• Guia de Investimento

Turismo: 5 tendências para quem deseja empreender neste setor


Foto por Freepik

O setor do turismo é um dos mais promissores no Brasil. Isso porque ele oferece os mais diversos tipos de entretenimento, que agradam a todos os gostos e preferências. Não à toa, pode ser uma oportunidade promissora para quem quer empreender.


A variedade de climas, a grande presença de relevos, as mais diversas paisagens e vários outros elementos são os responsáveis pelo alto potencial de abertura de negócios de turismo.


Por conter destinos paradisíacos e culturas diferenciadas, o cenário nacional mostra o quanto é possível conquistar sucesso ao decidir empreender no setor. Afinal, ao ver um folder turístico, certamente a sua vontade é a de arrumar as malas e partir em viagem.


De fato, se o desejo de conhecer os principais pontos de turismo brasileiro já é grande, quem se identifica com a área pode encontrar uma série de oportunidades para crescer profissionalmente em um ramo bastante característico.


Mas, como não poderia deixar de ser, empreender em qualquer área que seja depende de empenho. No turismo isso não é diferente: é preciso dominar o segmento, se planejar, estudar e então se preparar para enfrentá-lo e conseguir uma boa performance.


Há várias possibilidades para começar um novo negócio na área do turismo, o que mostra o quanto o setor traz oportunidades para os empresários e para o mercado nacional como um todo.


Por isso, quem possui afinidade e se identifica com o setor, deve estar atento às possibilidades mais interessantes, de maneira a aproveitá-las e construir um negócio sustentável e que traga bons retornos financeiros.


Se você se identifica com a área do turismo e quer entender melhor sobre as tendências dela para abrir a sua empresa, siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o cenário, encontrando a melhor alternativa para investir.


O crescimento do mercado de turismo brasileiro

O crescimento do mercado de turismo brasileiro é bastante promissor. Só em 2019, cerca de 6 milhões de turistas desembarcaram no país, o que mostra o interesse das pessoas de visitarem e passarem alguns dias aproveitando os pontos turísticos de vários locais.


Várias estatísticas mostram o potencial do setor, que vem se mostrando bastante interessante para quem deseja empreender na área. Algumas delas são:


  • R$ 136,7 bilhões de rendimento no setor em 2019;

  • Aumento de 30% na procura por hospedagens brasileiras;

  • A área de turismo representa cerca de 8% do PIB;

  • Quase 7 milhões de empregos brasileiros estão no setor.


Tudo isso mostra que há diversas oportunidades para se investir na área, de maneira que quem deseja abrir uma agência de viagens, um hotel ou mesmo uma gráfica para imprimir folder de viagem pode ter boas experiências nessas possibilidades.


O que é o empreendedorismo?

Entre as diversas alternativas de se ganhar dinheiro com trabalho está o empreendedorismo. A iniciativa depende de comprometimento e de empenho por parte do empresário, que precisa saber conduzir o seu negócio para conquistar bons resultados.


Assim, para começar, ele precisará definir o segmento no qual deseja atuar. O do turismo tem se mostrado bastante interessante, tanto pelas suas estatísticas quanto pelo seu desempenho cada vez mais promissor.


Saber como abrir e gerenciar um negócio, seja ele uma loja especializada em produtos de higiene pessoal atacado ou uma agência de viagens, é essencial para se obter o sucesso almejado.


Nesse sentido, encontrar um gênero e um modelo de estabelecimento ideal, que possa atender ao público com eficiência, é necessário para dar seguimento a um projeto que tem tudo para ser favorável.


Dessa forma, desenvolver um planejamento, levando em conta todos os pontos que devem ser considerados, é a melhor maneira de começar. Além disso, deve-se estudar, mapear a concorrência e entender as demandas do público para criar um negócio sustentável.


Depois de estruturar tudo da melhor forma possível, chega o momento de dar um novo passo, que é justamente o de colocar em prática todo o projeto, colhendo os benefícios de começar a empreender de maneira programada e preparada.


Tendências do setor do turismo para empreendedores

Um empreendedor pode encontrar uma série de possibilidades para atuar na área do turismo, seja abrindo uma gráfica para desenvolver flyer digital e atender a hotéis ou para desenvolver um negócio totalmente inovador no setor.


De fato, é preciso encontrar uma boa alternativa para investir e, para isso, pode ser interessante conhecer algumas das principais tendências do mercado para o turismo. Aqui listamos algumas, confira-as a seguir.


1. Ser guia turístico

Quem mora em grandes centros turísticos pode encontrar uma vantagem logo de cara, principalmente quando já conhece o local de maneira detalhada. Nesse caso, a opção é se tornar um guia, ajudando os viajantes a desbravar o seu destino com maior sucesso.


Para tanto, é importante conhecer os principais pontos da cidade, de forma que seja possível criar um bom roteiro para atender aos clientes de forma personalizada, garantindo a satisfação deles.


Quem quer incrementar ainda mais os seus serviços pode oferecer um brinde ao turista, como uma agenda personalizada com nome, o que certamente vai possibilitar que ele indique os seus serviços para outras pessoas.


2. Ser personal travel

Montar uma viagem completa não é fácil. Para aqueles que não gostam de contar com os serviços de agências de viagem, isso é ainda mais complexo, pois é necessário fazer pesquisas e desenvolver um roteiro coerente para que se possa aproveitar a viagem.


Nesse sentido, uma nova tendência se abre para quem quer empreender no setor de turismo: se tornar um personal travel. Esse profissional precisa encontrar as melhores opções em relação aos hotéis, passagens, pontos turísticos e demais passeios.


Tudo isso deve ser construído levando em conta as preferências e gostos do cliente, de maneira que se possa entregar um bom planejamento de viagem para os turistas.


Quem tem um notebook novo pode aproveitar essa vantagem para atender pessoas do mundo todo, criando um site para ser encontrado facilmente e oferecer os seus serviços de forma online e bastante prática.


3. Oferecer aluguel de malas

Algumas pessoas se planejam para viajar em períodos mais espaçados, de maneira que para se preparar para apenas alguns dias fora de casa, acabam não vendo vantagem em comprar malas e armazená-las em casa nesses intervalos.


Diante disso, uma possibilidade é a de montar uma empresa especializada em locação de malas, que ofereça modelos simples e mais completos, como as com cadeados, senha, rodinhas, entre outros detalhes.


Malas maiores e com mais recursos tendem a ser mais caras e, por isso, é comum que alguns turistas prefiram locar o objeto, além de que assim evitam ter que fazer manutenções ou mesmo arcar com avarias que podem ocorrer durante a viagem.


Por isso, outra forma de empreender no segmento de turismo é a de investir em um tipo de negócio que ofereça malas, sacola ecologica personalizada, mochilas ou qualquer outro item que ajude o viajante a acomodar a sua bagagem com tranquilidade.


4. Abrir uma agência de turismo

Como não poderia deixar de ser, abrir uma agência de turismo é uma das principais tendências do setor, visto que cada vez mais pessoas procuram um estabelecimento de confiança para idealizar os seus roteiros de viagem.


Além de diminuir o trabalho com a criação de uma agenda para os dias em que se vai estar fora, a agência encontra as melhores opções em termos de passagens, hospedagem, alimentação e passeios, montando o pacote conforme a necessidade do cliente.


Não à toa, é cada vez mais comum encontrar esse tipo de estabelecimento no mundo todo, pois a facilidade que ele oferece representa um bom custo-benefício ao viajante.


Uma dica interessante é a de investir em nichos específicos, o que otimiza a conversão de clientes para o estabelecimento. Alguns exemplos disso são turismo de luxo, corporativo, de aventura e de festivais gastronômicos.


Ao investir nessas frentes, é possível se especializar e garantir que o atendimento seja totalmente voltado a um público específico, que certamente vai se fidelizar com facilidade.


5. Abrir uma loja virtual de artigos para viajantes

A internet proporciona uma série de vantagens para as pessoas, principalmente para quem quer começar um novo negócio, independentemente da área em que se pretende atuar.


Nesse sentido, uma possibilidade é a de criar um e-commerce especializado em itens para viajantes, oferecendo óculos feminino de sol, chapéus de praia, repelentes, acessórios para fotografia e mais uma série de outros produtos necessários para turistas.


Um benefício importante desse tipo de negócio é o de atender pessoas no país todo, tornando a abrangência de atuação muito maior e eficiente.


Essas são apenas algumas das tendências que se pode verificar no setor de turismo, e que podem ser boas apostas para empreendedores.


Por isso, não deixe de considerá-las no seu plano de negócios e tenha a certeza de construir um trabalho promissor dentro da área de turismo com maior facilidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Reserve sua viagem aqui:

Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para comercial@quemvaiequemfica.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
Está se sentindo generoso e quer me mandar um pix? juliaorige@gmail.com

Dicas de viagem em destaque:

4.png

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited
amazon prime
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu