• Guia de Investimento

Qual a melhor época para viajar?

Atualizado: Jan 29


melhor epoca pra viajar

Você sabe qual é a melhor época para viajar? Quando se tira férias ou se tem alguns dias de descanso, é comum que as pessoas queiram aproveitar para se divertir e conhecer novos destinos.


Para tanto, nada como se planejar para conseguir desfrutar desse período da melhor forma possível, uma vez que vários fatores podem influenciar nessa questão.


Fazer planos é uma etapa tão interessante quanto a própria viagem em si. Isso porque é a partir deles que se obtém mais informações sobre o local, descobre-se os pontos turísticos, os restaurantes mais badalados e os melhores hotéis para se hospedar.


Com esse apanhado de dados, é possível traçar um teto de gastos com o orçamento que há disponível para a viagem, e distribuir os passeios pelos dias em que o viajante estará no local.


Outra boa fase de quem vai viajar é pegar uma mala antiga de viagem e colocá-la em uso novamente, separando cada item que será levado para o destino.


De fato, viajar é sempre bom, mas encontrar a melhor época para isso é melhor ainda. Este artigo foi elaborado para te ajudar nesse aspecto, de forma que você saiba o que considerar na hora de tomar decisões sobre a sua viagem.


Então, se você já estava pensando em começar o seu planejamento, acompanhe a leitura deste conteúdo agora mesmo e tenha muito mais sucesso na sua viagem.


Planejando a sua viagem: o que considerar?

Depois de um ano intenso, em que grande parte do seu tempo foi dentro de uma sala de reunião pequena no escritório, tomando decisões importantes, chega o momento de planejar as suas férias.


Nada mais merecido do que alguns dias de descanso em um destino especial. Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?


Planejar uma viagem é fundamental, e o processo começa antes mesmo de entrar no período de férias. Isso porque, quando se vai viajar, é preciso fazer reservas e compras com antecedência.


Além disso, é indispensável considerar alguns pontos que influenciam diretamente em sua viagem, tais como:


  • Orçamento;

  • Disponibilidade;

  • Destino;

  • Clima local.


O valor que poderá ser gasto na viagem deve ser um dos primeiros pontos do planejamento. Isso porque o ideal é não se endividar, mas ao mesmo tempo é válido aproveitar o máximo possível das atrações do destino.


Na sequência, é preciso levar em conta os dias disponíveis de férias para que se possa distribuir as atividades em um calendário com espaço para escrever, e poder comprar as passagens aéreas, reservar os hotéis e restaurantes.


O destino é outro fator determinante do planejamento. Isso porque ele pode ser nacional ou internacional, além de que é preciso considerar o local para o qual se pretende ir.


Quem nunca ouviu falar de pessoas que passaram meses e anos se organizando para conhecer uma cidade famosa do mundo, juntando todo o valor necessário para conhecer a localidade a fundo? Por isso, escolher o destino é parte do processo.


Por fim, vale considerar o clima local, de modo que se possa preparar a mala adequadamente, ou mesmo evitar temperaturas muito altas ou muito baixas de acordo com as preferências do turista.


Esses conselhos são indispensáveis para que a organização seja mais eficiente. Por isso, pegue um folder turístico e analise as opções que você possui no momento.


Os fatores que influenciam na organização da viagem

Depois de entender os pontos que você precisa considerar no seu planejamento, é necessário conhecer os fatores que vão influenciar na sua escolha da melhor época para viajar.


Dessa forma, assim como uma boa pesquisa ajuda a encontrar um computador novo com excelente custo-benefício, você também conseguirá ter uma viagem econômica e completa.


1. Defina o orçamento

Você já tem um valor máximo que pode ser gasto na viagem? Deseja passear, mas sem gastar muito? Ter esses elementos bastante claros na sua cabeça é a melhor forma de começar a preparação para a viagem.


Pesquisar as passagens aéreas e os hotéis com um maior tempo de antecedência é a melhor forma de diminuir esses custos.


Um ponto que vai influenciar diretamente no preço das suas reservas é a quantidade de pessoas buscando pelo mesmo destino que você.


Sendo assim, a dica é evitar períodos de férias escolares, como em julho, dezembro e janeiro, justamente porque são meses nos quais há maior procura por esses serviços.


Em geral, tanto as passagens quanto as hospedagens podem ser encontradas com preços atrativos fora desses meses, o que ainda garante lugares vagos, livre de aglomerações, com maior sucesso.


2. Confira o clima

Há quem queira muito conhecer a neve, ou quem não perde uma praia por nada. E você, prefere o frio ou o calor? Para escolher um bom destino, confira a estação do ano e a previsão do tempo para o período que você vai estar fora.


Esse cuidado ajuda na seleção das roupas que vai levar, e evita que você selecione roupas quentes em uma região onde a temperatura vai estar elevada. Nesse caso, ainda seria necessário comprar peças extras no local para poder aproveitar a viagem.


Além disso, se você vai viajar para um destino frio, mas no hotel existe a possibilidade de usar a academia com hidroginástica do estabelecimento, certamente levar suas roupas de banho é indispensável para isso.


De qualquer modo, não deixe de conferir o clima para saber se aquela época do ano será a mais apropriada para você ter uma boa viagem.


3. Determine o período da viagem

Há vários formatos para quem tira férias. Algumas pessoas conseguem ficar 30 dias descansando, enquanto outras podem decidir dividir esse período, tirando 15 dias ou menos para viajar.


Saber quantos desses dias serão usados na viagem é essencial para organizá-la bem, além de se programar para aproveitar o local o melhor possível.


Em geral, quem viaja para o exterior e quer aproveitar a estadia para conhecer pontos turísticos famosos e tomar um bom vinho francês, por exemplo, precisa de um período maior de viagem para conseguir desfrutar de tudo com maior tranquilidade.


No entanto, se serão poucos dias fora, o ideal é escolher um destino que seja mais próximo e de menor tamanho, justamente para conseguir conhecê-lo o máximo possível.


Outra consideração nesse sentido é o de aproveitar o período de férias para conhecer algum destino turístico que ofereça um festival ou feira conhecida, que só aconteça em determinada fase do ano.


Sendo assim, é fundamental saber o período disponível para viajar, de maneira que o planejamento seja conciliável para programar a sua excursão.


4. Escolha o destino

Quem consegue tirar alguns dias de descanso em julho, dezembro ou janeiro sabe que esses meses são famosos pelas férias escolares, e que muitas famílias se programam para conseguir conciliar as agendas.


Assim, é comum que ao decidir viajar nesse momento, os valores de hospedagem e de passagens áreas sejam mais elevados, pela grande procura que existe nessa época.


No setor de turismo, esse período é chamado de alta temporada, o que significa que os mais diversos destinos podem ter uma maior concentração de pessoas do que nos outros meses, os de baixa temporada.


Nesse caso, estar atento a esse detalhe é importante para tomar uma boa decisão ao escolher um destino em que se possa desfrutar da estadia com comodidade.


A baixa temporada costuma ser o melhor momento para quem quer ter tranquilidade nas férias, e escolher o destino ideal se torna muito mais fácil, com amplas opções.


De qualquer maneira, é preciso conciliar a data das suas férias com uma cidade na qual você possa realizar todos os passeios e atividades que deseja nesse período.


Com isso, é possível definir mais facilmente o destino que você já desejava conhecer.

Considerações finais

Quem gosta de viajar sabe que é preciso realizar um planejamento para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível, desde a escolha de um destino com a ajuda de um banner informativo até a organização financeira para aproveitar ao máximo o local.


Sendo assim, se você pretende alinhar as suas expectativas com as opções disponíveis para viajar, não deixe de considerar os fatores que foram abordados neste conteúdo, colocando-os em prática para otimizar as suas férias.


Saber o quanto é possível gastar, verificar a previsão do tempo para o local, determinar quantos dias serão passados no destino e escolher a melhor cidade para conhecer são ações essenciais para programar as suas férias.


Por isso, a melhor época do ano para a sua viagem é aquela em que você consegue desfrutar do que há de mais agradável no seu destino, aproveitando para colher boas lembranças desse momento.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited