• Guia de Investimento

Reputação digital: construa sua imagem de forma positiva na internet



Você sabe o que os potenciais e atuais clientes andam falando sobre o seu estabelecimento na internet? Esse é um ponto muito importante, justamente, porque influencia diretamente na reputação digital da sua marca.


As empresas que ainda não investem em ações para entender e construir uma boa imagem da sua companhia no mundo virtual precisam considerar esse trabalho o quanto antes, de modo a conseguir conquistar uma reputação sustentável.


Ninguém duvida que o perfil dos consumidores mudou com o passar do tempo. Em grande medida, isso se deve a facilidade que a internet oferece, tanto para quem quer comprar quanto para quem quer vender, agilizando vários processos.


Não à toa, hoje quem busca um envelope personalizado A4 em um e-commerce pode rapidamente consultar não apenas a avaliação do produto, mas também a da empresa que está oferecendo-o na rede.


Dessa maneira, torna-se possível entender se aquela marca é confiável, de forma que o comprador se sente muito mais seguro em fazer o seu pedido e adquirir o item que lhe interessa.


Além disso, ao fazer a compra, ele também é convidado para avaliar o produto ou serviço consumido, o que significa que ele vai ajudar na construção da reputação digital de uma marca.


Nesse sentido, a empresa precisa estar atenta e disposta a oferecer o que há de melhor para os seus clientes, já que isso influencia diretamente nas avaliações que a façam crescer e ser reconhecida positivamente no mercado.


De acordo com a plataforma de pesquisas Bright Local, 97% dos consumidores que precisam adquirir algo pela internet buscam as avaliações recebidas pela empresa, antes de optar por consumir dela.


Portanto, a reputação digital de uma marca é um elemento de grande impacto, e por isso precisa ser considerada com maior cuidado.


Se você reconhece que a imagem da sua empresa pode ser um fator de peso no desenvolvimento dela, e quer entender como fazer para construir uma reputação digital positiva para o seu negócio, siga na leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto.

O que é a reputação digital e qual a sua importância?

Se você precisa comprar um notebook para escritório, certamente um dos primeiros passos que tomará será a realização de uma pesquisa para encontrar as melhores marcas, de acordo com a configuração que você precisa.


Além disso, é possível que você decida verificar a idoneidade de uma loja virtual antes de fazer o pedido, principalmente, por que ele envolve a aquisição de um bem de valor considerável.


Ao investir nessas ações antes de realizar a compra, o que você está fazendo é conhecer a reputação digital das empresas envolvidas no processo de venda, de modo que você possa ter uma maior segurança da qualidade do produto e da certeza da entrega.


Assim, é possível definir a reputação digital como a imagem que uma marca carrega perante o seu público, e que estão relacionadas ao funcionamento da empresa, aos feedbacks de outros clientes e da mídia, em geral.


Sendo assim, uma reputação digital é construída com o passar do tempo, a partir do trabalho árduo e contínuo da companhia.


No entanto, é preciso frisar que nem sempre um cliente pode se sentir satisfeito, o que é comum, uma vez que nenhuma empresa tem o potencial de agradar 100% dos seus consumidores.


Entretanto, como não poderia deixar de ser, a reputação digital de um estabelecimento não se constrói apenas com avaliações positivas, mas também com a forma que ele lida perante uma crítica ou problema, de maneira a encontrar uma boa solução para o cliente.


Dessa maneira, a empresa se mostra comprometida com a satisfação do seu público, mostrando comprometimento tanto em situações práticas como nas desafiadoras.

A importância da imagem da empresa na internet

Uma empresa de papel de parede para escritório pode ter a sua reputação avaliada em vários aspectos, o que vai influenciar de maneira geral no sucesso do seu negócio.


Nesse sentido, a imagem da companhia pode influenciar em como ela é vista:


  • Pelos seus clientes;

  • Pelos seus concorrentes;

  • Pelos mecanismos de busca na internet;

  • Pelos marketplaces que ela participa;

  • Pelo mercado como um todo.


Isso mostra o quanto a reputação digital é importante para um estabelecimento, pois é com uma avaliação positiva que ele conquista mais clientes, se destaca dos seus concorrentes e consegue se posicionar bem nos buscadores e nos marketplaces que participa.


Ao mesmo tempo, tudo isso influencia no valor da marca para o mercado como um todo, o que vai gerar o reconhecimento e o crescimento dela nas mais diversas esferas de atuação.


Afinal, quem contrata um serviço de gravação de áudio para propaganda e se sente satisfeito com ele não só vai indicar para outras pessoas, como também fará questão de escrever uma boa avaliação na internet.


Em paralelo, uma marca com uma reputação ruim poderá ter o seu número de vendas impactado, não apenas no mundo virtual como nos seus endereços físicos.


Além disso, em caso de prejuízos reais para os consumidores, o estabelecimento pode sofrer penalidades aplicadas pelos órgãos de defesa do consumidor, o que impacta na sua imagem perante o mercado e também no seu faturamento.


Isso vai, sem dúvida, afetar o crescimento da sua marca, e por isso investir em ações que ajudem na construção de uma boa reputação digital é parte essencial do trabalho de uma marca.

Como construir uma boa reputação digital

Existem diferentes ações que podem ser tomadas para que uma empresa especializada na confecção de cartão de visita colorido, assim como outras de diferentes segmentos, consiga construir uma boa reputação digital. Confira-as a seguir.

1. Investir nos canais de comunicação

Uma companhia pode ter uma série de canais de comunicação para se relacionar com o seu público.


Entre elas, estão as redes sociais, o e-mail marketing, o site, o blog, e alguns outros.


Por meio deles, é possível que a empresa se mostre mais acessível, podendo assim alcançar o seu público, ao mesmo tempo em que pode investir na construção da sua autoridade ao postar e enviar conteúdos relevantes para a sua persona.


Com isso, ela atinge boas expectativas e avaliações, principalmente, porque facilita que um cliente que queira entender mais sobre um projeto de sala de TV planejada tire suas dúvidas e conheça os seus serviços.

2. Entregar produtos e serviços de qualidade

Outro ponto que reflete diretamente na imagem de uma marca perante o mercado é justamente a capacidade que ela possui de entregar produtos e serviços de qualidade.


O cliente que avalia uma gráfica depois de receber um banner informativo impresso pode não apenas se dizer satisfeito com a aquisição, como também indicar para outros usuários, por meio do seu comentário, a compra do produto.

3. Apostar na humanização da marca

As empresas hoje precisam ir além da simples fórmula de vender itens. Isso quer dizer que elas precisam considerar os seus clientes e oferecer benefícios que mostram o quanto ela valoriza os consumidores.


Estar presente nas redes sociais é um modo de promover a interação da marca com o seu público, ao mesmo tempo em que dar um desconto ou investir em campanhas de “pague 1 e leve 2” também são importantes para beneficiar os seus compradores.

4. Criar conteúdos relevantes

Justamente por que o perfil dos clientes se torna cada vez mais exigente, saber como alcançá-los e impactá-los positivamente é o melhor caminho para conquistar a atenção deles.


Nesse sentido, a criação de conteúdos se torna um processo de construção de uma imagem positiva para a marca, já que é por meio deles que ela oferece conhecimentos importantes para o seu público-alvo.


Assim, um cliente que está em dúvida sobre como utilizar um flyer digital para promover seu negócio pode encontrar em um artigo no blog da marca algumas dicas fundamentais sobre o tema.


Isso faz com que a companhia desenvolva um papel importante para os seus consumidores, o que faz com que estes valorizem o seu negócio e tenham a certeza de se tratar de um estabelecimento idôneo.

5. Monitorar os resultados

Como não poderia deixar de ser, o processo de construção de uma boa reputação digital também deve ser acompanhado de perto.


Isso porque, ao receber um feedback positivo ou negativo, é essencial que a marca saiba como lidar com ele, respondendo-os e oferecendo uma boa solução para os seus clientes.


Dessa forma, futuros compradores passam a conhecer a cultura da empresa, e percebem que a satisfação do cliente está sempre em primeiro lugar para aquele estabelecimento.


Sendo assim, monitorar essas ações e tomar as medidas necessárias dentro de um prazo coerente é importante para a construção de uma imagem positiva na internet.


A reputação digital é um elemento de suma importância para o crescimento e desenvolvimento sustentável de qualquer negócio.


Por isso, não deixe de investir nas ações mencionadas acima e tenha a certeza de que o seu negócio poderá se tornar uma referência dentro do seu segmento e do mercado em geral.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Reserve sua viagem aqui:

Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para comercial@quemvaiequemfica.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
Está se sentindo generoso e quer me mandar um pix? juliaorige@gmail.com

Dicas de viagem em destaque:

4.png

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited
amazon prime
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu