• Guia de Investimento

São João: confira melhores lugares para aproveitar essa época


A festa de São João, que simboliza o início do mês de junho, é uma tradição originada no nordeste brasileiro, tendo uma forte inspiração em festividades originadas na europa, que pela religião cristã evidenciam o nascer de um período solstício no país, algo anual.


No Brasil, o foco é uma homenagem também ao santo São João, da igreja católica, e as festas, comidas típicas, brincadeiras e outras formas de diversão são direcionadas a ele.


O ponto alto da festa no Brasil é a oportunidade de unir formas de homenagens feitas em algumas cidades do nordeste com a história da construção de algumas cidades, como Mossoró, que celebra também um ato histórico local em banner academico.


Apesar de algumas especificações em cada localidade, brincadeiras como pau de sebo e quadrilha, e a produção de alimentos típicos, principalmente o quentão e o bolo de milho não ficam de fora, fazendo a alegria dos que se divertem nessa festividade.

Quais são as principais tradições desta festa?

Uma das principais características da Festa de São João são suas tradições, que agregam uma identificação e também uma alusão aos tempos antigos, onde crianças e adultos de comunidades em todos o Brasil seguiam com rigor o ato junino.


Apesar do passar dos anos, e de tantas evoluções, a tradição continua em plena utilização por todo o Brasil, agregando uma identificação e uma volta aos tempos mais antigos.