• Guia de Investimento

Qualidade de vida: como investir em uma viagem pode te ajudar


Viajar foi considerado por muito tempo um luxo, mas a verdade é que descansar e tirar um tempo para seu próprio relaxamento melhora sua qualidade de vida e te deixa renovado para enfrentar os desafios do dia a dia.


Até mesmo ações feitas antes de se estar efetivamente viajando, como comprar a mala estilo vintage que você desejava muito, podem melhorar sua autoestima e te preparar para um novo período.


O ato de viajar pode até mesmo melhorar sua saúde. Isso não é válido só para grandes viagens internacionais, mas o simples fato de explorar um novo local, ter novas experiências e fazer atividades diferentes, já ajuda muito.


Isso porque o cotidiano pode ser extremamente desgastante, aumentando o cansaço e o estresse, bem como desmotivando uma pessoa a continuar seguindo a mesma rotina.


Por isso, procurar novas atividades, passeios e explorar novos horizontes é essencial para a sua mente.

Entretanto, viagens requerem uma série de preparativos que, se não forem bem pensados, podem acabar tornando a experiência algo ruim.


Pensando nisso, procure sempre planejar e se programar para ter a menor quantidade possível de problemas, pensando apenas em curtir seu tempo off.


Como uma viagem melhora nossa vida?

É importante compreender os motivos que fazem com que as pessoas saiam pelo Brasil ou mundo afora, buscando novas experiências e uma fuga da rotina. Isso porque descansar é parte fundamental da saúde mental e física de cada um.


O primeiro ponto a levarmos em conta é a novidade. Ter uma experiência positiva nova é sempre interessante, uma vez que nos faz crescer pessoalmente e amplia nosso campo de visão sobre o mundo e as pessoas.


Você pode comprar um computador novo para o acompanhar, caso seja necessário resolver problemas do serviço durante a viagem. Mas é ideal que tire um tempo para si mesmo, para não tornar infrutífera a experiência.


Mesmo experiências negativas são válidas, uma vez que geram aprendizado e histórias para contar. Entretanto, o foco aqui é que viagens são momentos incríveis que, normalmente, ficam eternizados em nossas memórias por muito tempo.


Além disso, passar um período de lazer e descanso com sua família renova as energias do relacionamento. O contato direto e diário, aliado à rotina, pode desgastar relações entre familiares, o que pode ser bem prejudicial a longo prazo.


Uma viagem quebra esse paradigma, tornando bem mais dinâmica a relação, com oportunidades de aproximação muito mais interessantes.


Viagens também permitem que você e sua família conheçam pessoas novas, e consigam formar novos laços de amizade. Esse tipo de relação é fundamental para o convívio social, uma vez que o ser humano precisa de relações interpessoais em sua vida.


Companheiros de viagem podem virar amigos para uma vida inteira, apresentando novos costumes, culturas e interações, podendo até mesmo ter um idioma diferente.


Isso acaba englobando outra vantagem das viagens, que é o aprimoramento cultural.


Você pode aproveitar para fazer um tour de compras, levando um vinho de presente para as pessoas queridas.


Para ter mais qualidade de vida, é essencial que você esteja buscando sempre melhorias e evolução. Por isso, quando viaja e encontra uma nova forma de ver a sociedade e a vida, você amplia seus horizontes para novos experimentos e expectativas.


Viagens também afetam diretamente nossa saúde. Isso porque quando viajamos, deixamos a felicidade tomar conta.


Com isso, uma série de elementos de saúde, como pressão arterial, nível de açúcar no sangue e outros fatores acabam se estabilizando, impedindo problemas maiores de saúde no futuro.


Conhecer um novo lugar, explorar ambientes desconhecidos e curtir um momento de descanso e relaxamento acabam sendo fundamentais para melhorar seu dia a dia.


Por isso, passar um tempo em um deck de piscina de um hotel pode ser acrescentado no seu roteiro de viagem, entre outras atividades que permitirão que você aproveite a viagem ao máximo.


Planejando sua viagem

Um dos principais pontos para conquistar os benefícios de uma viagem para a sua qualidade de vida é fazer com que tudo saia conforme o combinado.


Claro que imprevistos sempre podem acontecer, mas quando você faz um bom planejamento, mesmo quando algo diferente ocorrer, você poderá lidar da melhor maneira, uma vez que já estará preparado para imprevistos.


1. Planejamento financeiro

Um dos principais impedimentos para uma pessoa viajar são os gastos que devem ser feitos com a viagem. Isso porque é preciso pensar em passagens, hospedagem, alimentação, passeios, custo de vida e um dinheiro para emergências.


Parece muita coisa, mas se você se planejar para fazer a viagem, pode começar a guardar esse dinheiro muito antes do dia do embarque, permitindo que você fique mais tranquilo com relação a todos esses custos.


Você pode verificar se no hotel existem opções como buffet de massas, para economizar gastos com alimentação externa, salvo para dias especiais.


Além disso, muitas empresas oferecem descontos para passagens e hospedagem quando a reserva é feita com antecedência.


Por isso, é muito importante ficar de olho nas melhores promoções e conseguir economizar um bom dinheiro para ser usado durante os seus dias de viagem.


Ademais, quanto mais tempo você tiver para se planejar, mais oportunidades de orçamentos você conseguirá.


Muitos agentes de viagem oferecem o serviço de cobertura de preços de concorrentes, por isso, é importante ficar de olho para saber quais deles fazem esse tipo de serviço e se engajar em conquistar bons preços para suas férias.


Você pode separar alguns folhetos restaurante do local para conseguir identificar quais são os melhores lugares para comer dentro de seu orçamento.


Quanto mais preparado você estiver, mais poderá curtir seu momento de paz, engajando-se muito melhor em seu período de relaxamento e conseguindo uma melhor qualidade de vida no processo.


2. Programe-se para passeios

Quando você opta por fazer uma viagem, deve pensar que não basta reservar um hotel e comprar passagens. É preciso se programar para garantir a disponibilidade de passeios que você queira muito conhecer.


Verifique a quantidade de feriados locais durante sua estadia. Isso porque muitos monumentos, museus e outras atividades fecham durante feriados, e isso pode acabar frustrando sua programação.

Algumas agências de viagem oferecem translado de van para alguns passeios, sendo também importante identificar se esse serviço está disponível.


Além disso, alguns lugares tem vagas limitadas ou ingressos concorridos. Garantir tudo com antecedência certamente fará você aproveitar melhor o passeio e não passar por nenhum tipo de frustração.


3. Esteja preparado para imprevistos

Imprevistos sempre vão acontecer. Mesmo que você planeje minuciosamente, algo pode atrapalhar os planos e estar fora de suas mãos resolver. Pensando nisso, esteja sempre pensando um pouco a frente de sua viagem.


Se for fazer um passeio internacional, tenha mais tempo para conseguir um melhor preço junto à taxa de corretagem.


Além do mais, guarde uma parte do dinheiro reservado para a viagem para eventuais emergências. Isso garante que você conseguirá bons resultados, independente do que aconteça.


Benefícios de viajar

Por ser uma experiência finita, muitas vezes nossa mente acaba pensando que a possibilidade de conquistar algo material é melhor do que fazer uma viagem.


Entretanto, existem inúmeras vantagens em realizar viagens, o que pode tornar a opção muito mais agradável do que adquirir um bem de consumo.


Por isso, utilize um calendário com espaço para escrever ou uma agenda para auxiliar no planejamento de sua viagem.


Redução de estresse

Conforme mencionado anteriormente, a redução de estresse é um dos principais elementos para qualquer pessoa que tenha interesse em viajar.


Isso porque o estresse é diretamente responsável por uma série de doenças físicas e mentais, que podem prejudicar sua produtividade e até mesmo o impedir de realizar suas funções normalmente.


Por isso, buscar um formato de viagem que te agrade, pode ser fundamental para renovar suas energias. Você pode ir até um local de:

  • Praias;

  • Interior;

  • Montanhas;

  • Centros urbanos.

O grande diferencial aqui será seu gosto pessoal, que definirá a melhor forma de se distrair e relaxar de suas atividades diárias.


Autoestima

Quando viajamos, em alguns momentos temos que lidar com situações inesperadas. Por isso, é preciso ter pensamento rápido e inteligência emocional para lidar com qualquer tipo de ação que ocorra durante seu período de descanso.


Estar preparado para situações assim é uma excelente forma de melhorar sua autoestima, dando uma sensação de dever cumprido e de capacidade para a resolução de problemas.

Manter essa sensação é fundamental para estar bem consigo mesmo no dia a dia.


Abra sua mente

Pessoas que viajam costumam ter muito mais experiências de encontros com culturas diferentes das suas.


Pensando nisso, é muito mais provável que você consiga ter uma mente mais aberta e pensar em novas possibilidades quando tem dentro de si a experiência de uma viagem.


Sua criatividade pode se ativar de forma muito mais fácil com situações que fogem do ordinário. Para pessoas que dependem de sua criatividade para produzir, esse tipo de passeio deve ser fundamental para desenvolver melhor as habilidades.


Conclusão

Viajar requer organização constante.


Quando estamos nos programando, e depois quando estamos efetivamente viajando, costumamos ficar tão felizes que nem notamos a quantidade de organização que é necessária, desde os cronogramas de passeios à organização de documentos e de malas.


Assim, de forma natural, você acaba se tornando uma pessoa mais organizada, e levando esses conceitos para seu dia a dia, e ainda adquirindo uma melhor qualidade de vida.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited