top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Roteiro e orçamento para 30 dias na Europa



Quem me acompanha no Instagram está vendo toda a minha viagem em tempo real pelos stories. Eu vim passar 1 mês viajando pela Europa, ao todo são 7 países e 9 cidades. Eu consegui passagens de ida e volta (Brasil-Europa) super baratas e me joguei na estrada.


Já tenho experiência com viagens e essa é a segunda vez que eu passo pelos lugares que eu estou viajando. Escolhi viajar para cidades repetidas para poder criar um conteúdo mais relevante e sistematizado. Só tem um lugar que eu ainda não fui e vou passar nesse mês: Bruxelas.


No fim da minha viagem ainda vou passar mais 18 dias em Portugal, onde eu morei por 3 anos e que tem um pedacinho do meu coração. Mas nem estou contando essa parte como "viagem" porque é parte de casa e estarei com amigos e resolvendo algumas pendências.


São 30 dias de ritmo de viagem, mochilão gourmet. Ou seja, orçamento apertado, mala de rodinhas, alguns Airbnb, alguns hostels e até um hotel!


Meu roteiro de viagem para 1 mês na Europa:

Eu gosto de planejar minhas próprias viagens, adoro ficar pesquisando preços e ver quais são as atrações de cada cidade. Gosto de ficar bastante tempo em cada cidade, para conseguir gravar os vídeos, editar as fotos etc. Já passou o tempo em que eu fazia maratona de viagem.


Organizei meu roteiro depois de muitos testes e orçamentos, fui vendo as datas mais baratas, quais rotas sairiam mais em conta, pensando nas variáveis de hotel, comida e passagens.


Às vezes vale mais a pena pagar uma passagem mais cara, mas para um lugar que seja mais barato de comer. Nessa viagem eu resolvi ficar mais tempo no Leste Europeu (Praga e Budapeste) do que no resto das cidades que eu vou visitar, porque o custo de vida no leste é bem menor do que em Paris, por exemplo.


O primeiro vídeo dessa Eurotrip de Verão:


Eu consegui passagens de ida e volta por um preço muito legal pela KLM. Peguei uma passagem Florianópolis - São Paulo - Amsterdam - Madri (ida e volta), mas como a KLM oferece paradas gratuitas em Amsterdam eu optei por ficar 3 dias na cidade. Foi minha cidade mais cara do roteiro.


Eu separei meu roteiro assim:

Amsterdam - 3 dias

Madri - 4 dias

Toledo - 2 dias

Budapeste - 6 dias

Praga - 5 dias

Bruxelas - 3 dias

Paris - 2 dias

Lisboa - vários dias


Por que eu escolhi esse período de tempo para cada cidade?

Amsterdam, Bruxelas e Paris são as cidades mais caras dessa lista, por isso ganharam menos dias. Eu já estive várias vezes em Amsterdam e fiz uma viagem a Paris de 5 dias em 2014. Por isso não senti necessidade de passar mais do que 2 dias em Paris, o objetivo principal é mostrar as paisagens da cidade e tirar fotos sensacionais. Bruxelas eu nunca estive, mas li que é uma cidade relativamente pequena no sentido turístico e o meu bolso não permitiu mais do que isso.


Budapeste é a cidade mais barata (e uma das que eu mais amo), vindo logo em seguida Praga. Eu amo Toledo de paixão, é uma cidade medieval pertinho de Madri, mas é bem pequena 2 dias está de bom tamanho.


Como eu arrumei minha mala de viagem para 1 mês na Europa?

Estou viajando apenas com uma mala de mão - e muitos looks para fotos. Veja como eu arrumei minha mala nesse vídeo aqui:


Trem, ônibus ou avião na Europa?

Sempre que possível eu escolho viajar por terra. Acho menos trabalhoso, não tem todo o ritual de passar pelo controle de segurança, nem a antecedência de chegar ao aeroporto. Ônibus e trens costumam chegar no centro da cidade, então economiza na parte de transporte até o hotel.


Mas nessa viagem como eu estarei cruzando distâncias maiores, grande parte do trajeto vai ser feito de avião mesmo.


Meus deslocamentos nessa viagem:

Amsterdam - Madri: avião (KLM)

Madri - Toledo - Madri: trem (Renfe)

Madri - Budapeste: avião (Iberia)

Budapeste - Bratislava - Praga: trem (RegioJet)

Praga - Bruxelas: avião (Ryanair)

Bruxelas - Paris: ônibus (Flixbus)

Paris - Lisboa: avião (Vueling)



As passagens de avião eu comprei todas com antecedência, as de ônibus comprei online uns dias antes e de trem estou comprando na hora mesmo.


Todas as reservas de hoteis e hostels eu fiz pelo Booking e estou ficando em alguns Airbnb.


Eu preparei um material exclusivo com todos os preços de passagens aéreas, de ônibus ou trem + todas as hospedagens que eu peguei durante essa viagem. Para desbloquear o acesso a um PDF com todos os meus gastos dessa viagem é só clicar nesse link aqui.

bottom of page