• Guia de Investimento

Tráfego orgânico: como impulsionar seu perfil no Instagram sem anúncio


trafego organico no instagram

Aumentar o tráfego orgânico de um site é sempre um desafio, da mesma maneira que para uma rede social, como o Instagram. Mas isso não quer dizer que não existe uma solução.


Ainda porque, um dos principais focos do Marketing Digital é justamente a obtenção de um maior fluxo de visitas orgânicas para sua página.


Para ficar mais claro, tráfego de site é toda a movimentação realizada por clientes em sua página. Existem alguns tipos bastante comuns de tráfego virtual. O primeiro e mais direto deles é o engajamento pago.


Neste caso, você investe uma quantia em uma plataforma para que seu anúncio seja impulsionado.

Já no tráfego de referência, você recebe esse engajamento vindo diretamente de outra fonte, seja um site em que você colaborou com algum texto ou alguma indicação de um parceiro.


O engajamento direto, por sua vez, é aquele em que o cliente digita diretamente o link de seu site no navegador, por meio de um computador novo ou não.


Nestes casos, trata-se normalmente de alguém que conhece seus serviços e produtos e provavelmente já teve algum tipo de relacionamento anterior com você.


Por fim, o tráfego orgânico são as visitações que não precisam de impulsionamento ou anúncios. Isso inclui clientes que o encontram em redes sociais ou ferramentas de busca, sem que nenhum tipo de publicidade tenha sido feita para esse encontro.


Logo, vender seus serviços de dj para festa pode ser muito mais fácil se você conseguir se engajar corretamente na internet.


Por se tratar de um elemento espontâneo, existem inúmeras vantagens para esse tipo de tráfego, como por exemplo:

  • Baixo custo;

  • Relevância;

  • Criação de relacionamento;

  • Estabilidade.

Pensando nisso, é muito importante manter o foco de suas ações de Marketing Digital, buscando um engajamento maior desse tipo de conteúdo, com materiais que atraiam o público diretamente para sua página, economizando com os custos de criar uma campanha.


Engajamento orgânico no Instagram

O Instagram está entre as principais redes sociais do mundo. Seus números aumentam expressivamente todos os dias, alcançando ainda mais pessoas.


Por isso, colocar sua marca na rede social é uma excelente estratégia para aumentar seu engajamento, principalmente pela proximidade que a rede traz entre marca e consumidor.


Conheça o seu público

Para conseguir se engajar de forma orgânica no Instagram, é preciso conhecer seu público e identificar os elementos que mais os atraem. A rede social é focada em imagens e vídeos, portanto, criar um conteúdo de fácil absorção é fundamental.


Pessoas que procuram creme hidratante para o rosto possuem um perfil diferente de quem está interessado em veículos, por exemplo. Por isso, o público deve ser identificado na hora de estabelecer quem consome seu conteúdo.


O importante em redes sociais como o Instagram é humanizar seu contato. Você deve procurar falar a mesma língua que seu cliente para conseguir atraí-lo para o consumo de seu material.


Por isso, ao apresentar soluções interessantes em um conteúdo em que seu público-alvo se interessaria facilmente, você consegue um alcance muito maior, principalmente entre as pessoas que estão nas redes de contatos de seus clientes.


Tenha um perfil atrativo

O Instagram é uma rede social que depende da visão. Por isso, sua página inicial deve ser o mais atrativa possível. Pense em elementos de sua identidade visual e como combiná-los com o contexto da rede.


Outra dica importante é criar linhas de publicação, para passar uma impressão de organização no seu feed de notícias.


Esse tipo de atitude pode acabar conquistando muito mais pessoas, uma vez que elas ficarão mais confortáveis de passar mais tempo consumindo seu conteúdo.


Estabeleça uma frequência de publicações

Já ouviu falar que quem não é visto não é lembrado? No mundo virtual em que estamos inseridos, perder o timing e a periodicidade de publicações pode fazer você ficar esquecido muito rapidamente.

Por isso, tenha sempre conteúdos para publicar, mesmo que apenas para aparecer nas redes.


Desde um estúdio para ensaio até uma escola de música precisam de atualizações constantes para manter-se sempre em alta entre os usuários.


Uma excelente forma de criar um conteúdo que pode gerar engajamento quando você não tiver um material extenso pronto é a utilização de enquetes com diversos objetivos, até mesmo para oferecer para tirar dúvidas de seus clientes.


Esse tipo de contato frequente acrescenta às pessoas mais vontade de engajar-se com sua marca e consumir seu conteúdo.


Utilize o Stories e o Reels

Uma das principais ferramentas criadas pelo Instagram foram os Stories. Esse formato permite a publicação de fotos ou pequenos vídeos que têm a duração de 24 horas dentro do aplicativo.


É possível estender esse período ao criar uma aba de destaques, permitindo que o Stories permaneça ativo mesmo após esse período. No entanto, é recomendável manter em destaque elementos que sejam realmente importantes.


O grande benefício dos Stories é a possibilidade de criar um conteúdo muito mais interessante e autêntico, com elementos como making of de suas produções de conteúdo, interagir diretamente com as pessoas em um tom mais pessoal, entre outras ações.


Outra das novidades do Instagram são os Reels. Essa ferramenta serve para criar vídeos com dublagem e músicas, e costumam ser curtos e descontraídos.


Os Reels tem um alto poder de se tornar viral, e se você criar um vídeo interessante pode acabar alcançando um público muito maior de forma orgânica, sem precisar de apoio pago.


Afinal, como gerar tráfego nas demais plataformas?

Para conseguir alcançar ainda mais resultados, no entanto, é preciso estabelecer uma série de ações positivas que consigam apresentar soluções para a sua empresa.


Conquistar um público de forma orgânica pode dar um pouco mais de trabalho do que outras formas de divulgar seu conteúdo, mas certamente, o resultado compensará todo esse trabalho.


Por exemplo, se você tem um salão que realiza hidratação para cabelos cacheados, é interessante identificar elementos que possam destacar seu estabelecimento para alcançar novos públicos e clientes. Confira algumas dicas a seguir.


1. Compreenda seu público-alvo

Antes de tentar colocar sua página em primeiro lugar nos resultados de pesquisas, é preciso identificar quem são as pessoas que você quer engajar. Encontre seu público-alvo, compreenda suas necessidades e intenções para criar uma estratégia adequada.


Mesmo que existam diversas pesquisas sobre seu nicho de mercado, no final, ainda haverá pessoas que entrarão em contato para criar um relacionamento.


Por isso, atender às necessidades de todos aqueles que estão de fato ativamente buscando seus produtos ou serviços, acaba sendo uma tarefa fundamental.


2. Invista em SEO

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, ou otimização de motores de busca, é um conjunto de técnicas que ajuda sua página a estar entre as primeiras opções quando alguém busca seu conteúdo.


Embora seja possível impulsionar seu site, fazendo-o aparecer nas áreas de propaganda, muitos usuários tendem a ignorar esses primeiros resultados e seguir diretamente para as opções que foram organicamente encontradas para ele.


Por exemplo, empresas de entregas podem usar as ferramentas do SEO para conseguir um maior engajamento e converter mais vendas.


Isso porque a maioria das plataformas de pesquisa já possui uma série de relatórios e inteligências artificiais que moderam o conteúdo apresentado.


Isso significa que os principais resultados destas ferramentas estarão muito mais próximos ao desejo de um cliente do que as opções posteriores.


3. Faça o uso correto das palavras-chave

Qualquer estudo de SEO deve começar por compreender quais são os elementos que fazem seu engajamento orgânico subir.


A maioria das inteligências artificiais responsáveis pelo bom funcionamento dos motores de busca procuram por palavras-chave em um texto, para definir sua qualidade para a pesquisa.


Com isso, identificar quais palavras utilizar em seu texto podem garantir excelentes resultados.

É importante frisar que as palavras-chave devem ser usadas com cautela, ainda que sejam ferramentas essenciais.


Pessoas que procuram sacola ecologica personalizada poderão encontrar mais facilmente seus produtos com a utilização correta de palavras-chave.


Isso porque a utilização errada dessas keywords pode fazer com que os motores de busca compreendam que você está tentando burlar o sistema, o que pode fazer com que seu conteúdo seja jogado para baixo nas pesquisas.


Ou, na pior das hipóteses, até mesmo removido, se o Google julgar uma irregularidade muito grande.


4. Foque no bom conteúdo

No fim, tudo relacionado ao tráfego orgânico se resume a isto. Criar conteúdo relevante é essencial para conseguir um melhor engajamento.


No Instagram, todos buscarão sua empresa e julgarão a qualidade de seus produtos e serviços pela forma como você apresenta conteúdo.


Por isso, tudo deve ser planejado, de maneira que seu conteúdo apresente a qualidade desejada pelos clientes.


Mesmo um conteúdo de serviços, como o aluguel de sala reunião pequena pode receber conteúdos interessantes para gerar engajamento.


Desde a escolha do título, evitando polêmicas desnecessárias e conteúdos que não condizem com ele, até a produção de material audiovisual específico para campanhas publicitárias.

O conteúdo de qualidade faz mais do que simplesmente atrair potenciais clientes.


É com ele que você consegue se tornar uma referência no mercado, fazendo as pessoas ativamente buscarem sua marca quando precisam resolver problemas relacionados a qualquer um dos elementos que sua área de atuação atinge.


Com isso, fica claro que o Instagram também tem possibilidades muito interessantes de engajamento, e ainda permite uma integração fácil e rápida com diversas outras redes sociais.


Por isso, estar engajado nessa rede social é fund