• Guia de Investimento

Viagem de avião: passo a passo do que fazer no aeroporto


viagem de avião

Uma viagem de avião pode ser novidade para muita gente, e aí começam a surgir várias dúvidas. Na verdade, tudo o que fazemos pela primeira vez gera um pouco de insegurança, mas a primeira viagem certamente vai ficar marcada.


Para muitas pessoas, além de ser o primeiro voo, também pode ser a primeira experiência internacional, o que as deixa um pouco mais inseguras. No entanto, todas essas incertezas são resolvidas quando buscamos informação.


É comum ter medo de se perder no aeroporto, não saber para onde ir, não saber onde é feita a conexão e os riscos de dar alguma coisa errada na imigração.


Tudo isso gera uma emoção tamanha que pode impactar até mesmo a empolgação das pessoas de viajar. Mas não deixe as dúvidas atrapalharem esse momento tão especial para sua vida.


Mesmo que existam várias etapas a serem feitas no aeroporto, nenhuma delas é complicada, e seguindo algumas dicas, tudo fica mais fácil.


Assim, você aproveita a sua viagem desde o momento em que sair de casa, com tranquilidade e a certeza de que vai dar tudo certo. Então, se você quer saber como se portar no aeroporto, continue a leitura deste artigo. Vamos lá!


O que fazer antes de chegar ao aeroporto?

Antes de mostrar o que você deve fazer ao chegar no aeroporto, vamos ensinar um passo a passo do que deve ser organizado e apresentado com antecedência, como:

  • Documentos;

  • Mala;

  • Check-in online;

  • Chegar com antecedência.

Portanto, você comprou as tão sonhadas passagens para aquele destino internacional incrível, então, o momento agora é organizar os seus documentos.


Em uma sacola ecologica personalizada inclua o passaporte (com visto, se necessário), certificado internacional de vacinação contra febre amarela e o voucher do seguro-viagem.


Esses são os documentos básicos exigidos por qualquer país, mas algumas nações mudam suas exigências.


Por falar nisso, por conta da pandemia do coronavírus, a previsão é de que novas mudanças entrarão em vigor, principalmente em relação à vacina.


Com relação às malas, antes de começar a prepará-las, é importante se informar quanto ao despacho, pois as companhias aéreas estão autorizadas a cobrar um valor à parte da passagem para despachar as bagagens.


Os passageiros podem portar apenas uma pequena bagagem de mão de até 10 kg, em que a soma de sua altura e largura não ultrapasse 115 cm.


Além da bagagem de mão, o passageiro pode portar um item pessoal, como bolsa pequena, pasta de trabalho, notebook ou câmera.


As bagagens excedentes serão cobradas à parte e o preço varia de acordo com a companhia aérea, principalmente em casos de voo internacional.


Para não perder tempo, contrate a opção de despacho de bagagem ao comprar suas passagens. Não deixe para comprar no aeroporto porque o preço no balcão costuma ser o dobro.


Inclua o folder de viagem na bagagem de mão e verifique o que pode ou não levar nas malas que serão despachadas. Outros itens que podem ir na bagagem de mão são equipamentos eletrônicos e, claro, seus documentos pessoais.


Nunca deixe o seu passaporte e demais documentos obrigatórios nas malas que serão despachadas, uma vez que o ideal é carregá-los em sua bagagem de mão com seus pertences pessoais.


Feito isso, providencie o check-in online, onde você confirma todos os seus dados. Assim, a companhia aérea é avisada de que você vai viajar e emitir o seu cartão de embarque.


O check-in pela internet vai evitar que você pegue filas demoradas no aeroporto, principalmente se você não for despachar bagagem extra.


Essa modalidade online está disponível cerca de 3 dias antes da data do embarque. Ao fazê-lo, preencha seus dados corretamente, incluindo informações do passaporte para viagens internacionais.


Ao fazer isso, o passageiro recebe o seu cartão de embarque com seus dados pessoais e informações sobre o voo, como número, horário e portão de embarque.


Por fim, assim como é importante incluir produtos de higiene pessoal atacado na sua mala, planeje chegar ao aeroporto, pelo menos, 4 horas antes do horário do voo.


Você deve estar no aeroporto 4 horas antes do voo, e não sair de casa 4 horas antes. Se o trajeto da sua casa até o aeroporto demora 1 hora, por exemplo, saia de casa 2 horas antes, pois os imprevistos no trânsito são comuns.


Agora sim, estamos prontos para falar o que você precisa fazer ao chegar ao aeroporto. Confira tudo no próximo tópico.


Chegando no aeroporto

Você chegou no aeroporto, e a partir de agora, precisa seguir um passo a passo que vai garantir uma viagem tranquila. São eles:


1 - Check-in e despacho de bagagem

A primeira coisa que você vai fazer assim que pisar no aeroporto é se dirigir ao balcão da sua companhia aérea. É lá que você vai fazer o check-in (se não fez online), e despachar as bagagens extras (se tiver).


Quem não precisa fazer o check-in presencial, já tem o cartão de embarque e não vai despachar nenhuma mala, pode ir para o próximo passo.


2 - Verificar política de marcação de assento

Assim como você faz limpeza de bancos automotivos para fazer uma viagem de carro tranquila, precisa de assentos confortáveis dentro do avião.


Vamos voltar lá no check-in online porque quem optar por ele pode escolher o assento. Esse procedimento é muito simples, basta você acessar o site da companhia aérea, ir à sessão check-in e seguir as orientações.


3 - Atenção ao painel de horários

É extremamente importante acompanhar o painel de horários do seu voo para saber se ele está dentro do horário e, claro, qual é a hora de embarcar.


Dentro dos aeroportos, encontramos vários tipos de placa de sinalização vertical que nos orientam aonde devemos ir. O painel de horários te ajuda a prever melhor a duração da sua viagem, principalmente se o voo estiver atrasado.


4 - Embarque no avião

Depois de passar por todos os trâmites no aeroporto, finalmente chegou a hora de embarcar e a sua viagem de avião está quase começando.


É nesse momento que passamos pelo detector de metais e a bagagem de mão passa por uma esteira de raio-x, momento do qual o aeroporto se certifica de que os passageiros não estão portando itens proibidos.


Todo e qualquer objeto que não possa entrar na cabine ficará retido, então, é fundamental se informar sobre isso com antecedência.


Feito isso, é o momento de procurar o seu portão de embarque. O número dele consta no seu cartão e também nos painéis de horário.


Mas fique tranquilo porque, na maioria dos casos, após passar pelo raio-x encontramos sinalizações que mostram a direção dos portões.


Ao encontrar o local de embarque, confirme os dados no cartão e aguarde. Espere chegar a sua vez, visto que o procedimento para entrar na aeronave é feito considerando as fileiras e poltronas.


Atente-se à numeração do seu assento e às instruções passadas pelos funcionários. Se você chegar ao portão de embarque e não ver movimentação, fique tranquilo, uma vez que pode ser que ele mude de última hora.


Quando isso acontece, a companhia aérea disponibiliza um banner informativo ou um funcionário para informar os passageiros sobre a mudança. Os avisos também podem ser transmitidos por alto-falantes.


5 - Dentro do avião

Ao entrar na aeronave, procure a sua poltrona e acomode sua bagagem de mão no compartimento superior. Mas, antes, retire tudo o que precisar, como celular, fone de ouvido ou livros.


Se tiver alguma dúvida, por exemplo, se precisar pegar algum item em sua bagagem de mão, como medicamentos, creme hidratante para o rosto, dentre outros, peça ajuda aos comissários. Eles são sempre muito educados e solícitos.


Desembarquei, e agora?

Ao chegar ao aeroporto, siga as orientações dos funcionários e vá até a esteira retirar sua bagagem. No entanto, lembre-se que isso é válido apenas para voos diretos.


Em voos com conexão, normalmente, as malas são despachadas do ponto de partida até o destino final da viagem.


Se você tem uma conexão, então precisa pegar outro voo. É ali que você procura a imigração do país de destino e recomeçar o processo. Para evitar transtornos, siga o fluxo e as orientações passadas pelos funcionários.


No aeroporto, você pode se dirigir até o balcão de informações ou a uma urna acrilica grande para se informar, caso tenha alguma dúvida.



Viajar é sempre muito bom, principalmente de avião, um meio de transporte moderno, seguro, rápido e confortável. Sem ele, muitas das viagens que fazemos hoje não seriam possíveis.


As companhias aéreas são conhecidas por seu trabalho cuidadoso e atento aos detalhes, tudo para garantir que seus passageiros tenham a melhor experiência.


Contudo, alguns procedimentos estão por nossa conta e agora você já sabe quais são. Seguindo nosso passo a passo, temos a certeza de que você terá uma experiência de viagem tranquila e agradável.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.