar na areia.


Por esse motivo, é nessa praia que os biólogos do Projeto Tamar fazem a “tartarugada”, acompanhando a madrugada de desova.


É um destino recomendado para quem deseja fugir do turismo tradicional e quer conhecer mais sobre a vida marinha.


Em geral, as famílias gostam de levar seus filhos para a Praia do Leão, para que as crianças tenham a oportunidade de ver as tartarugas.


Fora isso, não dá para deixar de mencionar a beleza estonteante da paisagem. Só não se esqueça de levar um creme para rosto com proteção solar, pois o sol costuma ser muito forte nas praias de Fernando de Noronha.


5 - Lopes Mendes, em Ilha Grande (RJ)

Praias brasileiras

A Praia Lopes Mendes, em Ilha Grande (RJ), é reconhecida como uma das praias mais lindas do mundo, segundo diversas revistas especializadas em turismo. Não é para menos, o destino é único e temos a impressão que chegamos ao paraíso.


Além da beleza natural da praia, ela conta com uma escultura do artista plástico Silvio Cavalheiros, feita a partir de uma boia gigante que encalhou na areia.


Porém, a Praia Lopes Mendes não conta com nenhum restaurante ou barzinho, ou seja, é um destino para quem realmente quer se desligar e curtir a natureza.


Por isso, recomenda-se:


  • Levar garrafas de água;

  • Levar lanches leves;

  • Ir com roupas confortáveis;

  • Ter calçados para trilhas.


Não se esqueça dos acessórios de proteção, como o filtro solar e o óculos feminino de sol, para evitar problemas com insolação e queimaduras.


6 - Praia do Espelho, em Porto Seguro (BA)

Praias brasileiras

A cidade de Porto Seguro já é uma velha conhecida entre os principais destinos no Brasil.


Popular pelas suas festas e belas praias, o município é um verdadeiro atrativo para famílias, jovens, casais e aventureiros.


No entanto, a Praia do Espelho é um destino para quem busca relaxar um pouco.


Ela é conhecida por suas aconchegantes pousadas, bons restaurantes e quiosques charmosos, com o mar limpo e falésias coloridas, formando piscinas naturais.


Além disso, grande parte das hospedagens consta com um deck de piscina com vista para o mar. Assim, você pode curtir o seu momento, olhando para uma paisagem inigualável.


O mar costuma ser um pouco agitado, principalmente, na parte mais à direita da praia.


Por esse motivo, é importante tomar cuidado ao tomar banho de mar. É no trecho mais calmo que vemos a formação das piscinas, em especial, durante a maré baixa.


A Praia do Espelho é bastante deserta, sendo um refúgio em Porto Seguro.


7 - Praia do Sono, em Paraty (RJ)

praias brasileiras
Foto por Henrique Ferreira

A Praia do Sono, em Paraty (RJ), é uma das favoritas da região carioca, especialmente para quem busca um destino mais selvagem e deserto.


O local é um verdadeiro paraíso da Costa Verde do Rio de Janeiro, com uma longa faixa de areia e vegetação preservada.


Para chegar até a Praia do Sono, precisamos fazer uma trilha de 4km por dentro da Mata Atlântica, ou um trajeto de barco. O início da caminhada está localizado dentro do Condomínio Laranjeiras, que está a 25km do Centro Histórico de Paraty.


8 - Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE)

praias brasileiras

A Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), é conhecida como uma das praias mais famosas do Brasil, devido ao seu mar extremamente límpido, com águas claras e mornas, arrecifes que formam piscinas naturais e uma singela capelinha.


Não é à toa que a região rende um dos mais belos cenários brasileiros, com um visual belíssimo. Além disso, a Praia dos Carneiros permanece rasa por um longo trecho de areia, permitindo caminhar entre as piscinas naturais.


O mar não é muito agitado, por esse motivo, é o destino preferido das famílias com crianças pequenas.


9 - Prainha, em Rio de Janeiro (RJ)

Praias brasileiras

O Rio de Janeiro é conhecido pelas suas famosas praias da Zona Sul, como Copacabana, Ipanema e Leblon. Mas, além desses lugares badalados, a cidade abriga ainda a Prainha, um paraíso desconhecido na Zona Oeste.


Por ter um acesso limitado, nem todo mundo conhece a região. Porém, ela possui uma linda faixa de areia em meio a morros grandiosos, cobertos pela Mata Atlântica preservada.


Caso queira visitar o local, recomendamos chegar cedo, pois há um limite de carros para ir até lá por dia.


Aos finais de semana, a Prainha tem um público majoritariamente de jovens e surfistas.


Conclusão

As praias brasileiras são verdadeiras jóias raras do mundo. Por isso, vale muito a pena conhecê-las e descobrir as belezas da nossa costa. Claro, você encontra outros destinos tão bonitos quanto citamos no artigo de hoje.


Se você tem dúvidas sobre qual o destino certo para você, não tenha medo. Com certeza, você não vai deixar de ver belas paisagens e curtir a praia.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited