• Autor

Primavera chegou: destinos inesquecíveis para conhecer nessa época do ano



A primavera chegou transformando diversas cidades em um destino turístico cobiçado. Essa é tradicionalmente considerada a estação mais bonita do ano, devido a grande variedade de cores das flores que nascem durante esse período.


Devido a inclinação do planeta e seu movimento ao redor do sol, as estações do ano acontecem em um hemisfério por vez. Cada uma delas apresenta características específicas, com aproximadamente o mesmo período de duração.


É interessante saber que a palavra “primavera” tem origem no latim e vem do termo primo vere, cujo significado é “primeiro verão”. Ou seja, esse é o momento que precede o verão, por isso recebe esse nome.


Muitas pessoas aproveitam a beleza dessa época para viajar e conhecer lugares diferentes, sendo o momento ideal para tirar a mala estilo vintage do armário e colocar o pé na estrada.


No artigo de hoje, conheça mais sobre essa estação e como você pode aproveitá-la para realizar um passeio rumo a alguns pontos turísticos do Brasil em que as cidades florescem. Acompanhe!


Como sabemos que chegou a primavera?

Essa é uma estação do ano bastante marcante visualmente. Muito mais do que uma data no calendário ideal para as empresas lucrarem com o turismo, é possível apreciar vários aspectos dessa época.


Mas, afinal, quais são as características da primavera? Nesse período do ano, é possível observar aspectos como:


  • Temperaturas amenas;

  • Maior umidade do ar;

  • Desabrochamento das flores;

  • Aumento das atividades dos animais.


Particularmente no Brasil, as estações do ano não são muito definidas. É possível identificar claramente o inverno e o verão, mas em relação às outras, pode ser difícil notar facilmente as mudanças no clima.


Contudo, na primavera, a quantidade de chuva aumenta, o que pode refrescar o clima, uma vez que umidifica o ar quente e seco de muitas regiões.


Esse aspecto, associado com um fertilizante foliar para flores, é excelente para o desenvolvimento de flores e plantas.


Principais destinos turísticos na primavera

Essas características modificam o visual e o clima de várias cidades brasileiras, transformando-as em destinos turísticos atrativos.


Além das temperaturas diferenciadas, pessoas apaixonadas por flores buscam essas paisagens exclusivas para apreciar ou fotografar.


Uma dica para preservar essas lembranças é utilizar a impressão de foto a laser, afinal, é um recurso de ótima qualidade que permite expor belas paisagens de forma decorativa na parede de casa ou até mesmo vender como obra de arte.


Ademais, é interessante saber quais são os principais destinos para se conhecer nessa época do ano, assim, é possível desfrutar das belezas inesquecíveis encontradas nas cidades brasileiras durante a primavera. Conheça os principais a seguir.


1 - Holambra

Holambra é uma cidade localizada no estado de São Paulo, no sudeste do país. Na primavera, as chuvas se intensificam e marcam a passagem da estação seca (inverno) para a chuvosa (verão).


Uma informação relevante sobre essa cidade remete ao seu nome, trata-se da união entre Holanda, América e Brasil. Foi fundada em 1948 e é a maior produtora de flores do país. Desse modo, a primavera torna-se um excelente momento para visitar o local.


É possível encontrar traços marcantes da colonização holandesa na cidade, sua cultura, além de desfrutar da beleza local devido as flores que desabrocham nessa época.




2 - Atibaia

Já Atibaia também encontra-se no estado de São Paulo e atrai um turismo voltado para a natureza regional.


Localizada a cerca de 800 metros acima do nível do mar, a cidade atrai muitas pessoas interessadas na beleza que essa vista proporciona.


A primavera torna o cenário do local ainda mais atrativo ao dar cores que destacam o visual. Os passeios mais procurados incluem a visita ao Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, que conta com prática de asa delta, escalada e rapel.


Esse tipo de turismo também é promovido por agências que levam grupos de pessoas, tornando a viagem mais acessível. Nesse caso, é interessante usar etiquetas adesivas personalizadas para identificar os pertences de cada um.


3 - Joinville

Joinville é um município localizado no norte de Santa Catarina, ao sul do país. As chuvas não mudam muito por lá, mas quando acontecem durante a primavera, são bastante intensas.


Esse é um local muito conhecido por ser a maior cidade de Santa Catarina, além de concentrar um grande polo industrial nessa região do país e atrair um alto fluxo turístico, devido a oferta de possibilidades para os visitantes.


O mirante do Morro da Boa Vista, a Estrada Bonita, a Agrícola da Ilha e o Parque Zoobotânico estão entre alguns dos destinos mais populares da cidade. A beleza local e a grande preferência do público também favorece os eventos culturais.


O mirante da cidade fica no topo do Morro da Boa Vista, com 250 metros de altura, oferecendo ao turista uma linda vista panorâmica. A grande vantagem desse passeio é que não há custo de adesão.


A estrada bonita é um caminho tradicional do turismo de Joinville, que passa pelas propriedades de moradores locais, geralmente descendentes de alemães.


Assim, é possível observar aspectos culturais, conhecer produtos típicos coloniais e conhecer melhor o lugar.


Além disso, há o Parque Zoobotânico, que foi inaugurado em 1995 e compreende uma área com 100 quilômetros quadrados. O local pode receber cerca de 13 mil visitantes por mês, que apreciam sua beleza natural.


O principal diferencial do Parque é que este possui um espaço dedicado para preservação da Mata Atlântica dentro da zona urbana de Joinville. Além disso, conta com cerca de 200 espécies diferentes de animais vivendo nesse ambiente.


Desse modo, a primavera é uma estação propícia para realizar visitas nesta cidade. Ao visitar os locais em grupo, pode ser essencial usar adesivo redondo personalizado para identificar cada membro que está te acompanhando.


4 - Gramado

Gramado fica localizado na Serra Gaúcha, sendo um município do Rio Grande do Sul. A região é tradicionalmente conhecida pelas ruas floridas e a arquitetura europeia.


Essa característica torna a primavera uma época excelente para fazer uma visita nesta cidade.


Uma das principais atrações em Gramado é a Rua Coberta. Originalmente chamada de “Madre Verônica”, essa via encontra-se em frente ao Palácio dos Festivais. É nesse local onde ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado.


A Rua Coberta possui esse nome devido a sua cobertura e a decoração repleta de plantas penduradas. Essa região possui muitas lojinhas, sendo comum se deparar com diversos eventos acontecendo próximo dali, tornando-se possível aproveitar a beleza do lugar.


O fato de ter tantas flores que ornam essa estrutura fazem da primavera um período especial para a cidade, que atrai ainda mais visitantes com o objetivo de apreciar seu cenário tão bonito.


5 - Nova Petrópolis

Nova Petrópolis é um município também localizado no Rio Grande do Sul, ao sul do Brasil. Essa cidade carrega traços marcantes da colonização alemã. Além da arquitetura, possui costumes e decorações típicos que atraem os visitantes.


Conhecido como jardim da serra gaúcha, o local fica ainda mais belo quando as flores desabrocham. Esse cenário é ideal para o uso de banco para jardim de plástico, por exemplo.


6 - Campos do Jordão

Campos do Jordão também encontra-se no estado de São Paulo e possui diversos roteiros turísticos para as pessoas aproveitarem passeios ao ar livre. É um destino muito atrativo, principalmente em uma época que as flores se destacam na natureza.


A cidade é tradicionalmente conhecida pela sua produção de vinhos, sendo esse um dos objetivos de quem procura essa região do estado para passear. Muitas pessoas gostam de adquirir itens de lembrança para amigos e familiares.


É possível escolher entre diversas opções desse produto de acordo com a preferência do viajante, incluindo um vinho frutado branco ou os tradicionais vinhos tinto.


7 - Curitiba

A capital do Paraná atrai muitos turistas e a maior vantagem que a cidade oferece está relacionada com as várias opções de atividades com baixo custo.


Caminhar pelo centro histórico, por exemplo, é uma forma de conhecer os aspectos coloniais da cidade.


Esse interesse turístico é uma oportunidade para as produtoras de eventos em curitiba empreenderem e conseguirem retorno positivo nos períodos em que há maior fluxo de pessoas, por exemplo.


A importância da primavera para o turismo

A primavera é uma estação do ano que transforma significativamente o visual de ambientes inteiros, uma vez que faz as flores da época desabrocharem e atuam no ciclo de vida dos animais, tornando-os mais ativos.


Essas características atraem as pessoas para determinadas cidades do nosso país.


Alguns locais ficam muito mais coloridos devido a presença das flores, além de que o clima fica mais ameno por causa das temperaturas equilibradas e a umidade do ar mais elevada, além da presença de animais silvestres.


Conhecer como funciona essa dinâmica permite que as empresas que trabalham com viagens e turismo possam usufruir dos hábitos dos viajantes para melhorar se preparar e obter resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter