• Guia de Investimento

Viagem de ônibus: 10 dicas para viajar tranquilo


dicas para viajar de onibus

Realizar uma viagem de ônibus pode ser muito vantajoso para quem deseja fazer uma jornada muito mais tranquila e cômoda, ou deseja economizar um pouco.


Apesar do trajeto ser um pouco mais demorado em comparação com um carro, você não precisa se preocupar em dirigir por longas horas, nem mesmo ficar atento o tempo todo, já que você pode descansar durante o trajeto.


No artigo de hoje, confira algumas dicas para viajar tranquilo de ônibus e melhorar ainda mais a sua experiência de viagem. Acompanhe a leitura!


1 - Faça uma busca pelas melhores passagens

Essa dica é muito valiosa para quem deseja economizar um dinheiro na hora de viajar. Após escolher o seu destino, você pode começar a procurar os melhores preços, de acordo com a data da sua viagem.


Vale a pena dar uma pesquisada em folder de viagem, onde é possível verificar algumas opções de pacotes promocionais. Além disso, a internet é uma ótima fonte de consulta e comparativo de preços, já que você pode avaliar os vários preços.


Além disso, é necessário saber o que a passagem inclui. Por exemplo, algumas delas oferecem poltronas mais confortáveis (normalmente, custam um pouco mais, mas dependendo do trajeto, vale a pena).


Se você quer ter conforto, é fundamental conhecer o tipo de poltrona. As semi-leitos, por exemplo, permitem que você descanse muito mais, pois o espaço é maior, ao mesmo tempo em que pode reclinar o assento.


Então, saiba bem qual é o melhor custo-benefício!


Outra dica é escolher lugares que não estão nos eixos das rodas. Isso porque os assentos acima dos pneus costumam chacoalhar muito, ainda mais com os buracos e lombadas da pista. Ou seja, você não vai descansar tanto quanto gostaria.


Os lugares próximos ao banheiro também podem ser desagradáveis por conta do odor.


2 - Organize bem a sua mala

Você precisa arrumar bem a sua mala para uma viagem de ônibus. As bagagens são colocadas no bagageiro, porém, é recomendável evitar itens frágeis ou que podem quebrar facilmente - nestes casos, opte por embrulhar bem seus artigos.


Também é recomendável destacar a sua bagagem das demais. Você pode usar uma mala antiga decoração diferenciada. Assim, fica muito mais fácil identificar os seus pertences quando as malas forem descarregadas.


Além disso, vale a pena levar uma mala pequena de mão no ônibus. Nela, você pode colocar vários itens, como:


  • Uma troca de roupa;

  • Itens de maquiagem;

  • Desodorante;

  • Sabonete;

  • Uma pequena toalha;

  • Garrafas de água;

  • Petiscos;

  • Entre outros.


Também é interessante carregar um banner informativo do seu destino, para facilitar a sua localização assim que você chegar na cidade.


3 - Leve uma garrafa de água e petiscos

Apesar de grande parte dos trajetos contar com as tradicionais paradas em postos, é sempre bom levar um petisco durante a sua viagem - até porque a fome pode chegar a qualquer momento!


Leve algo leve, como biscoitinhos, frutas e sanduíches. Além disso, não se esqueça da água, para se manter sempre hidratado(a) durante a viagem.


Quando você se prepara bem para não passar fome nem sede, também economiza. Afinal de contas, uma simples paradinha em um posto pode significar um custo a mais na sua viagem (bem sabemos que esses postos não são nada baratos, não é mesmo?).


4 - Vista roupas confortáveis

Para a sua viagem de ônibus ser confortável, vale a pena usar roupas mais leves e aconchegantes. Esqueça as calças jeans, pois elas apertam! Dê preferência para as leggings ou de tecidos mais leves.


O sapato ideal é o tênis. Com ele, o seu pé não ficará cansado, fora que você economiza um grande espaço na sua mala.


Escolha roupas de acordo com a estação do ano. No inverno, por exemplo, vale a pena investir em algumas roupas mais quentinhas, como um moletom.


Mesmo no verão, vale a pena levar uma blusa de frio com você no ônibus. O ar-condicionado pode deixar a temperatura mais baixa, o que pode causar desconforto.


5 - Leve um travesseiro na viagem

Uma das grandes vantagens de viajar de ônibus é que você pode descansar durante o trajeto. Se você vai viajar à noite, isso é melhor ainda, já que você não precisa se preocupar e pode tirar algumas horinhas para o seu sono.


Então, nada melhor do que levar um pequeno travesseiro na sua viagem. Inclusive, que tal montar alguns petiscos que simulam um kit café da manhã? Assim, quando você acordar, ainda poderá aproveitar a viagem para tomar um bom café.


6 - Tenha um kit de emergência e higiene na bagagem de mão

Como dissemos anteriormente, é bastante válido separar alguns produtos para levar na bagagem de mão. Afinal de contas, imprevistos acontecem, mas podemos contar com alguns acessórios para a situação não se agravar.


Sendo assim, uma dica é levar um kit de emergência, com remédios para enjoos, dor de cabeça, cólicas e outras dores que você pode ter durante a viagem. Curativos e band-aids também são muito bem-vindos.


Além disso, você deve carregar alguns produtos de higiene pessoal atacado, como sabonetes e desodorantes. Se a viagem for muito longa, dá para lavar o rosto, ou até mesmo tomar um banho nas paradas.


7 - Leve alguns artigos de entretenimento

Você vai passar várias horas na viagem, então nada melhor do que usar esse tempo para se divertir um pouco.


Leve alguns artigos de entretenimento, como livros e jogos, ou faça uma boa playlist com músicas e vídeos no seu smartphone.


Uma dica é levar uma pasta com bolsa interna também, caso você precise adiantar algumas leituras. Assim, elas não correm risco de amassar durante a viagem.


Você também pode aproveitar esse tempo para meditar. Hoje em dia, há vários aplicativos de meditação guiada que podem ser instalados no seu celular.


Desse modo, você já vai chegar no seu destino bem mais tranquilo(a)!


8 - Movimente-se um pouco

Você deve se movimentar um pouco, principalmente em viagens longas.


Não precisa fazer uma maratona, até porque você nem terá espaço, mas dê uma caminhada pelo ônibus, vá até os sanitários, seguindo a placa informativa para banheiro, ou faça alguns alongamentos.


Ficar muito tempo sentado ou em pé pode causar várias dores musculares, além de não fazer nada bem para a saúde. Por isso, não deixe de movimentar um pouco o seu corpo.


Além disso, não é recomendável ficar com as pernas cruzadas durante a viagem, pois isso pode prejudicar a circulação e causar vários problemas e dores.


Quem já tem problemas com circulação, o ideal é levar meias compressoras para as pernas e não deixar de se alongar. Isso pode fazer a diferença para a sua saúde.


9 - Não esqueça de nenhum documento

É importante que você carregue a passagem de ônibus sempre com você, para evitar quaisquer ocorrências.


Isso porque durante as paradas, o motorista pode verificar novamente a sua passagem, com o intuito de evitar a entrada de pessoas não autorizadas.


Uma dica é carregar com você uma pequena pasta ou bolsa com esses documentos, ou colocar as passagens em conjunto com a impressão de calendário de mesa para você não perder nem amassar durante o trajeto.


Além da passagem, você precisa ter atenção aos demais documentos fundamentais, como a sua identidade, CPF e passaporte (este último, no caso das viagens internacionais).


10 - Não faça refeições muito pesadas antes da viagem

É importante evitar refeições muito pesadas antes de embarcar na sua viagem de ônibus. Afinal de contas, você pode ter problemas digestivos no meio da estrada e isso pode ser bastante problemático (ainda mais para os trajetos com poucas paradas).


A dica é fazer refeições mais leves, como saladas e carnes magras. Isso também ajuda a evitar enjoos durante a viagem, já que os chacoalhões podem causar desconfortos.


Isso também vale para as paradas: se você resolver comer em algum posto, dê preferência por alimentos mais leves, evitando refeições gordurosas.


Quanto aos líquidos, vale a pena manter a hidratação em dia, mas lembre-se que a questão do banheiro pode ser mais difícil. Então, cuidado para não exagerar e passar aperto depois.


Conclusão

Viajar de ônibus pode ser muito mais tranquilo, já que você não precisa se preocupar com a condução, nem mesmo separar o dinheiro para o combustível e pedágio.


Dependendo do trajeto, essa alternativa também é bastante vantajosa para a economia de dinheiro, já que as passagens de ônibus podem ser mais baratas, comparando com todos os custos envolvidos e o desgaste do carro.


O artigo de hoje trouxe algumas dicas para aproveitar melhor a sua viagem de ônibus. Desse modo, você irá viajar muito mais tranquilo(a) e aproveitar esse tempo rumo ao seu destino final.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.