• Guia de Investimento

Viajar no outono: confira quais são as melhores cidades para visitar

Pode ser que viajar no outono não seja uma prática comum para você, mas outras pessoas aproveitam para tirar férias, se casar ou fazer outras coisas nessa época que lhes permite fazer uma boa viagem.

Conhecer outros lugares é sempre muito bom, afinal, é o momento em que descobrimos percursos e pessoas diferentes. Em algumas épocas do ano, como o verão, as pessoas viajam mais, mas os períodos de baixa temporada podem ser ótimos também.


As temperaturas amenas do outono são propícias para conhecer cidades além das praias e litorais: é o momento ideal para explorar o interior e alguns outros estados do país, como os do Sul.


Também é a oportunidade de viajar para países que estão em estações mais quentes, como a primavera. Muita gente procura cidades famosas do mundo no frio, mas você já pensou em conhecê-las no verão?

Tudo isso são formas de variar suas férias e fazer coisas diferentes, e se os seus tão esperados dias de folga serão no outono, que tal usar isso a seu favor?


Neste texto, vamos dar dicas para planejar uma viagem, mostrar os benefícios de viajar no outono e quais são os melhores destinos. Acompanhe a leitura!


Para começar: como planejar uma viagem?

O momento de organizar uma viagem é muito bacana e empolgante, desde que você faça um bom planejamento, que envolva aspectos importantes, como:

  • Definir o local;

  • Comprar passagens;

  • Reservar hospedagem;

  • Pesquisar passeios e roteiros.

Vamos começar pelo início, que obviamente é definir para onde você vai. Se você quer usar uma bermuda tactel elastano durante os passeios, então o ideal é pensar em locais mais quentes, como os litorais.


O nosso foco aqui são as viagens de outono, então considere destinos mais aconchegantes, como chalés, hotéis fazenda, cidades do interior, dentre outros similares.


No entanto, faça isso com calma, respeitando seus interesses, os de quem vai com você e, claro, o seu orçamento.


Então, pesquise preços de passagens com tranquilidade, tendo em mente que as temporadas influenciam muito. Em épocas mais quentes, elas tendem a ser mais caras, principalmente as aéreas.

Aliás, isso é uma das vantagens de viajar no outono, portanto, depois de pesquisar e comparar os preços, compre as passagens para o seu destino.


Feito isso, é hora de fazer a reserva das hospedagens e outros pontos que devem ser considerados. Os hotéis são mais caros, porém, você não precisa se preocupar com o café da manhã e pode contar com um roteiro turístico oferecido por esses estabelecimentos.


Toda a organização do quarto é por conta dos empregados, logo, você tem mais tempo para aproveitar, ainda que esteja pagando mais.


Agora, se você prefere usar os seus próprios produtos de higiene pessoal atacado e não se importa em cuidar da limpeza e organização do local, pode optar por alugar um imóvel para você e seus acompanhantes.


Esse tipo de acomodação é mais barata e o hóspede pode ter um imóvel inteiro só para ele. Contudo, a comida e a organização são de sua responsabilidade.


Depois de definir onde vai ficar, pesquise sobre passeios e monte um roteiro turístico. Inclua nele os pontos mais famosos do destino e reserve dois dias da viagem para fazer compras ou passear por onde quiser.


É muito importante montar um roteiro turístico antes de sair de casa para que você possa conhecer tudo o que é mais famoso na cidade.


Esse ponto deve ser levado em conta porque é muito comum uma pessoa descobrir que deixou de visitar um lugar importante por falta de planejamento.


Por fim, escolha o seu destino de acordo com a estação do ano. As praias são maravilhosas, mas é difícil aproveitá-las quando está frio.


Nesse caso, um chalé com um belo paisagismo e jardinagem pode ser a opção mais relevante para você e seu(s) acompanhante(s).


Por falar em viajar em períodos mais frios, no próximo tópico, vamos mostrar o objetivo principal deste artigo, que são as vantagens das viagens durante o outono. Continue lendo!


Benefícios de viajar no outono

Sair em viagem é sempre bom, independentemente da época. Em períodos de alta temporada, como no verão, é o momento perfeito para aproveitar a programação do destino, como shows, festas e outros eventos.


Além disso, é a oportunidade ideal para conhecer novas pessoas, socializar e aproveitar passeios que só funcionam nessa época. Mas, os períodos de baixa temporada também são ótimos para curtir sua viagem de férias.


Você pode usar sua sacola ecologica personalizada e fazer muitas atividades durante o outono. Por exemplo, nesse período, os destinos são mais tranquilos, visto que não existe uma grande quantidade de pessoas, a depender dos lugares que escolher.


Assim, os viajantes podem aproveitar os locais com calma e privacidade. Além disso, essa época é perfeita para quem quer aproveitar muito e pagar pouco.


Isso porque o outono não é tão frio, então, você pode passear mais, e os preços de passagens e estadias são muito mais em conta. Inclusive, é nessa época que encontramos as melhores promoções e descontos.

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias e estabelecimentos de compra também abaixam o preço, desse modo, você ainda consegue economizar enquanto faz os seus passeios.


As datas são mais flexíveis, ou seja, hotéis e companhias aéreas têm mais disponibilidade de datas, permitindo que você escolha aquela que preferir.


Se for de carro, as estradas estão mais vazias, visto que o período de férias escolares acontecem em julho no Brasil, que é durante o inverno, além de dezembro e janeiro, correspondentes ao verão.


A natureza está mais agradável e bonita, o que permite apreciar lindas paisagens com cores diferentes, que criam um clima mais aconchegante.


Agora que você já sabe todas as vantagens de viajar no outono, pegue sua agenda personalizada com nome e anote os principais destinos para aproveitar sua viagem.


Melhores destinos para o outono

Se você ainda tem dúvidas de qual destino escolher, dentre as melhores cidades para você aproveitar essa estação tão agradável, podemos mencionar:


Ouro Preto – Minas Gerais

viajar no outono brasil

Ouro Preto é uma cidade de clima seco, então no outono, é perfeita para percorrer as ladeiras do centro histórico e visitar suas construções centenárias.


Trata-se de uma cidade colonial situada na Serra do Espinhaço, famosa por possuir arquitetura barroca e ruas íngremes de pedra.


Além disso, Ouro Preto é considerada uma das cidades mais importantes do país, por ter sido palco de grandes acontecimentos históricos.


Pantanal – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul


O Pantanal é dono de uma das riquezas naturais mais impressionantes do mundo. Os turistas garantem grandes emoções durante o outono, pois seu folder turístico elabora passeios em regiões onde podem observar muitos animais, como a onça pintada.


Outra vantagem de visitar esse lugar durante o outono é que o deslocamento é facilitado, pois as estradas de terra não estão tão alagadas.


Trata-se da melhor opção para quem deseja observar e conhecer um pouco mais sobre a vida selvagem, além de ter contato com as belezas da fauna e da flora.


Chapada dos Veadeiros – Goiás

viajar no outono brasil

O outono é o período de redução das chuvas e início da seca na Chapada dos Veadeiros. Portanto, quem gosta de ecoturismo pode pegar sua pasta com bolsa interna e se esbaldar nessa região.


Isso porque com a diminuição das chuvas, é possível fazer trilhas, caminhadas, escaladas e aproveitar muitos atrativos do local.


Os turistas podem fazer rapel nas cachoeiras, entre outras atividades do tipo. Sem contar que é um lugar cheio de lindas flores de cerrado que estão abertas nesse período, e vale a pena conferir.


Gramado – Rio Grande do Sul

viajar no outono brasil

Gramado é um dos melhores destinos para o outono, e mesmo sendo perfeito para essa época, os preços são mais acessíveis, tendo em vista que as temperaturas são mais amenas, perfeitas para passeios ao ar livre.


Os visitantes podem aproveitar vinhos, chalés, a arquitetura europeia, lindas árvores e muitos outros aspectos de um local que leva os turistas direto para a Alemanha, sem sair do Brasil.


Campos do Jordão – São Paulo

viajar no outono brasil

Se você pegar o seu notebook novo e der uma rápida pesquisada sobre Campos do Jordão, saberá que ela é considerada a Suíça brasileira. Trata-se de uma cidade muito convidativa no outono, por ser mais fria e ter baixos índices de chuva.


Quem gosta de paisagem serrana vai se surpreender com seu cenário outonal, com tons em vermelho, amarelo, verde e roxo.


Esta é, inclusive, uma das cidades mais visitadas por aqueles que gostam do frio, mas no outono, ela tem preços mais atraentes do que no inverno.


Oslo – Noruega

viajar no outono mundo

Agora, se você quer um outono internacional, nossa dica é a Noruega, que com um outono chuvoso, faz qualquer turista se apaixonar.


Ruas, florestas e montanhas ganham uma coloração única e cada canto desse lindo país parece cenário de filme. Esses são os prenúncios de um inverno rigoroso, mas que no outono podem encantar qualquer pessoa.



Viajar é sempre bom, mas fazer isso no outono pode ser ainda melhor. Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que você vai aproveitar muito bem a sua viagem nesse clima tão agradável.


Por isso, não deixe de se organizar para aproveitar cada momento da sua viagem da melhor forma e guardar boas lembranças dessa grande experiência!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png
amazon prime
Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu

Dicas de viagem em destaque:

Reserve sua viagem aqui:

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited