• Guia de Investimento

Viagem de carro: 6 dicas para não passar sufoco



Organizar uma viagem de carro é algo comum que fazemos e vemos outras pessoas fazerem com frequência. Seja de férias ou a trabalho, todo mundo um dia já viajou de carro.


Em alguns períodos do ano, como Carnaval, Natal e Ano Novo, essas viagens se tornam mais intensas. As estradas ficam lotadas, muitas vezes paradas, o que exige mais do veículo e dos passageiros.


Além dessas situações, imprevistos também podem acontecer, por isso, não basta pegar o carro e ir viajar, é preciso ter alguns cuidados e muito planejamento, mesmo que você vá passar apenas um final de semana fora.


Apesar desses cuidados, essa opção traz algumas vantagens para motoristas e passageiros. Independentemente de ser uma viagem longa ou não, é possível aproveitá-la e fazer desse momento mais seguro e agradável para todos.


Mesmo para quem tem muita experiência, às vezes, alguns detalhes passam despercebidos, o que pode colocar as férias da família em risco. Então, para evitar, vamos falar um pouco sobre as vantagens de viajar de carro.


Ao final do texto, você encontrará algumas dicas e cuidados para garantir uma viagem tranquila para você e toda a família.


Vantagens de viajar de carro

Antigamente, era muito comum as pessoas optarem por viajar de carro, principalmente por conta do preço dos bilhetes de passagens aéreas. Mas você deve estar se perguntando, por que, então, elas não iam de ônibus?


Por diversas razões, e uma delas é a falta de privacidade e de contato cultural que uma viagem de carro pode oferecer.


Só que nos últimos anos a expansão do transporte aéreo barateou esse meio, o que levou mais pessoas a conhecerem sua conveniência. Por outro lado, a população se esqueceu do prazer de cair na estrada.


Apesar de exigir alguns cuidados como pequenos reparos de funilaria, viajar de carro também traz suas vantagens. A primeira delas é o custo reduzido, pois mesmo que você ande 1000 km, usar veículo próprio é mais econômico.


Essa vantagem é ainda mais evidente quando falamos de duas ou mais pessoas indo para o mesmo destino. O preço das passagens por pessoa é muito maior do que a divisão dos custos, por exemplo.

O conforto e a privacidade também são maiores, pois dividir o mesmo espaço com desconhecidos nem sempre é fácil, principalmente quando eles não são muito agradáveis.


Os horários de embarque e desembarque são fixos, bem como de escalas e conexões, pois é dessa forma que as companhias conseguem atender a um grande número de pessoas.


Quando viajamos de carro, precisamos nos preocupar com serviços de chaveiro automotivo 24 horas, por exemplo. Por outro lado, não ficamos desconfortáveis em espaços reduzidos como as poltronas do avião.


O tempo de despacho de bagagem também aborrece muitas pessoas, além da necessidade de se dirigir até o aeroporto ou rodoviária.


Sem falar que dentro de um veículo a lotação máxima é de, geralmente, 5 pessoas, que são familiares, amigos e conhecidos.


Também não há limitação de bagagem, como acontece com as companhias aéreas. Ao viajar de carro, você pode aproveitar todo o espaço do porta-malas, sem restrições, cabendo apenas o bom senso.

Se você tiver extintor novos no seu veículo, pode viajar tranquilamente, levando mais pertences e garantindo tudo o que você precisar enquanto estiver fora de casa.


Viajar de carro é sinônimo de flexibilidade em paradas, roteiros e horários, o que é impensável em aviões e viagens de ônibus.


A rigidez dos regulamentos desses meios de transporte impede as pessoas de terem mais flexibilidade ao viajar. Isso pode ser um obstáculo para quem tem algum problema de saúde ou é um pouco mais debilitado, como os idosos.


Tudo isso leva algumas pessoas a considerarem as viagens de carro um padrão melhor de conforto para todos. Inclusive, existem sites e aplicativos especializados em dicas que ajudam a organizar melhor o planejamento desse tipo de locomoção.


Outra super vantagem é que você não vai precisar alugar um carro ou depender de táxi quando chegar ao destino, o que traz mais liberdade e autonomia para os passeios.


Tanto o motorista quanto os passageiros conseguem aproveitar melhor as paisagens, observando sua vegetação, construções e até mesmo tendo um maior contato cultural.


Especialmente durante as viagens mais longas, que vão além de 1000 Km, todos conseguem ter mais tempo para apreciar as belezas locais e tirar fotos magníficas.


Quem gosta de dirigir em estrada também é beneficiado, principalmente se o veículo tem a manutenção em dia, com check up básico de seus principais componentes.


Dessa forma, o motorista tem a oportunidade de dirigir um carro em pleno funcionamento, sem as tormentas da cidade e aproveitando cada minuto de um deslocamento agradável.


Por falar em cuidados com o veículo, no próximo tópico, nós trazemos algumas dicas para que você e sua família façam uma viagem de carro segura e sem problemas. Confira.


Conheça os cuidados mais importantes

Cair na estrada envolve alguns cuidados indispensáveis, como regularização CNH suspensa, manutenção do carro e planejamento. Então, dentre os itens que você precisa ter atenção estão:


1 - Definir rotas e quilometragem

Você já definiu para onde quer ir, certo? Feito isso, é o momento de planejar uma rota e a quilometragem dela. Você pode optar por um caminho mais curto e rápido, ou passar por alguns pontos turísticos durante o trajeto.


Independentemente de qual seja a sua escolha, coloque tudo na ponta do lápis para saber o quanto vai gastar e se o seu carro está em boas condições para isso.


Também avalie se há um mecânico 24 horas mais próximo pelos locais onde vai passar, pois imprevistos acontecem, mesmo quando a revisão está em dia.


2 - Ter caixa isotérmica e kits de primeiros socorros

As caixas isotérmicas são importantes para transportar bebidas e alimentos em longos trajetos, que precisam ser conservados em determinada temperatura.


Com elas, você terá sempre água e outras bebidas, como sucos e refrigerantes, em boa temperatura para consumo.


Os kits de primeiros socorros são indispensáveis, e para uma viagem de carro tranquila ele deve conter itens como:

  • Pinça;

  • Tesoura;

  • Termômetro;

  • Máscara;

  • Gaze;

  • Algodão;

  • Ataduras.

Há algum tempo, o kit deixou de ser obrigatório, mas em casos de viagens longas, ele pode ajudar, principalmente se estiver viajando com crianças.


3 - Carregadores portáteis

Você não pode ficar incomunicável, pois imprevistos acontecem e pode ser que precise falar com alguém. Quem ficou também pode tentar falar com você por alguma razão.


É importante ter carregadores portáteis para carregar o celular e não se arriscar na estrada sem um meio de comunicação rápido e seguro.


4 - Usar apps de trajetos e mapas

Mesmo que você já saiba como chegar ao seu destino, não deixe de usar aplicativos de trajetos e o bom e velho mapa.


Se algum trecho da estrada estiver impedido ou você se perder, são eles que vão te ajudar.


5 - Fazer revisões no veículo

Antes de viajar é importantíssimo fazer revisões no veículo, seja para trocar escapamento esportivo celta ou identificar algum problema mais grave que possa prejudicar a sua viagem.


As revisões precisam ser feitas periodicamente, a cada 10 mil km rodados ou a cada 6 meses. Mas quando for viajar, é importante procurar um mecânico de sua confiança para avaliar se não há vazamento de óleo, dentre outros problemas.


Não se esqueça de avaliar as condições dos pneus, pois se eles estiverem carecas, com certeza seu carro estará desalinhado, então as chances de derrapagens são maiores, o que pode provocar acidentes graves, principalmente em dias chuvosos.


Os cuidados com a lataria em uma oficina funilaria e pintura são importantes, mas é a parte mecânica e os pneus que vão garantir uma viagem segura e confortável.


6 - Cuidar da documentação

Sua habilitação está vencida? Se tiver, saiba que é preciso regularizá-la antes de pegar a estrada. Quem dirige com CNH vencida há mais de 30 dias leva multa gravíssima e perde 7 pontos na carteira.


A documentação do veículo também precisa estar em ordem, como IPVA e licenciamento pagos, pois os radares na estrada pegam os carros que estão com esses documentos atrasados.


O resultado é uma multa e pode ser ainda pior se você for parado por fiscais ou pela polícia rodoviária. Então, não se arrisque.


Conclusão

Viajar é sempre um momento agradável para todos, principalmente as viagens de férias. O que nós mais queremos é aproveitar cada minuto e apreciar a beleza de um lugar diferente.


Viajar de carro te dá a oportunidade de fazer tudo isso e dividir momentos inesquecíveis com quem vai te acompanhar. Com um pouquinho de organização e planejamento, você viverá uma experiência agradável que vai querer repetir.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter