top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Qual moeda levar para a Argentina em 2023? Dólar, cartão ou peso?

Atualizado: 2 de mai. de 2023

Atualizado dia 12/04/2023

moeda da argentina

A Argentina é um dos destinos de viagem mais baratos do mundo para viajar atualmente. Mas é preciso entender o porquê para conseguir aproveitar gastando pouco de verdade.


Basicamente existem dois câmbios na Argentina: o oficial e o paralelo, chamado de blue. Se você trocar seu dinheiro por moeda da Argentina pelo câmbio oficial, sua viagem vai sair cara. Se trocar pelo câmbio paralelo sua viagem vai sair bem barata.


A minha viagem para a Argentina foi a viagem que eu mais comi bem e gastei muito pouco pra isso. A viagem toda foi bem barata, considerando tudo: gasolina (eu fui de carro), comida, hotéis e passeios.


Mas para economizar você tem que entender como funciona cada uma das possibilidades. Em hotéis existe um imposto por pagar em dinheiro vivo, por exemplo, que faz com que seja melhor pagar no cartão. Já em restaurantes o melhor é ter moeda argentina (pesos).


Leia esse texto até o final para entender bem como é o câmbio na Argentina e sua viagem sair barata e sem perrengues.


Novidade: desde o final de 2022 está valendo um câmbio bem parecido com o blue nos cartões estrangeiros da Visa e da Mastercard. Então já está valendo a pena usar Nomad ou Wise na Argentina, coisa que antes não valia.

 

Encontre passagens aéreas baratas aqui na 123milhas, eu uso e indico! Tem ótimas promoções de viagem

 

Veja qual moeda levar para a Argentina e como usar seu dinheiro em cada situação para render mais:


Dicas rápidas e práticas:
  • Não compre pesos no Brasil, é a pior cotação possível

  • Pague o hotel no cartão (eu recomendo usar a Nomad, que é uma conta global e sai bem mais barato que cartão de crédito), assim você evita o IVA de 21% que é um imposto por pagar em dinheiro vivo.

  • Se for pegar a balsa que vai da Argentina até o Uruguai, pague no cartão Nomad também. Eles cobram uma taxa de 20% para pagar em moeda.

  • Para pagamentos do dia a dia (comida, ingressos) use pesos argentinos. Você pode enviar para si mesmo via Western Union e sacar numa das lojas ou trocar real ou dólar por pesos em uma casa de câmbio.

  • Se você não se importa de esperar o reembolso da Mastercard, dá para pagar tudo no cartão de débito

  • Atenção: na hora de pagar no cartão você PRECISA escolher pesos argentinos na maquininha, se passar em dólar vai cobrar pelo câmbio oficial e não pelo dólar blue.

Navegue pelo post | Qual moeda levar para a Argentina?

Explicação em vídeo para quem prefere:


Qual é a moeda da Argentina?

A moeda da Argentina é o peso argentino, que entrou em vigor em 1992. Ele costumava ter uma cotação parecida com a do dólar, até 2002, quando começou a desvalorizar. O peso tem cédulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 pesos.


Quanto vale o peso argentino?

O peso opera com dois câmbios diferentes: o oficial e o blue. Se você jogar no google hoje (25/03/23) a cotação do peso para real vai dar que 1 real = 39 pesos argentinos.


Mas pela cotação blue 1 real = 73 pesos argentinos.



Nesse post eu vou te ensinar como pegar a cotação blue, que vale praticamente o dobro, para sua viagem sair bem mais barata.



O que é o dólar blue?

Com a inflação argentina que causa uma insegurança muito grande na população, se tornou comum guardar dinheiro em dólares. Porém o governo argentino limita a quantidade de dólares que um cidadão pode comprar oficialmente.


Isso resultou em um mercado de dólares paralelo. O dólar blue. Que hoje vale basicamente o dobro do dólar oficial. Mesmo sendo ilegal esse câmbio é amplamente difundido e encontrado em diversas casas de câmbio na Argentina.


Para consultar o valor atualizado do câmbio blue veja esses links:

Esse site, o CUEX, vai te dar a cotação máxima atual. Isso significa que provavelmente você vai receber um pouquinho menos na hora de trocar dinheiro de fato. Mas é um bom parâmetro para se basear.


O câmbio blue é o mais vantajoso para usar na sua viagem para a Argentina, vai fazer suas compras ficarem pela metade do preço.


Como encontrar o câmbio blue?

Você pode usar o câmbio blue:

  • Trocando reais por pesos em cuevas (casas de câmbio) em Buenos Aires (é mais difícil achar cuevas que aceitem reais em outras cidades)

  • Trocando dólares por pesos em cuevas em toda a Argentina

  • Trocando reais por pesos via Western Union (você usa o app e manda por Pix)

  • Usando cartões internacionais, pode ser de crédito brasileiro ou de contas globais como a Nomad ou a Wise

Vou te explicar como fazer esse câmbio da melhor forma, sem riscos de pegar notas falsas e aproveitando as cotações máximas para economizar na sua viagem.

 

Encontre passagens aéreas baratas aqui na 123milhas, eu uso e indico! Tem ótimas promoções de viagem

 

Vale a pena usar o cartão na Argentina?

A grande novidade de 2023 é que agora vale a pena sim usar cartão na Argentina. Em dezembro de 2022 começou a valer um câmbio tarjeta, próximo ao câmbio blue (7% à 10% menor), que é válido para cartões Visa e Mastercard internacionais.


Antes qualquer pagamento no cartão seria operado com a cotação oficial, o que fazia tudo sair o dobro do preço. Então o esquema era pagar tudo da sua viagem no dinheiro.


Agora, a melhor estratégia para economizar é pagar o hotel no cartão internacional e os gastos do dia a dia no dinheiro trocado pela Western Union.


Se você busca mais comodidade na viagem, pode apostar em usar quase tudo em cartão. Para não precisar carregar bolos de dinheiro. Como a moeda argentina é muito desvalorizada, você tem que andar literalmente com milhares de pesos na carteira.


Mas vale dizer que muitos restaurantes só aceitam gorjetas em dinheiro, então é bom ter um pouco de pesos em papel moeda.


Atenção: se você utilizar um cartão de crédito brasileiro Visa ou Mastercard, normal, você vai obter a cotação blue também. Porém vai continuar pagando IOF (6,38%) e spread (variável, normalmente por volta dos 3%) , como qualquer transação internacional.


Então eu recomendo que você use um cartão multimoedas, que vai te cobrar um IOF de 1,1% e uma taxa de serviço por volta dos 2%. Eu uso o da Nomad, que é uma conta global aceita em mais de 180 países. Se quiser abrir uma conta use meu código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback ao adicionar dinheiro na conta em até 15 dias.



Mas também vale a Wise, que é uma conta multimoedas também. Ganhe desconto na primeira transferência por este link aqui.


Cartão de crédito internacional ou conta global?

Hoje o câmbio usado pelos cartões de crédito e pela conta da Nomad ou Wise são iguais, todos usam o câmbio tarjeta, que é muito próximo ao câmbio blue.


Porém nos cartões tradicionais você vai pagar mais taxas. Normalmente as taxas somadas dão cerca de 11% do valor. Então você vai perder mais dinheiro nessa transação.


Colocando seu dinheiro numa conta global, como da Nomad ou Wise, você vai pagar menos taxas, vai ficar por volta dos 3% do valor total que você gastar. Ou seja, você vai economizar cerca de 8% de todos os seus gastos da viagem.

 

#DicasdeViagem: compre seu seguro de viagem com 10% de desconto usando o cupom QUEMVAIEQUEMFICA e pagando no Pix ou boleto

 

Como pagar o hotel?

A melhor forma de pagar o hotel é com o cartão. Na Argentina se cobra 21% a mais do preço anunciado para pagamentos de hotel em dinheiro vivo, é o IVA, um imposto. Então ele vai sair 21% mais caro do que você viu no Booking se você pagar em papel moeda.


Eu recomendo que você pague em cartão para economizar na sua viagem.


Atenção: muitos hotéis querem cobrar em dólar, para poderem ganhar BEM mais dinheiro. Se você tiver que pagar em dólar, o preço é o dobro do que se você pagar em pesos. Por isso, faça apenas reservas canceláveis no Booking. E envie uma mensagem perguntando se aceitam pesos no pagamento.


Ai na hora de pagar lembre-se de pedir para cobrarem em pesos na maquininha do cartão! Se não o dólar cobrado será o oficial e não o blue.


Reais ou dólar? Qual moeda levar para Argentina?

Se você pretende levar dinheiro vivo para trocar na Argentina, pode levar reais ou dólares. Em Buenos Aires é fácil encontrar casas de câmbio que aceitem reais, mas no interior da Argentina não. Portanto, se a sua viagem é para Buenos Aires, pode levar reais tranquilo. Se for para o interior, melhor levar dólares trocados aqui no Brasil.


Ao fazer câmbio nas cuevas da Argentina tome cuidado com notas falsas, tem sido um problema comum nos últimos tempos. Por isso eu não recomendo muito fazer dessa forma, melhor enviar via Western Union ou usar cartão.



Western Union: o único câmbio blue legalizado

A Western Union é um sistema de transferências internacionais, não uma conta global com cartão. Então ela vai servir unicamente para que você envie dinheiro e retire numa loja Western Union em outro país, ou enviar dinheiro para outra conta internacional. É uma forma de câmbio bem barata e para a Argentina é a que mais compensa.


Eles usam o câmbio blue, que é o mais vantajoso hoje e é bem fácil usar o serviço. Você consegue fazer isso enviando dinheiro por Pix via aplicativo da Western Union ou fazendo o depósito em uma loja física. Eu já fiz das duas formas e é bem tranquilo.


Via app por Pix o dinheiro leva 3 dias para poder ser sacado. Se você enviar na loja física, fica disponível no mesmo dia. Caso precise de um dinheiro emergencial enquanto estiver viajando pode pedir para alguém te enviar dinheiro que vai cair no mesmo dia.


A Western Union não cobra IOF, mas uma taxa de transferência que varia conforme o valor que você envia. Por exemplo, uma simulação agora de uma transferência de R$ 2.000 (159.703 pesos) tem uma taxa de R$ 50. Isso dá 2,5% do valor, que é bem próximo ao que a Nomad cobra, por exemplo.


Pra mim o maior problema de usar a Western Union é o processo de saque, que tem que ser em uma loja física. E as lojas elas funcionam em horários limitados, a maior parte não abre no final de semana e como a procura é muito alta tem muitas filas. Às vezes elas fecham antes do previsto porque simplesmente ficam sem notas para dar para os viajantes.


Então assim, eu recomendo usar a Western Union para a maior parte dos seus gastos, mas não dependa dela. Leve dinheiro para o hotel em um cartão, para evitar o IVA e para não ter que ir primeiro sacar dinheiro. E tenha pelo menos um pouco de dinheiro no cartão para gastos do dia a dia, assim se você precisar ir procurar outra loja da Western Union, deixa pro dia seguinte ou algo do gênero, não vai ser uma tragédia.


Prós e contras da Western Union

Prós:

  • Melhor cotação de câmbio

  • Pix via app

  • Taxa baixa

  • Transferência instantânea se for em uma loja física

Contras:

  • 3 dias para receber o dinheiro se for via app

  • Ter que andar com bolos de dinheiro

  • Filas nas lojas

  • Horário de funcionamento limitado das lojas para sacar

  • Tem que sacar o dinheiro todo de uma vez.


A Nomad vale a pena na Argentina?

Aqui nesse vídeo eu expliquei como está funcionando a Nomad na Argentina no momento, dá uma olhada:


 
Promoções para a sua viagem:

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page