top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Viajar sozinha: 7 dicas indispensáveis

Atualizado: 12 de mar.


dicas para viajar sozinha

Viajar sozinha pode ser uma experiência emocionante, enriquecedora e libertadora para as mulheres. É muito boa a sensação de se levar para passear, aproveitar a própria companhia como ninguém mais é capaz. Viajar sozinha é uma das poucas oportunidades que temos na vida de estar realmente sozinhas. Ou pelo menos sem pessoas conhecidas à volta. Porque se você quiser arranjar amigos no caminho você pode, mas não precisa.


É um tempo em que você vai conseguir olhar pra dentro de si mesma. Se desafiar a curtir as coisas de uma outra forma. Estar mais presente na experiência que é viajar sozinha.


No entanto, sempre há riscos envolvidos. Como em qualquer lugar, afinal, somos mulheres e estar em segurança é um trabalho por si só. Por mais que seja o mundo que deveria ser um lugar mais seguro, não podemos contar com isso. A pulga na orelha pode salvar a gata. Aqui estão algumas dicas de segurança para mulheres que pretendem viajar sozinhas:


1 - Faça sua pesquisa:

Antes de viajar sozinha para um destino, pesquise bastante sobre ele. Saiba quais são as áreas mais seguras para se hospedar e quais as regiões a serem evitadas. Leia sobre as leis e costumes locais para ter uma ideia do que é e não é aceitável. Informe-se também sobre o transporte público disponível e as opções de táxi ou aplicativos de transporte, para verificar a opção mais segura de transporte.


2 - Mantenha contato:

Informe amigos e familiares sobre seus planos de viagem e deixe um itinerário com eles, incluindo datas e horários de voos, reservas de hospedagem e atividades programadas. Mantenha contato regularmente para informá-los sobre seu paradeiro, sempre é importante que saibam onde pode estar.


3 - Esteja alerta:

Ao viajar sozinha esteja atenta aos seus arredores e evite áreas isoladas ou mal iluminadas, especialmente à noite, mesmo que não seja comum no local onde você está. Esteja ciente dos transeuntes e observe se alguém está seguindo você. Se você se sentir insegura, peça ajuda a um policial ou a um segurança, ou a qualquer pessoa que ache que irá lhe ajudar!


4 - Proteja seus pertences:

Não deixe seus pertences desacompanhados em público. Use uma bolsa de segurança ou doleira para guardar seus objetos de valor, como passaporte, dinheiro e cartões de crédito. Guarde seu dinheiro em locais diferentes e não ostente jóias ou objetos de valor, mesmo que esteja em um local que ache ser seguro, tenha sempre atenção.


Eu costumo dividir meu dinheiro entre bolsa de dia-a-dia, um caderno que eu sempre levo comigo e um pacote de absorventes. Porque em caso de roubo dificilmente vão querer absorventes ou um caderno. E fica espalhado caso eu perca algo.


Vai viajar para fora do Brasil? Abra uma conta na Nomad, é uma conta global que é aceita em mais de 180 países! Use meu código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback. Saiba tudo sobre a conta Nomad aqui.


5 - Confie no seu instinto:

Se algo parecer errado, confie em seu instinto e saia do local imediatamente. Não tenha medo de pedir ajuda se sentir que está em perigo.


6 - Faça amizades com cautela:

Viajar sozinha é uma boa oportunidade de fazer amigos passageiros, que te acompanhem durante alguns passeios e depois sigam sua própria viagem. Isso é muito divertido, mas lembre sempre de tomar algums precauções.


Não compartilhe informações pessoais ou financeiras com estranhos e evite ficar sozinha com alguém que você acabou de conhecer, evite beber qualquer bebida que lhe seja oferecida por alguém que não confia, sempre esteja atenta ao que come também.


Se você se sentir insegura ao conhecer alguém na rua, mencione que alguns amigos ou familiares estão viajando com você. Só não com você naquele momento, mas que tem alguém te esperando em algum lugar.


7 - Planeje seus passeios:

Planeje seus passeios e atividades com antecedência. Reserve tours com empresas respeitáveis e evite fazer atividades arriscadas, como escalar montanhas sozinha ou participar de esportes aquáticos sem supervisão.


Para reservar tours eu gosto de usar o Get Your Guide ou o Howlanders (para atividades na América Latina).



Lembre-se de que, embora seja importante tomar precauções de segurança enquanto viaja sozinha, não deixe que o medo a impeça de aproveitar ao máximo sua viagem. Com planejamento e precaução, é possível ter uma experiência inesquecível e segura. Viajar sozinha é uma experiência única e você pode descobrir que é uma das melhores formas de viajar, com liberdade para aproveitar os lugares exatamente como você quiser.


Mais dicas de viagem aqui no blog:


bottom of page